O Policiamento Rodoviário está utilizando a tecnologia do CCO – Centro de Controle Operacional da CART – Concessionária Auto Raposo Tavares, localizado no município de Bauru, para intensificar a fiscalização nas rodovias. Policiais militares estão trabalhando diretamente do CCO, observando e fiscalizando o trânsito por meio das imagens captadas pelas 40 câmeras de videomonitoramento da Concessionária instaladas ao longo do Corredor Raposo Tavares. No CCO, os policiais visualizam no painel as imagens do trânsito em tempo real.
Com base nas imagens, os policiais podem autuar infrações de trânsito, por exemplo, ultrapassagens em faixa contínua e conversão de veículo em locais não permitidos, que colocam em perigo a própria vida do condutor e a de terceiros. O objetivo da fiscalização por meio de câmeras é aumentar a segurança viária.
A resolução 471/2013 do Contran – Conselho de Trânsito publicada em dezembro de 2013 autoriza o uso das câmeras de videomonitoramento como aparelho fiscalizador, o que já estava previsto desde 2003 no Código Brasileiro de Trânsito. A norma permite que a autoridade ou o agente de trânsito autue condutores e veículos que cometam infrações flagradas, em tempo real pelo policial por meio dos sistemas de câmeras. Nas rodovias administradas pela CART, os usuários serão informados sobre essa fiscalização pelos painéis de mensagens.

Centro Operacional da Cart e policiamento rodoviário
Núcleo de Inteligência de Acidentes
Para a CART, as questões de segurança na rodovia são de extrema importância. Por isso, a Concessionária mantém o NIA – Núcleo de Inteligência de Acidentes, que constantemente analisa os acidentes que ocorrem em todo o Corredor Raposo Tavares. Sob responsabilidade do CCO e contando com uma equipe de profissionais das áreas de engenharia, saúde, segurança, desenvolvimento social e comunicação, o NIA realiza um trabalho primordial.
O grupo que constitui o NIA se reúne para estudar e avaliar como um acidente ocorreu, observando as condições da estrada, do veículo, do clima e o comportamento do condutor. A conclusão deste estudo é levada para as rodovias, promovendo as alterações na pista, quando necessário, ou aprimorando as orientações aos motoristas que a CART faz de maneira contínua e em ações nas comunidades onde atua e nas suas publicações oficiais: Revista Caminhos, site da CART e Facebook (facebook.com/cartinvepar).
Com esta e outras ações, a CART busca cumprir o PRA – Programa de Redução de Acidentes, uma determinação da ARTESP – Agência de Transportes do Estado de São Paulo. Ao mesmo tempo, colabora com outro compromisso da Concessionária, que é a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010. A meta do Pacto Nacional para Redução de Acidentes de Trânsito é diminuir pela metade, até 2020, o quantidade de vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Todos estes esforços para garantir uma rodovia mais segura para todos.