Esta quinta-feira (31) é o último dia para se inscrever no 1º Seminário Internacional de Pesagem em Movimento, que acontece na semana que vem, acontece em Florianópolis. O objetivo do evento é divulgar e discutir novidades e perspectivas para a pesagem de veículos de carga em movimento. Além de expor novas tecnologias, equipamentos e acessórios, haverá debates sobre a relação entre o excesso de peso e os estragos no pavimento e sobre a legislação do Brasil para o setor.

O DNIT é um dos apoiadores do seminário, Coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Associação Catarinense de Engenheiros, junto com a International Society of Weigh in Motion (Associação Internacional de Pesagem em Movimento. Os participantes poderão assistir a palestras e discussões com profissionais e pesquisadores de países como França, Austrália, Eslovênia, Irlanda, Estados Unidos, Holanda, Suíça e Brasil.

Na programação está uma visita técnica ao Posto de Pesagem Veicular de Araranguá/SC. Lá, o DNIT mantém uma pista experimental de sensores múltiplos na BR-101/Sul. São 600 metros de pista construída na altura do km 418, onde há três grupos de 16 sensores com diferentes tecnologias. Para cada veículo, são fornecidos os seguintes dados: de velocidade, peso por eixo, peso bruto, classificação (número de eixos, distância entre eixos), data/hora do evento, força em Newton por roda, deformação do pavimento e temperatura. Essa coleta de informações é realizada com o veículo trafegando na velocidade normal da via. Por causa disso, um posto de pesagem em movimento é mais econômico do que um fixo convencional: um estudo americano estima que o valor de manutenção é quarenta vezes menor.