Mais de 3 milhões de motoristas estão com exame toxicológico pendente
REALIDADE: Caminhoneiro flagrado pela PRF dirigindo por mais de 48 horas sem descanso e drogado. Foto: Divulgação

Pelos dados oficiais, estima-se que 1 em cada 3 motoristas está irregular com o exame toxicológico

Segundo a ­Secretaria Nacional de Trânsito  de um total de 11.471.898 condutores habilitados nas categorias C, D e E, 3.329.534 motoristas com CNHs válidas e vencidas ainda não realizaram o exame toxicológico. O que representa 29% dos condutores habilitados nestas categorias.

Condutores que tem CNH vencendo entre janeiro e junho têm até 31 de março para realizar exame toxicológico. Aqueles com CNH cuja validade vence entre julho e dezembro devem realizar o exame até o dia 30 de abril. É importante cada condutor verificar sua situação na CNH Digital.

Apesar do anúncio da Senatran, segundo o Estradas.com.br pôde apurar, ainda não foram regulamentadas as chamadas multas de balcão, nem estabelecido código da infração de quem está com o exame vencido.

Os números revelam o grau de exploração dos motoristas profissionais que dirigem caminhões e ônibus no país. Os sucessivos adiamentos das punições contribuíram para que esse número, que vinha diminuindo, voltasse a crescer. Esperamos que desta vez seja para valer e que as autoridades façam cumprir a lei e não protejam quem coloca vidas em risco“, afirma Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas.

Prazos perto do fim

O prazo para condutores das categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico e têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencendo entre janeiro e junho regularizarem sua situação se aproxima do fim. Esses motoristas têm até 31 de março para fazerem o teste em um laboratório credenciado.

Para alertar a categoria, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) notificou, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), os 1.701.310 condutores com CNHs válidas e vencidas, e cujos exames estão vencidos há mais de 30 dias.

Nossa intenção é chamar a atenção dos motoristas que ainda não fizeram o exame, de modo a extinguir essa demanda o quanto antes“, afirmou o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Desses, 1.350.545 condutores estão com o exame vencido e com a última coleta expirada há mais de 90 dias; 18.045 nunca fizeram o exame, mas já fizeram coleta, que expirou; e 1.960.944 condutores nunca fizeram o exame ou a coleta. Por se tratar de uma determinação legal, não há mais previsão de nova prorrogação dos prazos.

Escalonamento

De acordo com deliberação publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 26 de janeiro de 2024, os condutores das categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico deverão fazê-lo de forma escalonada. Os períodos de regularização levarão em conta o mês da validade da CNH:

• Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março de 2024 para realizar o exame toxicológico;

• Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril de 2024 para realizar o exame toxicológico.

Senatran Toxicológico

Com a medida, motoristas flagrados dirigindo veículo das categorias C, D ou E com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho. Para os condutores cujas CNHs vencem entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas em 31 de maio.

A penalidade de multa para as infrações prevista na Lei 14.599/2023 é de natureza gravíssima (cinco vezes), no valor de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação do Ministério dos Transportes e Estradas.com.br

Saiba mais sobre o tema:

Pista livre para usuários de drogas nas rodovias brasileiras

Toxicológico foi seis vezes mais eficiente para drogas que Lei Seca para álcool

Caminhoneiro a serviço da FedEx dirigia sem descanso obrigatório e admitiu usar droga

PRF da Bahia flagra caminhoneiros com quase 100 comprimidos de rebites 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Deve ser pra todo mundo habilitado moto e carro não mata pessoa ou só quem dirige veículo grande errado a lei tem q ser.pea todos concorda

Comentários encerrados