Ônibus da Adamantina, com 63 multas, bate na traseira de caminhão na SP-310, em Itirapina, na madrugada de domingo (17).
SUSTO: Ônibus da Adamantina, com 63 multas, bate na traseira de caminhão na SP-310, em Itirapina, na madrugada de domingo (17).. Foto: Divulgação/Artesp

Ocorrência foi registrada na madrugada de domingo (17); infrações somam 60 por excesso de velocidade, 1 por equipamento obrigatório irregular e 1 por desrespeito à Lei do Descanso e 1 por mau estado de conservação. Veículo foi liberado pela PMRv-SP e continua livre para transitar

Sessenta e três infrações de trânsito, em aberto, sendo 60 por excesso de velocidade, uma por mau estado de conservação, uma por desrespeito à Lei do Descanso e uma por equipamento obrigatório irregular. Essa é a atual situação do ônibus Mercedes-Benz, da Expresso Adamantina, modelo Marcopolo Paradiso R, ano-modelo 20-2015, que está livre para transitar pelas estradas e, muito provavelmente, cometer mais infrações, que podem colocar em risco a vidas de centenas de usuários.

Esse mesmo veículo, na madrugada de domingo (17), se envolveu em mais um sinistro (acidente). Desta vez, o motorista do coletivo trafegava pela Rodovia Washington Luís (SP-310), quando por motivos que serão esclarecidos colidiu o ônibus na traseira de um caminhão Ford, tipo carroceira, na altura do km 201+100,em Itirapina (SP). Felizmente, ninguém ficou ferido, apesar do susto.

De acordo com a Agência Reguladora de São Paulo (Artesp), o motorista do ônibus disse que o caminhão trafegava em baixa velocidade e, sem tempo hábil para desviar, acabou colidindo o coletivo contra a traseira do veículo de carga.

Pelas características do sinistro, e diante das dezenas de multas por excesso de velocidade, há indícios de que o condutor possa ter cochilado ao volante ou estava em velocidade incompatível com o local, que é um trecho de reta.

Ônibus da Adamantina, com 63 multas, bate na traseira de caminhão na SP-310, em Itirapina, na madrugada de domingo (17).
DANOS: Caminhão trafegava pela faixa 2, quando foi atingido em sua traseira, na madrugada de domingo (17). Foto: Divulgação/Artesp

Excesso de velocidade

O Estradas apurou que o Mercedes-Benz, prefixo 431535, da Expresso Adamantina, recebeu 63 multas, sendo:

  • 60 por excesso de velocidade – várias com limites entre 20% e 50% (PRF e DER-SP);
  • 1 por mau estado de conservação (DER-SP)
  • 1 por desrespeito à Lei do descanso – conduzir o veículo em desacordo com o art.67-C (PRF)
  • 1 por conduzir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o Contran (PRF)

Ainda de acordo com a Artesp, tanto o ônibus quanto o caminhão foram liberados para seguirem viagem. O coletivo acionou um guincho para remoção do veículo até um posto de gasolina; enquanto o caminhão seguiu viagem.

Segundo a Agência, a Expresso Adamantina enviou outro ônibus para que os 19 passageiros seguissem a viagem, que faziam entre São Paulo (SP) e Campo Grande (MS).

A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

Ônibus da Adamantina, com 63 multas, bate na traseira de caminhão na SP-310, em Itirapina, na madrugada de domingo (17).
LIBERADOS: Tanto o caminhão Ford quanto o ônibus Mercedes-Benz foram liberados a seguir viagem. Foto: Divulgação/Artesp

ANTT

o Estradas manteve contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para saber se o ônibus e a empresa estavam autorizados a realizarem a viagem. Até a publicação desta matéria, não recebeu a resposta. O portal Estradas aguarda a posição da Agência para atualizar a matéria.

Leia também

1 de 8 motorista de ônibus e caminhão tem exame vencido

Veja 20 dicas para você viajar de ônibus com segurança e identificar situações de risco

Ônibus da Adamantina choca contra pórtico na BR-381 e deixa 2 passageiros feridos, em MG

Adamantina diz que motorista de tombamento na Dutra está com exame toxicológico em dia

Motorista da Flixbus (Adamantina) colide na traseira de caminhão na Dutra (BR-116) em Taubaté (SP)