Ocorrências foram registradas nesse fim semana em Itaberaba, Seabra, Teixeira de Freitas e Jequié
Noventa e cinco comprimidos de “rebite” foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, durante fiscalizações a caminhoneiros, nesse fim de semana. Os flagrantes foram registrados em Itaberaba, Seabra, Teixeira de Freitas e Jequié, no Estado da Bahia.
Segundo a Corporação, a maior apreensão foi no domingo (10), em Itaberaba (BA), onde o caminhoneiro de uma carreta Volvo FH540 foram apreendidos 50 comprimidos de Nobésio Extraforte, popularmente chamado de “rebite”, medicamento proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
De acordo com a PRF, por ser um crime considerado de menor potencial ofensivo, o porte de drogas não gera prisão. Nos casos flagrados, os inspetores lavraram os TCOs e os encaminhou ao Juizado Especial Criminal, onde os condutores responderão pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).
Mais tempo acordado
Na maioria das vezes, o uso de “rebite” por parte de motoristas profissionais – principalmente, caminhoneiros – tem como objetivo permanecer mais tempo ao volante sem paradas. Porém, a falta de descanso está associada à condução em excesso de velocidade, à perda do controle do veículo, às colisões, à direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco.
Essa prática leva o condutor à desobediência da Lei do Descanso, obrigatória a todos os motoristas profissionais.
Veja mais sobre o tema:
Caminhoneiro a serviço da FedEx dirigia sem descanso obrigatório e admitiu usar droga
Pista livre para usuários de drogas nas rodovias brasileiras