O DNIT está construindo passagens para animais silvestres na BR-448/RS. A medida é necessária para evitar o atropelamento dos bichos durante as obras e após o término da construção da rodovia. Os “passa-faunas”, como são chamados técnicamente, fazem parte de um programa ambiental específico para proteger as espécies que habitam a região.

A primeira passagem já está em obras e fica no município de Esteio (km 4). Essas vias são projetadas de forma a deixar um vão livre que permite a entrada de luz natural. Isso garante a iluminação interna necessária durante o dia.

A BR-448 é conhecida como Rodovia do Parque, por ter em suas proximidades o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Hoje, o nome também faz referência ao Parque Estadual do Delta do Jacuí. O empreendimento inclui diversos cuidados em relação à fauna e a flora presentes na sua área de influência direta.

Tendo em sua extensão cerca de 6 quilômetros (km 15 até o km 21) de trecho passando por Área de Proteção Permanente (APP), a obra tem três programas diretamente ligados a redução dos impactos ambientais causados pela construção, atuando no resgate, na redução do atropelamento e no monitoramento das espécies da área.