Motorista de ônibus irregular da Ouro e Prata dirige sem descanso e se envolve em engavetamento na BR-290/RS
ENGAVETAMEMNTO: Motorista de ônibus irregular dirige sem descanso e se envolve em engavetamento na Freeway, nesse sábado (16). Foto: Isaías Rheinheimer/Grupo Sinos

Estradas apurou que o condutor não respeitava a Lei do Descanso e o veículo está com equipamento obrigatório irregular, portanto não poderia circular no trânsito. Engavetamento deixou duas pessoas gravemente feridas, na tarde desse sábado (15), em Glorinha (RS)

Um motorista dirigindo, sem descanso, um ônibus irregular, da Viação Ouro e Prata, se envolveu em um engavetamento no km 44 da Freeway (BR-290), em Glorinha (RS), na tarde desse sábado (16), deixando duas pessoas gravemente feridas.

De acordo com a apuração do Estradas, o condutor foi autuado pela Polícia Rodoviária federal (PRF) por dirigir sem o descanso previsto em lei (Art. 67-C do CTB) e o veículo, um Mercedes-Benz, ano-modelo 2012-2013, está irregular (equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran) e, portanto, não poderia estar em circulação no trânsito. Além disso, a PRF autuou o ônibus por excesso de velocidade. As demais infrações foram lavradas pelo DetranRS, e ambas são por excesso de velocidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), os feridos ficaram presos às ferragens e foram socorridos para o Hospital Dom João Becker de Gravataí (RS) e um hospital de Porto Alegre (RS). O sinistro (acidente) ocorreu por volta das 7h50, na pista sentido Porto Alegre – Litoral Norte, trecho entre Glorinha (RS) e Santo Antônio da Patrulha (RS).

O engavetamento

Conforme consta no Boletim de Ocorrências (B.O.), o sinistro foi causado por uma retenção de veículos. O motorista do ônibus, que transportava 29 passageiros, não percebeu a parada repentina do tráfego e colidiu na traseira de um Peugeot 207, com placas de Alvorada (RS).

Na sequência, o Peugeot chocou contra um Ford Ka, emplacada em Cachoeirinha (RS), gerando um engavetamento que envolveu outros três veículos: um Renault Logan, de Porto Alegre (RS), um Fiat Siena, com placas de Gravataí (RS) e um Chevrolet Prisma, de Canoas (RS).

Motorista de ônibus irregular da Ouro e Prata dirige sem descanso e se envolve em engavetamento na BR-290/RS
FERIDOS GRAVES: Segundo os bombeiros, os feridos graves foram socorridos para hospitais da região. Foto: Isaías Rheinheimer/Grupo Sinos

No impacto, o Peugeot 207 ficou maios destruído. O motorista e uma passageira ficaram presos às ferragens e precisaram ser resgatados com o uso de equipamento especial. Apesar de terem recebido um forte impacto, ambos estavam conscientes no momento do resgate.

Motorista de ônibus irregular da Ouro e Prata dirige sem descanso e se envolve em engavetamento na BR-290/RS
DESTRUIÇÃO: O Peugeot foi o veículo mais atingido; seus ocupantes ficaram gravemente feridos. Foto: Isaías Rheinheimer/Grupo Sinos

Ônibus irregular

O Estradas apurou também que o ônibus, da Viação Ouro e Prata, prefixo 623, é da marca Mercedes-Benz, modelo Marcopolo Paradiso R, ano-modelo 2012/2013, com placas de Porto Alegre (RS), tem seis multas, em aberto, nos sistemas do DetranRS e da PRF.

Entre as infrações estão, excesso de velocidade, conduzir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran e conduzir veículo de transporte de passageiro ou carga em desacordo c/ as condições do Art 67-C CTB.

Motorista de ônibus irregular da Ouro e Prata dirige sem descanso e se envolve em engavetamento na BR-290/RS
AUTUAÇÕES: Estradas apurou que o ônibus da Ouro e Prata recebeu duas autuações, após o sinistro na BR-290/RS. Foto: Reprodução/PRF

O Estradas procurou a Viação Ouro e Prata para obter um esclarecimento sobre as infrações do motorista e a irregularidade do ônibus, mas até a publicação desta matéria, não recebeu as respostas, oficialmente.

Informalmente, a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa, enviou um áudio dizendo que as informações contidas na matéria “não têm fundamento”, que são um “absurdo”.

Entretanto, a imagem, por si só, retrata a realidade, ou seja, o veículo estava irregular, bem como o motorista desrespeitava a Lei do Descanso, no momento do sinistro.

A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

Leia também

1 de 8 motorista de ônibus e caminhão tem exame vencido

Veja 20 dicas para você viajar de ônibus com segurança e identificar situações de risco

Acidente de ônibus com carro na PR-182 deixa uma pessoa morta

Acidente na BR-163 com ônibus da Ouro e Prata deixa 3 mortos e 6 feridos, no Pará

ANTT cassa autorização da Viação Ouro e Prata, mas transforma cassação em multa