ROUBO DE CARGAS: Estudo do ISP mostra queda expressiva no número de roubo de cargas no Estado do RJ, em março e no trimestre deste ano. Foto: Aderlei de Souza

De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), queda no trimestre foi de 33% em relação ao mesmo período do ano passado

O número de roubo de cargas no mês de março deste ano no Rio de Janeiro teve queda de 42,6%, quando comparado ao mesmo mesmo mês de 2019, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), no Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com o ISP, no trimestre de 2020, foram registrados 1.361 casos, sendo 366 somente em março. Na comparação com 2019, os dados registram queda de 33% no trimestre, e de 43% no mês de março.

Outro dado identificado no relatório do ISP diz respeito ao roubo de veículos. Foram 8.621 ocorrências no primeiro trimestre de 2020 e 2.450 em março. Na comparação com o ano passado, o indicador apresentou queda de 22% em relação ao trimestre e de 35% em relação a março.

Crimes de trânsito

O ISP também mostrou no levantamento que o número de vítimas no trânsito em março de 2020 apresentou queda expressiva em relação ao mesmo mês do ano passado. A redução, segundo o ISP, pode ser consequência da menor circulação de veículos e de pedestres no estado durante o mês do isolamento.

Conforme o levantamento, em março deste ano, foram 126 vítimas fatais, ou 21% a menos do que em março de 2019. As vítimas de lesão corporal culposa de trânsito caíram quase ela metade: 1.253 casos em março deste ano, um declínio de 42% em relação ao ano passado.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Durante o período de restrições, os serviços da Delegacia Online (https://dedic.pcivil.rj.gov.br/) e da Central 190, assim como o atendimento presencial para medidas de urgência em todas as unidades policiais.