Util nega que ônibus que tombou na Dutra estava a serviço da Buser
VIA DUTRA: Empresa Util diz que o ônibus envolvido em tombamento na Via Dutra, no domingo (15), não estava a serviço da Buser. Sinistro deixou mais de 10 feridos. Foto: Arquivo Pessoal

Estradas apurou que motorista aparentava cansaço e dirigia em zigue-zague, antes de bater na defensa

O sinistro (acidente) ocorrido por volta de 00h40 de domingo (15) envolvendo um ônibus da Util (Grupo Guanabara), prefixo 1917, deixou diversos feridos ao chocar contra as defensas metálicas e tombar além do acostamento na altura do km 4 da Via Dutra (BR-116), em Queluz (SP).

Conforme apurou, com exclusividade, o portal Estradas, dos 33 passageiros que estavam no veículo, da marca Mercedes-Benz, dezenas deles haviam comprado passagens pela plataforma Buser.

De acordo com a Util, a empresa não atende à Buser, mas não pode impedir que passageiros da plataforma de comprarem passagem da Util.

Ainda conforme apuração, a viagem que seria realizada por um veículo contratado pela Buser teve alterações horas antes do embarque – que estava previsto originalmente para ocorrer, às 21h30, no posto Lagoa Petrobras, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), por conta de algum problema no veículo.

Segundo alguns dos passageiros, a Buser enviou mensagem a eles informando da alteração e orientando-os a irem à rodoviária NovoRio para retirarem as passagens e, posteriormente, embarcarem no ônibus da Util.

Ainda de acordo com um dos passageiros, um homem, que não tinha passagem comprada pela Buser, fez a compra, na hora, na rodoviária. O trajeto era Rio de Janeiro (RJ) – Campinas (SP).

Diante disso, o Estradas recebeu uma nota oficial da Util, na qual informa que a empresa não presta serviço com a Buser. Veja o comunicado na íntegra:

A respeito da matéria veiculada 17/10/2023, pelo Estradas, a UTIL reitera que o veículo não estava a serviço e nunca prestou quaisquer serviços à Buser. A alegação da reportagem equivocada visto que não há qualquer relação contratual entre a UTIL, e a Buser.

A UTIL é uma empresa do setor regular de transportes interestadual, autorizada pela ANTT, nessa condição comercializa passagens no trecho do citado acidente, partindo da Rodoviária do Rio de Janeiro, tal qual ocorreu na viagem em questão em horário extraordinário aberto em função da alta procura e esgotamento do horário anterior anterior.

Ocorre contudo que são recorrentes os cancelamentos na empresa BUSER, seja por impedimento legal da fiscalização ou por cancelamentos voluntários, e quando isso acontece a Buser precisa adquirir passagens às suas expensas do serviço de empresas regulares e seus passageiros dirigirem-se para os pontos de embarque oficiais nas rodoviárias. Vale apontar que a justificativa e ou explicação que a empresa Buser fornece aos seus clientes não é de nosso conhecimento.

Por esta razão, não é correto afirmar que a UTIL estava “a serviço” da Buser e qualquer outra informação diferente disso é mera especulação.

Quanto ao acidente, a UTIL reitera que o ônibus que seguia do Rio de Janeiro (RJ) em direção a Campinas (SP) se envolveu em um incidente no Km 4 de Queluz -SP às 21h30 do dia 14/10. Dos 33 passageiros que estavam no veículo, 10 apresentaram ferimentos leves e foram prontamente  atendidos em hospitais das cidades de Cruzeiro, Queluz e Resende e já foram liberados. Continuamos colaborando com as autoridades para elucidação do fato e dando assistência aos passageiros na forma da lei.

O sinistro

Conforme apuração da reportagem, pouco depois do início da viagem, já na divisa RJ/SP, na altura do km 4, próximo ao posto Graal Estrela, o motorista começou a dirigir em zigue-zague e dava algumas freadas bruscas, vindo a chocar o veículo na defensa metálica e em seguida tombou.

Ainda de acordo conforme apuração, alguns dos passageiros acharam que o motorista estaria cochilando ao volante. O comportamento de andar em zigue-zague e dar freadas é comportamento típico de fadiga; o que não significa que necessariamente ocorreu.

A reportagem apurou também que alguns passageiros tiveram fraturas de clavícula e no pé, e outros perderam seus pertences, inclusive celular. Os feridos leves foram socorridos a hospitais de Resende (RJ). Havia, pelo menos, 36 passageiros a bordo. Estava previsto uma parada no trajeto, mas não se sabe onde.

Buser comprou as passagens

A reportagem recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), de um dos passageiros, a imagem (ver abaixo) de uma conversa num aplicativo de mensagem, entre a Buser e a pessoa, que comprova que a Buser fez a compra da passagem ainda no sábado (14), por volta de 14h38, e orientou a pessoa a se dirigir à rodoviária NovoRio para retirar o bilhete e embarcar no ônibus da Util/Guanabara.

Passageiros do tombamento do ônibus da Util dizem que o veículo estava a serviço da Buser
BUSER COMPROU PASSAGENS: Um dos passageiros enviou um ‘print’ da conversa entre ele e a Buser, no sábado (14), antes da viagem. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

As investigações da Polícia Civil estão em andamento. A reportagem entrou em contato com a delegacia de Queluz (SP), e soube que o delegado responsável está em período de férias. O escrivão Jonas é quem poderia passar mais detalhes da investigação, porém estava em audiência em Cruzeiro (SP).

O Estradas também apurou que o veículo envolvido no sinistro é do ano de 2019 e modelo Marcopolo Paradiso R.

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pelas viagens interestaduais, não tem investigado os sinistros de trânsito, tanto que recentemente publicou nova resolução para que as empresas informem os casos de sinistros (acidentes). Aparentemente, não estavam cumprindo o que já era previsto na legislação.

O órgão não informa o número de sinistros de ônibus ocorridos em viagens sob sua jurisdição há anos. Essa omissão revela descaso com a segurança viária.

Empresas estiveram envolvidas em vários sinistros

Desde outubro do ano passado, os ônibus da Útil, que viajam sob a bandeira da Guanabara, assim como as empresas Real Expresso, Rápido Federal, Brisa, Viação Sampaio, além da própria Útil, bem como os contratados pela Buser, estiveram envolvidos em diversos sinistros.

Estradas noticiou várias ocorrências envolvendo a Útil, nos últimos meses. Os veículos, ainda identificados com a marca antiga, estiveram envolvidos em diferentes regiões.

Não foi possível saber da ocorrência de outros casos, já que muitas ocorrências não são divulgadas pela imprensa do interior, onde costumam ocorrer esses incidentes.

Da mesma forma, o portal tem noticiado sinistros com os ônibus contratados pela Buser ou a serviço da empresa de aplicativo de transportes.

Veja alguns deles:

Ônibus da Util bate na BR-060 e deixa 1 morto e 6 feridos, em Anápolis (GO)

Novo acidente com ônibus da Util em menos de 48h deixa ferido na Régis, em Cajati (SP)

Ônibus da Util tomba no canteiro central da Fernão Dias, em Três Corações (MG)

Novo tombamento de ônibus da Util, desta vez na Via Anhanguera, deixa feridos

Ônibus da Capanema do acidente na BR-116, com morte, é irregular e estava a serviço da Buser

Buser afirma que ônibus do acidente na BR-116/PR tinha autorização, mas ANTT diz que não

Ônibus a serviço da Buser e acima da velocidade da via tomba na BR-262, no ES, e deixa feridos

(*) Matéria atualizada às 20h30 de quarta-feira (18) com nova Nota Oficial da Util

10 COMENTÁRIOS

  1. E as estradas continuam uma merda. De uma olhada na estrada que liga poços de caldas X três corações. Ou nas que liga Ribeirão Preto X belo horizonte. Entre outras. Já que o site se chama estradas.com.br

    Aí podemos falar de acidente, responsabilidades.

    Tenha um bom final de semana.

  2. Volto a dizer que a informação é leviana e não corresponde com a verdade. Não estou defendendo aqui ninguém estou apenas dizendo que a informação não está correta. Alguns passageiro era na Buser. Vocês deveriam pelo menos saber da verdade antes de publicar. O que eu fiquei sabendo alguns passageiro tiveram a viagem da Uber cancelada e ela colocou estes passageiros na Util.
    Por isso volto a dizer não estou defendendo ninguém. Apenas comentando o ocorrido pois estava lá oi loco. Acidente acontece todos os dias nas estradas . Mas não compactuo com notícias que não são verdadeiras.

    • A matéria foi atualizada mostrando que a Buser comprou as passagens para os passageiros. Também comprovamos outros fatos que serão publicados nas próximas horas. Seu caso realmente é interessante. Sua vida foi colocada em risco e você está preocupado em discutir quem comprou ou vendeu as passagens? Nós somos ligados a entidade de vítimas de trânsito e estamos preocupados em saber da segurança dos passageiros para evitar mortos e feridos. Mas esse tema parece que não é do seu interesse. E ainda diz que ‘acidente acontece todos os dias nas estradas.” Experimenta dizer isso para as vítimas ou seus familiares, especialmente quando tem feridos graves ou óbito? Infelizmente, devemos informar que acidentes (sinistros) não acontecem, eles são fruto de várias situações. Acidente é quando cai um meteoro em cima do ônibus. Tombamento a noite, numa rodovia com pouco movimento, com freadas, motorista dirigindo em zigue,zague, provavelmente tem outras razões. Mas nós vamos apurar porque não aceitamos que “acidentes acontecem todos os dias nas estradas” , como você enfatizou. Aliás, como você estava no veículo e foi uma das vítimas (talvez não se considere assim), poderá colaborar como testemunha na investigação. Nessa oportunidade poderá até dizer que o Estradas publicou uma informação errada sobre a venda das passagens. Não acreditamos que seja relevante para a investigação, mas lá você poderá nos criticar a vontade. Aqui, não tome mais o nosso tempo.

  3. Um mando de mentiroso neste site. O ônibus não estava a serviço da buser.
    Eu mesmo estava no ônibus e comprei a passagem no Guiche da Util na rodoviária do Rio de janeiro. Uns passageiros era sim da buser.
    Reportagem leviana e insana.

    • Foram passageiros que informaram que o veículo estava a serviço da Buser. Eles é que devem explicar porque alegaram isso. Entretanto, nos parece estranho que alguém que estava dentro de um ônibus que tombou de madrugada e por poucos metros não caiu num local que poderia ter provocado várias mortes, inclusive a sua, está mais preocupado com quem vendeu a passagem do que a causa do acidente. Você está defendendo a empresa responsável pelo acidente em que você era passageiro? É isso mesmo?

      • Sobre a causa do acidente Vocês também deveria esperar a perícia pois eu estava lá e ninguém falou que o ônibus estava fazendo zig zag. Todos as causas devem ser investigadas.
        Vocês deveriam era comentar que o socorro demorou mais de uma hora a chegar , que a empresa não deu nenhum suporte emocional aos acidentados , que colocou os acidentados em um uber sem a mínima condição de viagem de Quelus até Campinas,. Bom mas isso e outra história mexe com muuuiiita gente.

        • Quem disse que o ônibus estava andando em zigue zague foram passageiros. Quanto ao socorro, nos interessa saber mais. Nós não temos a menor preocupação em com quem “mexemos”. Nosso foco são as vítimas e sempre foi. Quanto aos passageiros serem transportados de Queluz até Campinas no UBER (é isso mesmo?), quem pagou por isso?

          • Olha acho que como vocês dizem ser uma redação séria. Eu até concordo deveria saber ou ir investigar que os passageiros foram sim enviado a Campinas com dois uber sem a menor condições de carregar acidentado, outra coisa quem pagou foi o responsável pelo Guiche em campinas da Guanabara assim como pagou todos os outros uber para deslocamento de passageiros que assim foi solicitado. A única coisa que discordo é a Util aqui já disse que o ônibus foi locado para os fins de atender a UBER. Outra coisa já que vocês se preocupam tanto com a segurança dos passageiros porque não fazer um big reportagem de como se encontra as rodovias deste país. Estas sim responsável pela maioria de acidentes. Vide acidente com os torcedores do Corinthians em Minas Gerais. Estado de rodovias péssimas mal sinalizadas.

          • Pelo caso do acidente do Corinthians fica claro que você não conhece do tema e quer tirar o foco das empresas. O ônibus estava irregular, com dezenas de multas, cronotacógrafo vencido, motorista em excesso de jornada, manutenção precária. Informações apuradas pelo nosso portal que geraram várias matérias pelo país. Inclusive fiscalização do Ipem que descobriu que a empresa simplesmente não existia no endereço onde estava cadastrada. No mesmo local passam ônibus, carretas, todos os dias e não ocorre acidentes (sinistros) https://estradas.com.br/onibus-com-torcedores-do-corinthians-que-deixou-7-mortos-na-fernao-dias-esta-irregular/ e https://estradas.com.br/apos-materia-exclusiva-do-estradas-sobre-acidente-com-onibus-de-torcedores-do-corinthians-ipem-pr-faz-operacao-especial/ . O portal existe há mais de 20 anos, com centenas de matérias sobre condições das estradas e mais de 100.000 notícias publicadas. Todo esse trabalho de investigação é feito de forma voluntária, inclusive contrariando interesses comerciais. Agora, não podemos ser pautados por você que sequer conhece nosso trabalho e que ainda cita um acidente que apuramos, investigamos, revelamos inúmeras irregularidades, e sobre o qual a sua única conclusão é que a culpa foi das condições do trecho. Sem nenhum fundamento. Apenas achismo.

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