VÍDEO: Delegado que investiga tragédia na BR-101/BA contesta versão do motorista
VÍDEO: Delegado que investiga tragédia na BR-101/BA contesta versão do motorista, após ver vídeo gravado pouco antes do tombamento. Foto: Reprodução

Moisés Damasceno, responsável pela Delegacia de Teixeira de Freitas (BA), teve acesso a um vídeo feito pouco antes do sinistro envolvendo o ônibus da RM Viagens e Turismo. ANTT informou que o mesmo veículo já se envolveu em acidente em 2023

Ao contrário do que o motorista do ônibus, Carlos Alberto Silva, relatou sobre o que teria acontecido antes do tombamento do ônibus Scania, modelo Marcopolo Paradiso LDR, que deixou 9 mortes e 23 feridos, o delegado Moisés Damasceno, responsável pela Delegacia de Teixeira de Freitas (BA), teve acesso a um vídeo feito por um usuário que estava logo atrás do ônibus, e viu o veículo tombado na sequência.

Na imagem do vídeo, é possível ver o ônibus seguindo à frente, mas o veículo do contudo não conseguia alcançar o coletivo, mesmo estando a uma velocidade de 115km/h. Também, segundo o delegado Damasceno, o último veículo que cruzou no sentido contrário do ônibus foi uma van, de cor branca. Na imagem seguinte, o vídeo mostra ônibus já tombado.

Após analisar o material, o delegado Damasceno questionou a versão apresentada pelo motorista do veículo. “Nas imagens, é possível observar uma van trafegando na contramão, sem qualquer indício de ultrapassagem. Mais adiante, o ônibus aparece tombado no chão.

O Estradas apurou que esse mesmo veículo já se envolveu em outro acidente no dia 23 de dezembro de 2023.

A reportagem também apurou que a empresa RM Viagens e Turismo tem duas autuações, feitas pela ANTT, entre junho de 2022 e abril de 2024, sendo uma por “equipamento obrigatório com defeito” e outro por estar “sem equipamento obrigatório”.

Segundo a ANTT ao Estradas, “a ocorrência dessa quinta-feira (11) está atualmente em análise pela Agência e a RM Viagens e Turismo deve ser oficiada a apresentar uma série de documentos relativos à manutenção veicular e jornada de motoristas.

Multas

A reportagem, conforme já noticiou na quinta-feira (11), apurou também que o Scania, modelo Marcopolo Paradiso LDR, tem cinco multas, em aberto, aplicadas pelo Dnit, pela PRF, pelo DER-MG e pela Prefeitura de Campos do Jordão (SP). Uma delas é por falta do cinto de segurança de passageiro.

Na opinião do coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, pelas características do sinistro, que teve grande número de feridos e de mortes, tudo indica que a maioria dos passageiros não usava o cinto de segurança. “A falta do uso do cinto de segurança pode explicar tantas vítimas, já que os motoristas nada sofreram e estavam usando o equipamento”.

Versão contestada

De acordo com o delegado Damasceno, “fica bem claro também que, no momento do acidente, o ônibus não estava realizando ultrapassagem nem se encontrou com nenhum outro veículo que estivesse ultrapassando, como alega o motorista.”

Segundo Damasceno, as investigações continuam para esclarecer as circunstâncias exatas do acidente e determinar as responsabilidades envolvidas. “A polícia está analisando todas as evidências disponíveis para entender o que levou ao trágico tombamento do ônibus“, frisou.

O sinistro

Eram 4h24 dessa quinta-feira (11), quando o ônibus Scania, modelo Marcopolo Paradiso LDR, DD, ao fazer uma curva, à esquerda, no km 885 da BR-101, no município de Teixeira de Freitas (BA), tombou, resultando na morte de nove passageiros e ferimentos em outros 23, alguns em estado grave.

O veículo, da empresa RM Viagens e Turismo, trafegava a uma velocidade incompatível com o local, conforme avaliou os inspetores da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atenderam ao grave sinistro (acidente).

O sinistro foi no sentido distrito de Posto da Mata, no município baiano. O veículo tinha saído do Rio de Janeiro (RJ) com destino à cidade baiana de Porto Seguro. Na ocasião, 34 pessoas estavam no coletivo.

De acordo com a ANTT, o veículo pertence à Ricardo e Moab Viagens e Turismo LTDA e está habilitado para o transporte interestadual de passageiros na modalidade fretamento.

Segundo a Agência, o Scania possui Certificado de Segurança Veicular (CSV) e tacógrafo regularizados. Além disso, 31 passageiros foram informados para o trecho autorizado entre Rio de Janeiro (RJ) e Porto Seguro (BA).

De acordo com a ANTT, “a ocorrência de acidentes exige a comunicação dos fatos, sendo abertos procedimentos para verificação das condições de segurança conforme a causa. A ANTT também fornecerá todas as informações necessárias, quando solicitadas, às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações.”

Veja mais sobre viagem de ônibus segura

Veja 20 dicas para você viajar de ônibus com segurança e identificar situações de risco

Veja mais sobre a importância do cinto de segurança

Profissional de verdade usa o cinto de segurança