
Estradas vem alertando há anos as autoridades e a sociedade civil no que diz respeito à jornada de trabalho dos profissionais, bem como as falhas nas fiscalizações desse tipo de transporte
Não é de hoje que o portal Estradas vem alertando as autoridades e a sociedade civil sobre o grave problema envolvendo o transporte de passageiros no País. As dezenas de ocorrências registradas nas estradas brasileiras, envolvendo ônibus, micro-ônibus e vans, mostram que o número de mortes e de feridos cresce assustadoramente.
Somente em 2025, o portal Estradas publicou matérias que relatam dezenas de sinistros. Em algumas das ocorrências, envolvendo três ônibus. Tal constatação, mostra a imprudência dos condutores seguida pela falha na fiscalização, seja das agências de transportes (ANTT, Artesp, AGER-MT, Agems e Agerba, entre outras) seja das polícias rodoviárias federal e estaduais.
Tragédia anunciada
A mais recente ocorrência, nessa sexta-feira (17), no km 126+900 da BR-423, em Saloá, no Agreste de Pernambuco, o saldo foi trágico: 17 mortes e 18 feridos, até o momento, uma vez que, alguns destes feridos estão em estado gravíssimo, o que pode resultar em óbito.
Nesta ocorrência, nota-se que a imprudência e/ou irresponsabilidade estão presentes, ou seja, o veículo está com ao licenciamento vencido (infração gravíssima prevista no artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As penalidades incluem multa de R$ 293,47, 7 pontos na CNH, e a remoção do veículo para um pátio até que o licenciamento seja regularizado).
Outro ponto levantado pelo Estradas é quanto a um possível excesso de peso. Afinal, os passageiros haviam ido à cidade pernambucana realizar compras para o fim do ano. E, finalmente, a questão da possível velocidade incompatível com o local, bem como a manutenção do veículo. Todos esses pontos serão investigados e apurados pela perícia técnica da Polícia Civil de Pernambuco.
Veja outras ocorrências
BR-135, no Piauí
Na madrugada do dia 07/01/25, um coletivo, da empresa Baleia Turismo, transportava 44 pessoas, dentre elas, dois motoristas, sendo que um dormia no bagageiro, quando o colega perdeu o controle do veículo, que tombou, no trecho entre Tianguá(CE) e São Paulo(SP) da BR-135, entre São Gonçalo do Gurgueia e Corrente, no sul do Piauí.
Com isso, o motorista que viajava no bagageiro e outras seis pessoas faleceram, no tombamento. Outras 19 pessoas ficaram feridas.
Sem descanso
Já no dia 15/02/25, um motorista dirigindo, sem descanso, um ônibus irregular, da Viação Ouro e Prata, se envolveu em um engavetamento no km 44 da Freeway (BR-290), em Glorinha (RS), deixando duas pessoas gravemente feridas.
De acordo com a apuração do Estradas, o condutor foi autuado pela Polícia Rodoviária federal (PRF) por dirigir sem o descanso previsto em lei (Art. 67-C do CTB) e o veículo, um Mercedes-Benz, ano-modelo 2012-2013, está irregular (equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran) e, portanto, não poderia estar em circulação no trânsito. Além disso, a PRF autuou o ônibus por excesso de velocidade. As demais infrações foram lavradas pelo DetranRS, e ambas são por excesso de velocidade.
Dez mortes
Em 20/02/25, uma outra ocorrência, desta vez na estrada vicinal Jorge Luíz, em Nuporanga (SP), entre Nuporanga (SP) e São José da Bela Vista (SP), deixou 12 pessoas mortas e outras 19 feridas, após o coletivo colidir contra uma carreta, da empresa J4 Transportes Rodoviários.
Na ocasião, o Estradas apurou que ônibus transportava estudantes da Universidade de Franca (Unifran), que fazia o trajeto Franca (SP) para Nuporanga (SP) quando colidiu violentamente contra a carreta.
Tragédia na MG-223, em Araguari
A imprudência de um motorista foi o motivo que resultou no sinistro na MG-223, em Araguari, no Triângulo Mineiro, na madrugada do dia 08/04/25, envolvendo um ônibus da Real Expresso, do Grupo Guanabara, resultando em 12 pessoas mortas, entre elas, três crianças, e 16 feridos.
O Estradas apurou preliminarmente que o coletivo transportava 53 pessoas. Na ocasião, a reportagem tentou contato com a Polícia Militar de Minas Gerais para obter mais detalhes da ocorrência, mas, não foi atendida.

Diante disso, o Estradas teve contato com a Real Expresso. Segundo informações da empresa, o coletivo saiu de Anápolis(GO), fez uma parada em Goiânia, depois Caldas Novas e depois seguiu para Araguari(MG), com final da viagem previsto para São Paulo. Há indícios de que o motorista pode ter cochilado ao volante.
Cinco mortes em Porangatu (GO)
Na madrugada do dia 16/07/25, um micro-ônibus e uma carreta-baú colidiram de frente no km 2 da BR-153, em Porangatu (GO), resultando em cinco mortes, sendo três estudantes e os dois motoristas, e um ferido grave após colisão frontal entre os veículos.
De acordo com o Boletim de Ocorrências (B.O.), os ônibus e o micro-ônibus trafegavam em um comboio com quatro veículos, que faziam o trajeto Universidade Federal do Pará (UFPA) – Goiânia (GO), onde participariam do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) na Universidade Federal de Goiás. Por motivos que serão apurados, por volta das 4h30, o caminhoneiro invadiu a pista contrária e colidiu contra o primeiro dos quatro coletivos.
Ônibus na ERS-122
Na madrugada do dia 1º/08/25, um sinistro na ERS-122, em Caxias do Sul (RS), envolvendo um ônibus e uma carreta deixou os dois condutores mortos, após a colisão frontal entre os veículos.
Na ocasião, o Estradas apurou com exclusividade que o ônibus Scania, Marcopolo Paradiso LDR, ano-modelo 2007, tinha 14 multas, em aberto, nos sistemas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), DetranRS e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sendo 12 por excesso de velocidade, uma por parar em fila dupla e outra por descumprir o rodízio, na capital paulista.

Além disso, a reportagem também apurou que no sistema do DetranRS consta que o veículo tem outras nova infrações aguardando prazo de recurso. Dentre as infrações, a maioria significativa é por excesso de velocidade, sendo uma delas por transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50%.
Independente da apuração da perícia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, o fato é que o veículo tem sido flagrado constantemente em excesso de velocidade, conforme os registros dos órgãos de trânsito citados pela reportagem.
Motorista da Cometa cochilou na BR-040/MG
Outro registro de imprudência foi constado no sinistro envolvendo um ônibus da Viação Cometa, no qual o motorista dormiu ao volante, provocando um choque contra outro ônibus que estava parado em um ponto, de embarque e desembarque, às margens da BR-040, em Juiz de Fora (MG),resultando em quatro mortes e 16 feridos. O laudo da Polícia Civil foi divulgado, nessa semana. O motorista, de 51 anos, foi indiciado por homicío culposo – quando não há intençao de matar.
Leia também: Motorista da Cometa de acidente com 4 mortes na BR-040, dormiu
Além do cochilo, o laudo apontou que o motorista tem histórico de mortes na condução de veículo próprio e de outros ônibus. Ele deve responder por quatro homicídios culposos e por lesões corporais culposas. O sinistro na BR-040 deixou também dezenas de pessoas feridas.

Imprudência
Entre as principais causas dos sinistros, destacam-se a imprudência e a falha na fiscalização. Na tarde do dia 13/03/25, um homem, de 66 anos, foi flagrado conduzindo um ônibus na BR-230, em Floriano(PI), exercendo ilegalmente a atividade profissional.
Na ocasião, ele dirigia um ônibus Mercedes-Benz, Marcopolo Paradiso, que transportava 40 passageiros, entre Valença do Piauí (PI) e São Paulo (SP). O motorista não possuía o curso especializado para transporte coletivo de passageiros (CETCP), obrigatório para a função. Ele alegou ter realizado o curso, mas não apresentou o certificado e não havia registro no sistema do Detran.




