CONCESSÃO: Mais um trecho de rodovias sul-mato-grossense vai para a iniciativa privada: a MS-112 pertence agora ao Grupo Way Brasil, que venceu o leilão nesta quinta (10), na B3, em SP. Foto: Divulgação

Grupo ofereceu R$ 150,7 milhões (maior valor de outorga) e terá de investir R$ 3,44 bilhões em 30 anos de contrato de concessão

Em meio à mudança de mãos de vários trechos de rodovias no Brasil, surge mais um novo empreendedor. Desta vez, no Centro-Oeste, mais precisamente, no Mato Grosso do Sul. O Grupo Way Brasil venceu o leilão realizado, nesta quinta-feira (10), pela Secretaria de Estado de Infraestrutura do Estado de Mato Grosso do Sul (Seinfra), na B3, em São Paulo (SP). 

Com isso, o Grupo Way Brasil vai operar o trecho rodoviário de 412,4 quilômetros compostos pela rodovia MS-112 e por trechos da BR-158 e BR-436, situados na Região Leste do Estado do Mato Grosso do Sul.

O Grupo Way Brasil vai administrar o trecho implementando melhorias, que incluem responsabilidade ambiental, social e de governança, em linha com os padrões nacionais e internacionais. Entre eles, está o investimento previsto em painéis solares, para a geração com fonte renovável de toda a energia a ser consumida pela concessionária, a implantação do programa Fazenda Corredor, que tem beneficiado as comunidades da Way-306, bem como a adoção de programas de promoção à diversidade e a participação mínima de mulheres de 40% no conselho de administração.

Segunda concessão no Estado

Desde 2020, o Grupo Way Brasil administra e opera a MS-306, por meio da Way-306, primeira concessão de rodovia estadual do Mato Grosso do Sul. 

De acordo com Paulo Nunes Lopes, diretor-presidente da Way-306 e representante do Grupo Way Brasil, “esse novo ativo é mais uma oportunidade para demonstrarmos ao mercado e aos usuários das nossas rodovias que, com planejamento, experiência e profissionais qualificados, executaremos investimentos e ofereceremos serviços que proporcionarão as melhorias de infraestrutura, conforto e segurança viária esperadas, com a excelência que caracteriza nosso trabalho à frente da Way-306”.

A conquista de hoje é um passo importante na consolidação do Grupo Way Brasil como uma plataforma de operação de rodovias com foco nas regiões de maior crescimento do país. O novo ativo do grupo se conecta diretamente com a Way-306, o que proporciona oportunidades de sinergia”, ressalta Lopes.

Trechos concedidos

Os três trechos de rodovias concedidos somam 412,4 quilômetros de extensão. A MS-112 vai do entroncamento com a BR-158, em Três Lagoas (MS), até o entroncamento com a mesma rodovia federal, em Cassilândia (MS), em uma extensão de 200,5 quilômetros.

Já o trecho da BR-158 em concessão segue da Way-306 (Cassilândia) até o entroncamento com a rodovia MS-444 (Selvíria), totalizando 193,8 quilômetros. E o da BR-436, do entroncamento com a rodovia BR-158, em Aparecida do Taboado (MS), até o término da ponte interestadual, em uma extensão de 18,10 quilômetros.

A concessão vai beneficiar diretamente os 230 mil habitantes dos seis municípios abrangidos pelas rodovias: Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Inocência, Selvíria e Três Lagoas, e também trabalhadores do setor de transportes e turistas, aumentando a segurança viária e reduzindo o tempo gasto nos deslocamentos e o custo do escoamento da produção regional. Estima-se ainda que deve gerar um total de 2,5 mil empregos diretos e indiretos em sua área de abrangência.

O sistema rodoviário da concessão é importante rota de escoamento da produção do agronegócio da porção norte da região Centro-Oeste, servindo como acesso ao modal hidroviário do Mercosul, por meio da Hidrovia Tietê-Paraná. As rodovias também servem como rota rodoviária para os caminhões que buscam os portos de Paranaguá e Santos e é porta de acesso ao Estado de São Paulo ligando os Municípios de Aparecida do Taboado (MS) e Rubinéia (SP).

Impactos positivos

As melhorias no sistema rodoviário terão impactos positivos nas principais atividades econômicas da região, sendo agropecuária e indústria de celulose em Três Lagoas; agropecuária em Selvíria, Inocência, Aparecida do Taboado e Paranaíba; Silvicultura em Selvíria e Cassilândia; Indústrias frigoríficas em Cassilândia e Indústrias de açúcar em Aparecida do Taboado.

O contrato prevê investimentos da ordem de R$ 3,44 bilhões em 30 anos, destinados à recuperação, operação, manutenção, conservação e implantação de obras de melhorias e ampliação de capacidade para dotar o corredor rodoviário da melhor infraestrutura de transporte.

Além das melhorias na infraestrutura, os usuários das rodovias vão contar também com serviços de atendimento ao usuário, disponibilizados gratuitamente nas 24 h do dia, em emergências, seja socorro médico com ambulâncias ou mecânico com guinchos leves e pesados; veículos de inspeção contínua de tráfego; além de viaturas para apreensão de animais e de combate a focos de incêndio; que ficarão a postos em bases operacionais estrategicamente instaladas nas rodovias.

Para monitoramento e controle de tráfego, a concessionária terá em sua sede um Centro de Controle Operacional (CCO), que também coordenará o atendimento aos usuários, mobilizando as equipes e viaturas necessárias nas ocorrências.

Quem é vencedor?

O Grupo Way Brasil é composto por empresas com histórico de sucesso em investimentos e operação de concessões de rodovias: Engenharia Bandeirantes; Senpar; TCL Tecnologia e Construções; TORC (ex-acionistas da concessionária MGO Rodovias, em MG/GO, o único ativo da 3ª etapa de concessões rodoviárias federais que foi implementado com sucesso), e a GLP, gestora global de investimentos em logística, real estate e infraestrutura.

Com informações da Ascom da Way-306

5 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente a privatização é a única forma de termos uma maior garantia de vida nas rodovias de MS. Que venha rápido!

  2. Não vejo como boa notícia o fato de ter que pagar, pela segunda vez, por vias boas, já que, pagamos um absurdo de impostos incluindo IPVA e Licenciamento todos os anos.
    Deveria ser um dever do governo estadual manter essas vias em condições necessárias para o cidadão trafegar, sem ter que vende-las para cobrar dobrado do pobre trabalhador brasileiro.

    • Sou motorista carreteiro, sempre tráfego por estas vias concedidas, parabéns ao estado de MS, estas rodovias merecem serem melhoradas, o governo não tem dinheiro para manter estas rodovias, por isso a concessão. Vai gerar centenas de emprego (do cortador de grama ao médico) isso é muito bom para a economia dos diversos municípios por estas rodovias passam. As pessoas reclamam, mas eu sempre digo(PEDÁGIO NÃO FOI CRIADO PARA CARROS DE PASSEIO, FORAM CRIADOS PARA CAMINHÕES COM OU SEM CARGA….ESTES SIM AGRADECEM A INICIATIVA DO GOVERNO ESTADUAL.)

  3. UMA VERGONHA TRECHO DA PISTA SAINDO DE TRES LAGOAS PARA RODOVIA SENTIDO CAMPO GRANDE DIRIJO NESTE TRECHO 20 ANOS É MERRRRRDDDDAAA PURA

Comentários encerrados