MAIS SEGURANÇA: Obra de Arte Especial, no km 36 da Via Anhanguera, em Cajamar, ganha rampas no lugar de escadas, conforme normas vigentes de acessibilidade. Foto: Divulgação/CCR AutoBAn

Nova estrutura atende às normas vigentes de acessibilidade e faz parte do cronograma de obras da concessionária responsável pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes (SAB)

Desde o início deste mês, usuários que utilizam a passarela do km 36 da Via Anhanguera (SP-330) terão mais conforto e segurança ao fazerem a travessia.

Projeto de reestruturação implantado pela concessionária responsável pelo SAB, prevê, até abril de 2023, a mudança na Obra de Arte Especial (OAE), em Cajamar (SP).

Segundo a concessionária, o objetivo é proporcionar mais conforto e segurança aos pedestres. As atuais rampas serão removidas e serão implantadas novas estruturas, com rampas que atendem às normas de acessibilidade, como patamares de descanso, piso podotátil que permite a orientação para pessoas com deficiência visual e corrimão ao longo de todas as rampas.

Além disso, a iluminação da OAE será adequada à nova estrutura. O investimento é de R$ 2,4 milhões com geração de 42 postos de trabalho.

De acordo com o gerente de Engenharia da concessionária, Neto Soares, durante o período das obras, o acesso à passarela será feito apenas pelas escadas. “Será necessário desmontar três rampas existentes e todas elas serão substituídas por estruturas novas. É um transtorno temporário para os pedestres, que deverão utilizar as escadas, mas os benefícios para todos serão muito positivos após a conclusão dos trabalhos”, exlpica.

Cuidados no local

Segundo a concessionária, durante o período dos trabalhos, os usuários devem redobrar a atenção, além de evitar a aproximação ao canteiro de obras, que estará devidamente sinalizado e fechado com estruturas apropriadas. “É importante orientar principalmente as crianças sobre os perigos e mantê-las afastadas do local”, reforça Soares.

De acordo com o gerente, no local, há faixas com orientações aos pedestres sobre as obras foram e os funcionários da concessionária distribuirão folhetos aos moradores da região informando sobre os trabalhos nos próximos meses. “Vale lembrar que a passarela é o meio mais seguro de travessia da via. Dessa forma, é primordial atravessar a rodovia sempre pelo dispositivo para garantir sua segurança e de seus familiares”, acrescenta.