Campanha de orientação a caminhoneiros sobre o 'Descanso Legal' iniciou na segunda (6) e terá várias edições Foto: PRF
CUMPRIMENTO: Motoristas profissionais serão orientados a cumprirem o descanso legal. Foto: Divulgação/PRF

Operação Descanso Legal da PRF está fiscalizando os direitos dos motoristas profissionais previstos em decisão do STF. A decisão foi baseada em parecer da Advocacia Geral da União

Em função do início da Operação Descanso Legal, cujo foco é combater o excesso de jornada dos motoristas profissionais que dirigem caminhões e ônibus, e leva muitos ao uso de substâncias psicoativas para se manterem acordados, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou questionamentos para a AGU-Advocacia Geral da União,  sobre os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5322, que julgou inconstitucionais dispositivos relacionados à Lei 13.103/2015, também conhecida como Lei do Caminhoneiro.

A principal dúvida da PRF era em relação ao descanso entre jornadas dos motoristas de caminhão e ônibus de 11 horas ininterruptas, ao invés das 8 horas toleradas antes da decisão dos magistrados. O foco era definir se, devido a inconstitucionalidade identificada pelo Supremo, o novo entendimento deveria ser aplicado imediatamente.

Os principais pontos levantados pela PRF foram:

Necessidade de Parecer de Força Executória:  A PRF buscava esclarecer se a decisão do STF pode ser diretamente aplicada ou se é imprescindível a emissão de um parecer formal para viabilizar o cumprimento da decisão.

Atualização do Texto no Site Oficial: A corporação indagava se era necessário aguardar a atualização do texto do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no site do Planalto ou se a decisão já possui força normativa com a simples menção da ADI 5322 ao texto do CTB.

Aplicação Prática da Decisão: A PRF solicitava confirmação sobre a possibilidade de autuar condutores que não cumpram as 11 horas de descanso obrigatório de forma contínua no período de 24 horas, como determina a decisão do STF, com base no artigo 230, inciso XXIII, do CTB.

Contexto da Decisão do STF
A Suprema Corte considerou inconstitucional a possibilidade de fracionar o descanso obrigatório dos motoristas profissionais, entendendo que essa prática compromete a saúde dos trabalhadores e a segurança viária.

A decisão estabelece que as 11 horas de descanso devem ser contínuas, eliminando as alternativas anteriormente previstas pela Lei 13.103/2015.

Cabe acrescentar que a mesma decisão excluiu a possibilidade de dois motoristas revezarem ao volante por até 72 horas, como previa a Lei 13.103/15 e ser considerado descanso do motorista  o repouso dentro de veículo em movimento.

Encaminhamento e decisão da AGU
De acordo com o Parecer CONJUR ADI5322, publicado em 03 de janeiro de 2025, a decisão do STF já possui força executória e deve ser aplicada de forma imediata, mesmo sem alterações no texto do CTB no site oficial.

A PRF está autorizada a fiscalizar e autuar condutores que descumpram a legislação, considerando o texto anterior de 11 horas de descanso ininterrupto.

A Secretaria- Geral de Contencioso da Advocacia Geral da União, esclareceu ainda que, enviou dois ofícios ao Ministério dos Transportes, responsável pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) quando atestou a força executória da primeira decisão do Plenário do STF, tomada em julho de 2023 e a também com relação a segunda decisão, sobre os embargos de declaração, que foi proferida e decida por unanimidade em outubro de 2024. Com as respectivas publicações no Diário Oficial.

Apesar disso, o Estradas.com.br solicitou ao Ministério dos Transportes, e, por seu intermédio aos seus braços no trânsito: a Senatran e o Contran quais as providências foram tomadas.

Até o momento, o único órgão que está atuando com base no entendimento do STF é a Polícia Rodoviária Federal, representando com isso todos os agentes de trânsito do país.

Decisão garante direitos dos motoristas  e a segurança viária em geral

A decisão do STF viso garantir condições de trabalho mais seguras para motoristas profissionais, alinhando-se às normas constitucionais de saúde e segurança no trabalho e ao direito social de descanso ininterrupto entre jornadas.

A PRF, portanto, está aplicando a legislação compatível com a decisão do STF,  e realizando a fiscalização respeitando à nova normativa para promover maior segurança nas rodovias brasileiras.

PRF deve autuar quem estiver irregular

Com base na manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deve considerar infrator todo condutor de transporte rodoviário de cargas ou de transporte coletivo de passageiros que, no período das últimas 24 horas, não respeitar as 11 horas de descanso de forma ininterrupta ou não fracionada.

Da mesma forma os casos de dois motoristas revezando ao volante, sem o descanso adequado, muito utilizada por empresas de ônibus.

Consequências para os Infratores

A infração está fundamentada no inciso XXIII do artigo 230 e no §3º do artigo 67-C do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo os dispositivos legais o infrator está sujeito a:
1. Multa:
– O condutor que não cumprir o descanso obrigatório estará sujeito a uma multa de R$ 130,16.
– A infração é considerada média e implica a adição de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
2. Medidas Administrativas:
– Caso a irregularidade seja constatada, o veículo poderá ser retido até que a situação seja regularizada, ou seja, até que o motorista observe o descanso mínimo estabelecido.

Além disso, no caso de motoristas empregados, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), prevê que o descumprimento das normas relacionadas ao descanso entre jornadas dos motoristas profissionais pode gerar penalidades específicas para as empresas.

Neste sentido, os motoristas profissionais empregados, das categorias C, D e E, podem recorrer a Justiça em busca dos seus direitos, considerando já o período de julho de 2023 até hoje, conforme ficou explícito com a decisão do STF em julho de 2023.

PRF deu grande contribuição para a preservação da vida e direitos trabalhistas

Na avaliação do Coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, a iniciativa da PRF em consultar a AGU foi fundamental para deixar claro que o descanso entre jornadas deve ser de 11 horas, não podendo ser fracionado, nem mesmo pelo motorista autônomo, já que o que está em jogo é a segurança de todos os usuários da rodovia.

“A consulta da PRF contribui para a segurança de todos, inclusive orienta os demais agentes de trânsito e polícias rodoviárias de todo país. Surpreende a inércia da Senatran que deveria comunicar essa decisão em grandes campanhas para todos os motoristas das categorias C, D e E, sejam autônomos ou empregados.”

Caminhoneiro, cuja iniciais são S. P. , disse que está ciente da decisão e que a sua empresa passou a respeitar a lei recentemente. Inclusive reconheceu que a transportadora que segue a lei sofre a concorrência desleal de quem não a cumpre. “Isso prejudica todos os que trabalham direito.”

O motorista J. G. S, que trabalha com carreta em rota de São Paulo para o Nordeste, desconhecia esse direito. E comentou: infelizmente, muitas vezes sequer nos deixam descansar as 8 horas, imagina 11.

“Eu espero que as autoridades nos ajudem. Quando paramos o caminhão para dormir, temos várias coisas para fazer antes. Checar o caminhão, pneus, as vezes abastecer, tomar banho, cozinhar, ligar para casa e só aí dormir. E o nosso sono é precário, porque tem sempre barulho e medo de ser surpreendido com assalto, gente batendo no vidro para vender drogas, prostituição.” diz o caminhoneiro.

O uso de drogas pelos motoristas profissionais também foi avaliado pelo STF que considerou constitucional o exame toxicológico, apesar da pressão de quem explora os motoristas para que fosse decretada a sua inconstitucionalidade.

“O exame do cabelo é uma arma poderosa para combater a exploração dos motoristas, porque detecta o uso frequente nos últimos 90 dias. Não impede totalmente o uso de substâncias mas serve como um freio e desestimula o consumo.” acrescenta Rizzotto do SOS Estradas.

Já o motorista de ônibus, cujas iniciais são P. M. L., de empresa que opera rotas de grande distância do Norte/Nordeste para o Sul, disse que já cansou de ver colega dormindo ao volante. “Você sai do Norte para Santa Catarina com um colega e vai revezando e dorme de qualquer jeito. Eu fico com medo porque já vi colegas cochilarem ao volante. Isso não é descanso e muitos passageiros não estão nem aí. Querem pagar cada vez menos e ainda encher o bagageiro de tralha.”

Ele defende ainda o exame randômico para condutores profissionais. O motorista poderá receber, a qualquer momento e independente dos exames já previstos, um alerta pela CNH digital de que precisa apresentar laudo negativo nos próximos 30 dias.

“Como o exame detecta uso frequente nos últimos 90 dias, a solicitação de uma laudo negativo de surpresa(randômico), permitirá cumprir um papel complementar a atual legislação, porque será quase que uma fiscalização surpresa, sem necessitar de qualquer operação das autoridades na pista. O que é muito mais complicado.”

Cajau Antonelli, que recentemente mudou de empresa, disse que está muito satisfeito porque a nova transportadora respeita todas as normas. “As 11 horas de descanso são muito importantes para a saúde e segurança dos motoristas. Esse tempo permite que a gente descanse de verdade, evitando o cansaço extremo, que pode causar acidentes. Além disso, ajuda os motoristas a trabalharem melhor e com mais segurança, tornando as estradas mais seguras para todo mundo.”

Conhecido por valorizar a segurança, Cajau defende o descanso de 11 horas. Foto: Arquivo pessoal

Decisões do STF beneficiam os motoristas profissionais

Em julho de 2023 o plenário do STF tomou decisões fundamentais para proteger a categoria dos motoristas profissionais, empregados e autônomos, mas não teve a devida publicidade.

Na ocasião o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucionais 11 pontos da Lei dos Caminhoneiros (Lei 13.103/2015), referentes a jornada de trabalho, pausas para descanso e repouso semanal. Na mesma decisão, outros pontos da lei foram validados, como a exigência de exame toxicológico de motoristas profissionais.

A decisão, por maioria, foi tomada na sessão virtual concluída em 30/6, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5322, ajuizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes (CNTT).

Fracionamento de períodos de descanso

Foram considerados inconstitucionais os dispositivos que admitem a redução do período mínimo de descanso, mediante seu fracionamento, e sua coincidência com os períodos de parada obrigatória do veículo estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o relator, o ministro Alexandre de Morais, o descanso entre jornadas diárias, além do aspecto da recuperação física, reflete diretamente na segurança rodoviária, uma vez que permite ao motorista manter seu nível de concentração e cognição durante a condução do veículo. Ainda foram declarados inconstitucionais outros dispositivos que tratam do descanso entre jornadas e entre viagens.

No mesmo sentido, o fracionamento e acúmulo do descanso semanal foi invalidado por falta de amparo constitucional. “O descanso tem relação direta com a saúde do trabalhador, constituindo parte de direito social indisponível”, explicou o relator.

Tempo de espera

O Plenário também derrubou ponto da lei que excluía da jornada de trabalho e do cômputo de horas extras o tempo em que o motorista ficava esperando pela carga ou descarga do veículo nas dependências do embarcador ou do destinatário e o período gasto com a fiscalização da mercadoria.

Para o relator, a inversão de tratamento do instituto do tempo de espera representa uma descaracterização da relação de trabalho, além de causar prejuízo direto ao trabalhador, porque prevê uma forma de prestação de serviço que não é computada na jornada diária normal nem como jornada extraordinária.

Segundo o ministro, o motorista está à disposição do empregador durante o tempo de espera, e a retribuição devida por força do contrato de trabalho não poderia se dar em forma de ‘indenização’, por se tratar de tempo efetivo de serviço.

Descanso em movimento

A possibilidade de descanso com o veículo em movimento, quando dois motoristas trabalharem em revezamento, foi invalidada. “Não há como se imaginar o devido descanso do trabalhador em um veículo em movimento, que, muitas das vezes, sequer possui acomodação adequada”, afirmou o relator, lembrando a precariedade de boa parte das estradas brasileiras. “Problemas de trepidação do veículo, buracos nas estradas, ausência de pavimentação nas rodovias, barulho do motor, etc., são situações que agravariam a tranquilidade que o trabalhador necessitaria para um repouso completo”.

Ficaram parcialmente vencidos os ministros Ricardo Lewandowski (aposentado) e Edson Fachin e a ministra Rosa Weber. O ministro Dias Toffoli acompanhou o relator com ressalvas.

Fontes: Estradas.com.br , AGU, PRF, STF

166 COMENTÁRIOS

  1. Lei extremamente absurda, 8 horas já é mais que o suficiente fracionando o restante de 3 horas. Quem vai ficar parado por 11h ininterrupta dentro de uma cabine? Postos de combustíveis em quase 80% não tem infraestrutura para comportar todos esses caminhões parados, grande maioria se você não abastecer no posto de toca de lá igual se toca um cachorro de rua. A pessoa atrás de uma mesa no ar condicionado criando leis absurdas é fácil, agora exigir que estradas estejam em condições nada….

  2. Primeiramente motorista de caminhão no Brasil não pode se dar ao luxo de ficar parado por 11 horas, com exceção quando estão na porta do cliente servindo de depósito de carga por 2,3,4 dias….
    Quem elaborar esse tipo de lei e quem sanciona ela, sequer consulta um caminhoneiro ou conhece com propriedade e realmente de um caminhoneiro!
    A falta de representantes da categoria no plenário,ocasiona essas arbitrariedades em cima do motorista, isso vai impactar principalmente no bolso do motorista, no aumento de caminhão para suprir a defasagem e demanda, e onerar ainda mais o custo operacional do transporte que já é alto.

  3. As empresas que nos descarregamos só trabalham a noite e ao como faz? E nelas não tem.ponto de apoio pra encostar e descansar e aí? Aí paro as 18 o agendamento da VLI SANTA LUZIA sempre e a noite e aí? Descarrega só acha posto pra parar em nova serrana aí o prf me pega e multa e pronto? O pais não tem infraestrutura pra isso .

  4. Estão copiando as leis da Europa mas não copiam a infraestrutura, assim não vai funcionar. O Brasil está muito longe de se igualar com a Europa.

  5. Justo seria a duplicação de estradas, estradas melhores com ponto de apoio nas praças de pedágio, garantir a segurança de quem paga pelo uso, não impor leis que sufocam ainda mais essa profissão pesada e estressante do motorista, seja ele empregado ou autônomo……. Não é pra qualquer um não..!!

  6. O bom que todos os lugares tem área de descanso pra motorista anda na Régis só pode para nós postos se abastecer cadê os pontos de descanso que as concisionanria do pedágio fizeram esse Brazil e uma piada

  7. Eu só vou dizer uma coisa….nem quando estou em casa descanso 11 hrs agora na estrada vou parar as oito horas tomar um banho jantar e dormir e só vou poder começar a rodar as sete horas da manhã
    Pode ter certeza que vou acordar as cinco e ficar até as sete olhando as redes sociais e tem mais vamos ver como vai ficar os agendamentos de descarga

  8. Ficará inviável trabalhar como motorista de veículos pesados. O autônomo está condenado a falir. Onze horas é muito tempo. Oito horas consecutivas com opção de onze horas fracionadas, com mínimo de seis horas na primeira fração. Lugar pra descansar está difícil, deveria constar nos contratos de concessão a construção e manutenção de pontos de parada a cada 70 (setenta) kilometros, pelo menos, com 80 (oitenta) vagas ou a cada 50 (cinquenta) kilometros com 50-60 (cinquenta-sessenta) vagas cada. Pias de louça, tanques de cimento, filtros industriais de água potável e chuveiros sem aquecimento, já seria ótimo, ao menos para mim. Não é necessário nenhuma outra coisa, Wi-Fi, micro-ondas, geladeiras, chuveiro elétrico, nada disso. Paradas de baixo custo de manutenção, onde haja infraestrutura mínima e segurança para a integridade física dos motoristas e veículos.

  9. Trabalhei 3,5 anos e meio em uma empresa localizada em São Paulo viajando dias e dias noites fora de horas para atender as necessidades da empresa q simplesmente não pagava horas extras. De tanto insistir e nada mudar resolvi sair da mesma . Entrei com uma ação pedindo reconhecimento das jornadas excessivas q trabalhei , e horas trabalhadas , mas o excelentíssimo Juiz disse q eu fui um super herói em trabalhar estes 3 anos e meio desta forma e não deu o devido reconhecimento a minha causa. Infelizmente muito chateado com a situação passei dias e dias fora de casa nas estradas muitas vezes perdi o final de semana com a família. Várias vezes pedi os domingos por não poder almoçar em família pra ter q adiantar a viagem para receber este reconhecimento do Sr. Meritíssimo Juiz da vara trabalhista de São Paulo. Por isso q a nossa profissão esta se acabando porque a impunidade sobre as leis prevalece. E o prejudicado é só quem mais trabalhou para ver a Empresa aumentar os seus patrimônios financeiros enquanto não houver pessoas q olhem pra nós caminhoneiros com olhos q o mundo necessita da nossa mão de obra e houver uma mudança de valores a situação vai ser sempre a mesma .

  10. Sou caminhoneiro a 30 anos, não concordo com 11 horas de descanso nem de acabar com a dupla de motorista de ônibus,acho que o governo e o stf tem que se preocupar mais é com o roubo nas estradas eu mesmo já fui roubado estando dormindo quase fui morto na mão de bandidos,não temos segurança nas estradas muito menos estradas boas e pagamos para isso mas não temos,ontem mesmo passei por uma situação em que não tive alternativa e tive que dormir no acostamento perto da serra do 90 perto de usuários de droga e acaba que não descansa pois preocupado com roubo ainda mais que já fui roubado,temos que nos reunir e exigir o que tem que ser feito com cautela pois não temos estradas,segurança nem frete nem companheirismo se não unirmos as forças não vamos em lugar algum.

  11. Alguém em casa consegui ficar mais 8 horas na cama,, não né ,, essa lei é só pra criar transtorno a motorista e deixa ele fora decasa devez !! casa 8 horas tava bom demais e por que também não tem ponto de apoio,, precisa duplicar as estradas fazer ponto descanso …por dono de postos vão ponham motorista pra correr

  12. Trasportes de carga viva como animais boi, vaca em distância longas sem apoio pois temos ponto de apoio muito longe, como que fica , a federal vai multar , fazer parar o caminhão por 11 horas dar água e ração pros animais?

  13. STF e prf deveria procurar outra coisa pra fazer, nós motorista somos tratados com humilhação nos postos das rodovias e não deixa a gente abrir descanso nos pátios e até mesmo essa prf enche o acostamento próximo as bases deles e também não deixa a gente ficar lá.acho que vcs tem que caçar o que fazer ao invés de ficar importunando nos trabalhadores.

  14. Isso não é competência do STF Brasil está cada dia caminhando contra a constituição federal não consigo entender a inércia dos militares perante juramento junto a constituição homens traidores de seus princípios são homens fracos!

  15. Gostaria de saber STF onde está os apoios de descanso, somos muitas vezes corridos de donos de postos por ter que parar pra cumprir a lei e ter que tirar o caminhão, que já quebra o tempo corridos.
    PORQUE AS PRAÇAS DE PEDÁGIO NÃO TEM PONTO DE DESCANSO PARA NÓS .

  16. O STF tem que agir da mesma forma exigir do governo áreas para esse descanso,exigir da Antt atualização de frete e também das concessionária de pedagio estradas descentes e pontes com manutenção em dias.
    Não é só querer exigir do caminhoneito,pq a exigência deles é válida mais para isso olhar a necessidade do caminhoneiro também.

  17. 11 hrs. é muito tempo parado vai fazer o que parado, isso aumenta o stress . parado fica em casa . Isso é um modo de multar e ganha dinheiro pros cofres. Espero que alguém toma providências dessa lei absurda.

  18. “Enquanto o elefante,nao sabe a força que tem..os legisladores e exploradores,vão continuar pisando em suas cabeças.”

  19. Como motorista posso falar. Isso é um absurdo não cabimento alguém ficar 11h parado em pátio de posto, se é em casa com a família ok mas num posto ou ponto de parada preso ali que nem bixo podendo estar em casa em 1ou 2 horas. Essa lei deve ser revista já. 8h ou até 6h estaria bom.

    • Fica evidente que você é um motorista que defende a escravidão dos profissionais, ao cogitar a hipótese de 6h. Considerando que o motorista nesta condição, conforme qualquer especialista em medicina do sono pode atestar, não terá condições de recuperar as condições de dirigir com segurança. As 11h não são para ficar parado, como você sabe muito bem. Porque pela sua lógica, o sujeito fica 8h ou 6h nessa parada e não checa o veículo, não toma banho, não prepara a sua comida ou come no restaurante, não fala com a família, não tem um mínimo de lazer, não checa os e-mails, não pesquisa o próximo frete ou trabalho, não acorda, vai ao banheiro, não toma o café da manhã, logo não vive. Isso é escravidão e total falta de compromisso com a segurança viária. Para finalizar, motorista deveria pernoitar em hotel ou acomodação com cama, para ter condições de ter um justo repouso, sem compromisso em cuidar do veículo, sem risco de ser acordado na cabine, e dormindo de forma decente. As cabines de caminhão no Brasil são precárias e não podem ser consideradas lugar de repouso adequado por nenhum especialista em sono. Então, quando estiver, na pista avise todo mundo porque você representa um perigo quando não respeita a lei.

      • Pra poder falar alguma coisa vai sentar atrás do volante ficar longe da família…no mínimo não deve saber nem com liga um caminhão ..falam das estatísticas mas vão ver se 90% dos acidentes e causados por um motorista de carro que não tem noção do q é um carregado ….o estresse de ter q ficar cuidando das besteiras que muitos carros pequenos fazem.em vez de ficar inventando regras vão tentar tirar a CNH.primeiro e trabalhar no mínimo um ano aí sim pode abrir a boca pra falar alguma coisa . Quero ver o dia q nao restar mais nós que nos desistir.ai quero ver ir no mercado na fruteira abastecer o carro remédio aí sim … muitos já estão largando a profissão..e eu sou mais um que vou largar essa vida

        • Mais uma que acha que nós não conhecemos a realidade da pista. A diferença é que além de rodar milhões de quilômetros (aqui não tem ninguém com menos de 2 milhões de km de estrada), nós estudamos o tema, combatemos a exploração e ainda somos ligados as entidades de vítimas. Onde conhecemos de perto o drama das famílias que perderam entes queridos na estrada, inclusive dirigindo veículos pesados. Muitos deles morreram por causa de colegas que cochilaram ao volante, estavam sob efeito de drogas, fizeram ultrapassagens proibidas. E ainda postam tudo isso, mostrando até o velocímetro com a velocidade no máximo, nas mídias sociais. Essa conversa aqui não cola. Conhecemos muito mais do que você imagina. Enquanto isso, você parece ser apenas um defensor da exploração dos motoristas. Tem muita gente aqui fazendo esse tipo de comentário que representam quem explora os condutores. Você é um deles ou apenas não consegue entender o que está acontecendo?

          • Pega um caminhão fica trinta dias na estrada depois vc diz o que achou…..oito horas de parada interrupita é o suficiente pq não vão contar as horas paradas p descarga e manutenção do veículo que sempre descansamos quando estamos carregando descarregando ou fazendo manutenção

      • É fácil pra vcs ficar dando opinião sentado numa mesa em sua casa fazendo o que bem entender ,mas se coloque no lugar de um motorista que fica a maior parte do tempo longe de casa e ainda ser obrigado a parar em lugares que nem banheiros tem sendo obrigado a fazer nescssidades no mato e ter que ficar ali 11 horas parado isso é o cúmulo do absurdo

  20. AO INVÉS DE FICAREM COLOCANDO LEIS, PRECISA PRIMEIRO FAZEREM PONTOS DE APOIO ONDE O MOTORISTA POSSA DESCANSAR TRANQUILO, NAS ESSA CORJA DE BANDIDOS INSTALADOS NO PODER SÓ QUEREM ROUBAR, E AGENTES DA PF CUMPRINDO ORDENS DE BANDIDO, LADRÕES, CORRUPTOS, OS GENERAIS ENTÃO TUDO CAGÃO BUNDAS MOLES, MELANCIAS ESTEAGADAS.

  21. Sou motorista carreteiro e momento estou desempregado.
    Por conta dessa nova lei de descanso já tomei minha decisão, não irei voltar para estrada, pois os ganhos do motorista irão cair drasticamente e dessa forma não vale apena estar longe da família.
    Já estou buscando emprego para trabalhar somente dentro da minha Cidade fazendo puxada de containers do Porto para às Indústrias, fazendo horas extras e com direito á benefícios que a grande maioria das empresas que fazem transportes rodoviário não oferecem, além de eu poder desfrutar da presença de minha família todos os dias.
    Só uma observação, eu sou um apaixonado por estrada, mas diante desta decisão não dar mais pra voltar.
    Só para lembrar á todos os Chofers que fazem esse Brasil se movimentar, que a decisão estar nas mãos de cada um de vcs. Pois somos uma classe sofrida, além de um salário medíocre, temos que passar por humilhação, quando não é em um posto de combustível onde o proprietário só permite que vc possa pernoitar se vc abastecer, ou na porta do cliente que deixa vc esperando dias.
    A população Brasileira tem que entender de uma vez por todas que sem os caminhoneiros nas estradas, eles não terão o que comer, beber, vestir etc…
    Dêem mais valor aos amigos caminhoneiros ❤️

    • Como você considera que vão dar mais valor fazendo com que motoristas não tenham um descanso mínimo que qualquer trabalhador normal tem? Você voltaria para a estrada para ter 8 horas de parada e neste tempo: checar o veículo, tomar banho, preparar a comida, falar com a família, checar os e-mails, pesquisar serviço, ter algum lazer, dormir, acordar, tomar café, ir ao banheiro, checar novamente o veículo e então partir? É essa vida
      e condições de trabalho que vai valorizar o caminhoneiro, aumentar salário e ganhos?

      • Uma coisa que muitos não entendem principalmente quem faz uma lei dessas é que ao longo do dia é obrigatório a gente parar pra abastecer ,pra almoçar,pra bater pneus e tantas coisas que a gente chega a ficar parado mais de 3 horas ao longo do dia ,ou vcs acham que um motorista fica andando o dia todo sem parar pra comer ou ir ao banheiro pra defender que ele tem que fazer isso nas 11 horas

  22. Motorista roda por 13:00 iria entrar em repouso, mas chegou ao ponto de descarga, terá que ficar atento a chamada e a descarga, neste trâmite levará umas 4 a 5 h, ao sair não poderá permanecer no pátio terá de rodar mais horas a ponto de apoio, que aliás nem tem para estarem exigindo tal recomendação, mas é mais fácil criar uma indústria de multa do solução, sabemos que complexo, mas não justo motorista pagar conta só, auto estradas não querem caminhão ponto de apoio pelo visto nem entra em contrato de concessão

  23. Exigem que o motorista descanse 11 horas ok, mas aonde? Brasil não tem estrutura pra isso aonde para o caminhoneiro é roubado. Não temos suporte nenhum de postos das auto pista, posto particular banho 10 reais banheiro é um lixo. Absurdo essa lei.

  24. Todos governo só governa para ele os seus, os grandes bancos, financeiras e empresários.
    O resto fica chupando dedo!
    Palhaçada o governo tem que fazer a cobrança e a parte dele com as paradas.
    Para que servi os descontos da bosta do Sest Senat, só para roubar a sociedade.

  25. Todos tem o direito de descansar mais junto com a família ou lugar seguro aonde vc vê STF falando dos motoristas de carro pequeno motos fazer os mesmos exames do. Cabelo do raio. Que parta as autos escola ensinando que se a velocidade e 110 e os viajantes de feriados e final de ano anda 70 ou 80. Na esquerda não deixa ninguém ultrapassar porque paga IPVA lincenciamento nem usar o retrovisor sabe andam igual boi bravo saí na frente de. Caminhões sem sequer sinalizar na subida serra não tem noção o que e andar em. Cima de um. Caminhão carregado que já está na velocidade segurado pela marcha usando todos os recursos freio de motor e outros um F da Pta fecha vc com um carro mil carregado com uma carretinha cheia de tranqueira levando lixo para casa de campo praia isso ninguém ver porque difícil PRF sequer está nos postos deles. Se fica estão dormindo!!!

  26. E MAIS UMA COISA ? STF E PRF VCS FALAM EM PARA PRA DESCANSAR ONDE NESSE BRASIL ISSO VCS NÃO EXPLICA PQ NÃO TEM PONTO DE DESCASO COM SEGURANÇA NESSE BRASIL E SIM LADRÕES, PQ TEM E PRAÇA DE PEDÁGIO MAIS NÃO ARRUMA LUGAR PRA NOIS DESCANSAR PIOR DE TODOS FOI ESSA ÁREA DE DESCANSO EM PALHOÇA SC QUE NÃO CABE NEM OS CAMINHÕES QUE PASSA AI VCS DO STF E PRF VÃO NA REDES SOCIAIS E JORNAIS FALAM PRA NOIS DIMINUIR AS HORAS TRABALHADAS

  27. Boa Noite só ficar envetado lei pra motorista carreteiro e motorista de ônibus NOIS MOTORISTA DESSE BRASIL QUE NOIS LEVA TODOS OS TIPOS DE MERCADORIAS DESTE DA PEQUENA A TE A MAIOR TONELADAS .A PRF TA DE NOTA ZERO.ZERO.SABE PQ ?PORQUE HJ EM DIA ELES SÓ PRESTAR PRA MULTA NOIS MOTORISTA, FAZ 20 ANOS QUE VIAJO ESSE BRASIL ANTES NAO ERA DUPLICADO A PRF IA DA ENTREVISTA E FALAVAM QUE O ACIDENTE ERA CAUSADO POR DROGAS E HJ SÃO DUPLICADO E ELES NÃO FAfLA DIS CARROS PEQUENOS SO BOTA A CULPA NOS MOTORISTA ME EXPLICA PRA NOIS SEU MINISTRO STF PORQUE OS PRF SO MULTA NOIS QUANDO NOIS TA TRAFEGANDO PELA ESQUERDA NUMA ULTRAPASSAGEM E PORQUE NÃO MULTA OS CARROS PEQUENOS QUE TRAFEGA NA NOSSA FAIXA ISSO VCS DA PRF NAO FALA NADA ???? COVOCO TODAS TRANSPORTADORA E MOTORISTA DE CARRETAS. ÔNIBUS. PRA NOIS PARA O BRASIL E MANDA O STF E A PRF TRANSPOTAR NO NOIS LUGAR VAMMOOOS PARA O BRASIL

  28. Infelizmente vai faltar motorista as vezes o cara está a caminho de casa quer ir embora e vai ter q ficar 11 horas parado sem local adequado.nesse tempo parado a ansiedade vai ser maior uns vão beber fazer churrasco, lá se saber algo mais.

  29. A PRF com mais poderes para multar, é um bando de urubus, arrogantes, despreparados, mal educados, quando vão fazer uma abordagem a um profissional(trabalhador do transporte) um faz a abordagem e outro fica apontando um fuzil na tua cara como se fosse um bandido, está lei de 11hs de descanso, porque isto? 8hs são mais do que suficiente, onde vamos parar onze horas entre SPxRS ou RJxRS ou MGxRS me diga ou divulgem onde estão os locais de parada que cabe os caminhões???

    • Você quer dizer que não existe onde parar? Então, assume que viaja sem parar? Pela maneira que fala dos policiais dá para perceber qual o seu perfil.

      • Vc julgou a pessoa pelas palavras de indignação dele e ele está certo oito horas é mais que suficiente e muitos policiais são muito arrogante mesmo entre em um caminhão e saia pelas estradas por um ano depois faça seus comentários blz.lembrese também que as condições de pavimentação só melhora no Brasil quando estrada é pedagiada

      • Ele não disse que não para, acéfalo. Ele disse que a maior parte dos postos quando da 18 horas da tarde não tem vagas, e quando acha algum lugar que tenha, cobra estacionamento ou só pode parar pra descansar se abastecer, dito isso tente raciocinar e pense no valor do diesel pra um caminhoneiro autônomo, por onde passa tudo é superfaturado, além da má qualidade do serviço prestado independente do que você precise: borracharia, oficina, restaurantes e etc…
        Mas você não com esse bumbum gordo numa cadeira, com ventilador na cara, comendo salgadinho não pensa nisso, pra você motorista é drogado, como a maior parte da população deve achar, mas tem muitos pais de familia que estão passando sufoco pra levar o pão pra casa sem usar droga. Toda profissão tem seu lado ruim, assim como a polícia. Que em maior parte do tempo, abaixa a bola pra bandido, mas quando é um trabalhador eles abusam do poder tentando intimidar e falar asneiras pra quem não tem nada haver com o problema deles.
        Mas como você é uma pessoa que dá pra ver que não sai do seu mundo das maravilhas e acha que é tudo numa boa nem vai ler ou vai até excluir esse comentário de forma desonesta.

        • Não é necessário excluir. Você demonstra claramente que é mais um que acha que conhece tudo de estrada porque roda no trecho. Nós temos a experiência de roda milhões de quilômetros, estudar os acidentes, como portal ligado as entidades de vítimas, dar apoio aos familiares das vítimas. Muitas delas familiares de caminhoneiros e motoristas de ônibus. Nós estivemos no Congresso enfrentando o lobby de maus embarcadores e maus transportadores que somente pensam no lucro e não entendem que os acidentes e as mortes tem um custo para toda sociedade. Portanto, conhecemos muito mais facetas dessa realidade do que você imagina e ainda criamos um portal onde defendemos a redução dos acidentes, denunciamos as autoridades, a exploração dos motoristas e os maus parlamentares. Enquanto você só dirige e acha que sabe tudo. Naturalmente não consegue enxergar um palmo a frente do nariz e ver que está defendendo que escraviza os motoristas. Então, vai ao Congresso e pede para ser escravo. Vai encontrar muitos que vão te ajudar nessa causa. Aqui não.

      • E pelo seu jeito de falar deixa bem claro que não sabe nada da vida e do sufoco dos caminhoneiros, deve ficar o tempo todo sentadinho em uma cadeirinha com ar condicionado escrevendo besteiras e quer julgar esses profissionais que vivem correndo riscos nessas estradas perigosíssimas sem a menor proteção inclusive dessa PRF que diga-se de passagem não está nem aí para vida dos caminhoneiro… e pela maneira que vc respondeu a esse caminhoneiro tbm dá para perceber qual o seu perfil.

        • Sabemos muito bem da realidade dos motoristas profissionais. Até porque, como portal ligado as entidades de vítimas, acompanhamos o drama de muitas famílias de caminhoneiros, motoristas de ônibus, que perderam seus entes queridos nas tragédias provocadas por motoristas irresponsáveis, inclusive outros de veículos pesados, que dirigem sem dormir, as vezes fazendo uso de drogas, andando em excesso de velocidade ,com veículos em péssimas condições. Nossa equipe tem milhões de quilômetros rodados. Todos com muita experiência. Mas aqui bateu, levou. Nós não vamos aceitar quem defenda a exploração dos motoristas, até porque isso não melhorou salários, nem aumentou o frete. Muito pelo contrário. E quem anda fora da lei concorre deslealmente com quem a respeita. Onde estava você para criticar o absurdo da lei, que foi revogada com a decisão do STF, que permitira dois motoristas revezarem ao volante por 72 horas e ser considerado descanso dormir num veículo em movimento. Absurdo que provocou a morte de vários motoristas, inclusive alguns de ônibus que morreram dormindo no bagageiro. Quer escravidão, vá ao Congresso pedir apoio para isso. Lá tem vários parlamentares que representam os exploradores dos motoristas. Maus embarcadores e maus transportadores, além de motoristas autônomos irresponsáveis. São eles que criaram essas leis absurdas que que foram consideradas inconstitucionais, enquanto no Brasil ainda não for permitida a escravidão que você parece defender.

          • Vcs se dizem defender motorista mas o que fazem é querer culpar toda uma classe já sofrida que vem pagando a conta já a muitos anos ,sou motorista a mais de 35 anos e nunca me envolvi em acidente com vítima e posso te dizer com toda certeza que isto vai fazer com que o trânsito acabei mais violento pelo simples fato de que 90% dos motoristas passam mais de uma semana fora de casa e muitos desses passam até mês fora ,quanto stress vai ter com quem tem que parar 11 horas e ficar olhando pro nada pois não tem lugar pra parar em nenhum lugar do Brasil, vai parar no acostamento? Nada mais do que a indústria da multa no Brasil

      • Pessoal da redação tem que entender que a indignação maior é que somos obrigados a descansar 11 horas. Mas a dificuldade por local seguro e posto que deixem caminhão pernoitar sem abastecer está cada dia maior. Há um abismo entre parar pra descansar e ter esse local apropriado. Sou totalmente a favor do descanso, mas desde que haja lugar seguro pra ficarmos.

      • Ele só falou a verdade, depois que esse desgoverno petista assumiu o governo, só fizeram a PRF piorar, saíram de prender traficantes com carro e carreta carregados de drogas, e agora perseguem os caminhoneiros trabalhadores. CADÊ OS PONTOS DE PARADA para os caminhoneiros descansar as 11 horas? o desgoverno petista que deve ser pressionado e não os motoristas de caminhão e ônibus.

  30. 11 horas é muito tempo,quem aguenta ficar parado 11 horas o motorista acaba ficando mais estressado. 8 horas estaria bom se bem fiscalizado. imaginem o cara parado no calor dentro de uma gabine de caminhão vai ficar muito mais estressado

    • Não consigo imaginar um trabalhador autônomo sobreviver se cumprir essa lei a risca, fretes cada vez mais baixos, estradas horríveis mau sinalizadas, não temos onde parar pra pernoitar ( difícil posto que não cobra pra pernoitar) uma viagem longa, fica inviável de se fazer, penso que temos que ter responsabilidades e uma parada de 8h é suficiente para descansarmos. Não podemos é dentro dessas 8h lavar cabine de caminhão passar pretinho… aí é pouco mesmo. Quanto as respostas da redação só mostram que são despreparados para tal funçao

  31. O STF está fazendo de tudo para acabar com a economia do país. Segundo meu entendimento as leis devem ser proposta pela Câmara dos deputados.

  32. Essa lei é muito errada todos precisam descansar mas agente n tem casa em todo canto. fica dentro de um caminhão 11 horas parado pq vcs n experimentar pra ver como é agradável concordo com o descaso mas q seja na hora q agente tiver cansado 3 horas aqui mas 3 ali e assim susecivamente até da as 11 do jeito q tá aí nem fis nem nunca vou fazer pode multa agente já perde pouco tempo em porta de empresa pra carregar e descarregar pra ainda ter que ficar 11 horas parado torando no calor dentro de uma cabine n tem quem aguentar e sem contar que vai aumentar os acidentes pq depois vamos ter q andar como louco pra chegar nos locais sem noção

  33. Concordo se a lei fosse para todos,mas só vale pra quando o guarda para pra fiscalizar,quem cumpre a lei fatura menos,quem não cumpre fatura mais ….só acho injusto,mas se tratando de Brasil a injustiça muitas vezes predomina…..”A banana está engolindo o Macaco”

  34. Pra fazerem leis tão severas deveriam cuidar primeira das rodovias muito buraco animais soltos nas rodovias e primeiramente ter paradas dignas e com mais segurança para realmente os camioneiros terem onde encostar e ter descanso digno..

  35. Então acabou a parada a cada duas horas e meia de rodagem
    Pode-se iniciar as 06:00 da manhã e tocar diretão até as 19:00 da noite
    Aí o motora para
    Abastece
    Toma banho
    Se alimenta para dormir
    Esperando chegar as 06 da manhã novamente

  36. Não sou motorista , mas lendo os comentários me sinto na a obrigação como cidadão de dar minha opinião, primeiro: ter pontos de paradas grátis com sanitários e banho(cobrar taxa de manutenção) para higienização e limpeza com timer de uso e cobrança por vandalismo, oito horas ininterrupta no mínimo, as outras três horas nos intervalos da viagem para (almoço ou jantar e café) pagamento de horas extras quando parados para carga e descarga(empregados) taxa de pagamento sobre períodos parados de forma crescente ( meio período x ,dia todo xx, noite xxx, outro dia começa com xxx aumentando
    gradativamente para inibir as perdas de tempo. Ônibus continuar com revezamento dos motoristas de oito em oito horas pois as viagens fora desse sistema ficaria cansativas e muito honrosas para os passageiros, obrigado

  37. Boa tarde pessoal.
    Então e as motocicletas? Cadê a fiscalização?
    Motoqueiros acidentando e morrendo a todo instante. Imenso gastos em hospitais com estes Motoqueiros sem lei de trânsito.
    Cadê a fiscalização. Cadê o STF para gerar leis?
    Porque a fiscalização é intensa somente para os caminhoneiros?

  38. Vai ficar bem pior que está,motorista parado vai beber vai se drogar,e já não tem espaço onde dormir,quem faz as leis está mais por fora que arco de baril ,não sabe nada sobre as estradas e sobre motoristas, nossas autoridades faz vergonha, se não sabe oque fazer não fãs nada que já contribui.

  39. Então falar.sobre 11 horas de descanso positivamente compreendida
    Mais onde está o suporte pra amparar todos os motoristas na hora prevista em lei do descanso sobre ( segurança, os espaço físico para comportar todos os caminhões sem contar com valor do estacionamento ) lembro-me por uma vez parei na base da PRF e pedi para pernoitar então mandaram eu seguir em frente dizendo que lá não era pousada ou dormitório .
    entao só querem manter a lei mas não se manifestao para ter as possibilidades pra ter o cumprimento.

  40. Como fica a carga viva⁉️
    Puxo vacas leiteiras do PR, SP, GO e MG para o Nordeste, não tem como a carga ficar no sol por 11 horas, a puxada e com 2 motoras porque não para. Além de ser rejeitado na maioria dos postos, vamos poder usar as instalações da PRF⁉️ Decisões de quem não conhece a realidade das estradas.

  41. Boa tarde
    Infelizmente todas as leis que o STF impõe
    Nos profissionais aceita sem nenhuma exigência
    Por isso que a categoria mais importante do país está ficando escasia
    Hoje e melhor ser bandido que escolher a profissão de caminhoneiro

  42. Ficar atrás de uma mesa com ar condicionado, computador, se alimentando bem a hora que quiser é muito fácil, sobra tempo para fazer leis absurdas, como disse um leitor anteriormente, os postos de combustíveis são propriedades particulares, tem alto custo entre impostos e obrigações e não são obrigados a fornecerem grátis, estacionamento, segurança e outros beneficios, caminhoneiro não trabalha de graça, cabe ao governo que cria estas leis absolutas, dar todo o amparo necessário aos profissionais do volante.

  43. Pois é c tivéssemos segurança onde parar e pernoitar não ficaria ruim o problema é q os PRFs só querem q cumpra a lei mas não dão o nosso direito de descansar tranquilo toda a noite a gente nem descansa direito de medo de assalto e tudo acho q estes colarinhos brancos q fazem as leis nunca nem viraram a chave de ignição de um caminhão agora p fzr leis são bons este é o Brasil,lei só para trabalhadores indignado, Fora os abusos de autoridades q recebemos nas estradas q para os agentes nós somos todos bandidos parece isto ninguém vai brigar por nós né.

    • Acho engraçado que lei pra pode puni os posto quando coloca um pai de família cansado pra fora do estacionamento do posto pq não abasteceu ninguém ver sendo que não existe espaço pra que possamos descansa e se para a beira da rodovia a PRF vem e te multa e faz como que vc sai msm com sono aí inventa uma lei como se resolve se o problema quero que vcs mim mostre aqui os posto que permite que vc descansa em paz e com segurança nas nossas rodovias que só sabem exige de nossa classe e resultado favorável a nois nunca teve nada só lei pra nós prejudica hj um banho nos postos até msm rede como Ipiranga Petrobras que assim levam suas bandeiras pagamos por um banho 10 reais ou até mas esse brasil e um absurdo os postos fazem o que querem e aí da coloca bloco de cimento pra que não paremos neles próximo a rodovia pq de lá não podem nos tira por pertence a rodovia então governantes PRF o que faremos pra trabalha em paz nesse país que nos dedicamos pra não falta nada na mesa do cidadão vcs acha que estão sendo justos com nós caminhoneiros

  44. Eu concordo com a as 11 horas de descanso, mais o governo deve criar área de descanso é da incentivo aos postos de combustível das rodovias para melhorar o atendimento aos motorista, hoje os postos não cuida dos banheiros, não fiscalizar os restaurantes que vendem comida estragada, as rodovias pedegiada deveriam ter pontos de apoio, a br 153 e uma vergonha! Uma rodovia pedegiada com tantos buracos e remendos altos, deixando a pista irregular, se é pra ter segurança, tem que fiscalizar tudo, não só o descanso dos motoristas.

  45. Não concordo com 11h .uma vez que não tem pontos seguros de paradas,teriam que começar polo começo ,tempo de carga ,tempo de descarga tempo esperando nota aí vem os agendamento e por ai vai…condições de estrada valores de fretes porque fazem leilão pra baixo… preço do óleo diesel preço de peças mão de obra…etc se tudo estivesse de acordo não chegaríamos a esse ponto de ter que obrigar a fica parado sem ter onde…e exame toxicológico pra todas as categorias.

  46. Acho legal ter o descanso, mas também acho que tem que existir uma lei Q façam pátios de estacionamento para o descanso dos motoristas aí sim seria descente

  47. 11 hrs é muito tempo parado é muito prejuízo no transporte ,concordo em descansar sim mas todo esse tempo é complicado,primeiro suporte depois sim passa a exigir a lei

    • Onze horas é tempo demais para um descanso.o certo seria fiscalizar as empresas que usam os câmbio como depósito.pois tem cargas que demoram 2.3.4 dias para descarregar ou até mais.e as estradas do Brasil não tem lugar seguro para fazer o descanso necessário.na minha opinião vai demorar muito ainda para tudo ficar nos conformes para patrão.empregado e autônomo.

    • E por acaso,vc entende de estrada,aposto que deve ser motorista de fim de semana que não conheço o se passa com os caminhoneiros nas estradas,antes de falar entenda

  48. O Brasil só vai começar a ter jeito quando todo mundo parar.
    Ou a gente refunda o Brasil ou o Brasil afunda com a gente.

  49. Somos o povo mais incompetente dia mundo.
    Temos o melhor território, mas um lixo de país.

    Nossa classe política é produto do nosso povo.
    Sou brasileiro, digo isso com certa vergonha,
    mas reconhecer a verdade é o primeiro passo, né?

  50. Isso mesmo Eliel, o pecado maior dessa lei é não fracionar, 8 horas continuas + 3 fracionadas era perfeito, mas quem faz as leis não tem o mínimo conhecimento de Logística de Transporte Rodoviário de Cargas, infelizmente…

  51. Estas leis que nossos políticos criam e só um meio de arrecadar dinheiro com muitas e mais muitas não esta preocupado com segurança de ninguém não

  52. As estradas os pontos seguros de parada cadê fazer leis e não ter suporte e fácil porque só os profissionais tem que pagar a conta carros cada vez mais velozes eles podem nos somos profissionais andem filmes as rodovias e vejam quem são os irresponsável mas já sabíamos que o governo tem raiva de caminhonero era de se esperam e vem mais bomba

  53. Excelente gostei também do exame surpresa do toxicológico vai tirar da rodagem muito motorista usuário de drogas assim reduzindo muito os grandes acidentes que sempre estamos nos deparando nas estradas

    • Toxicológico tinha que ser obrigatório para todos os motoristas A,B,C,D,E

    • E por acaso só caminhoneiro que usa droga,e os demais motoristas,não é caminhoneiro que causa acidente pois todos têm grande vontade de vim embora para casa e derepente a imprudência dos automóveis e motocicleta com ultrapassagens indevidas entram na frente das carretas,entenda antes de falar

  54. Lamento muito mais nois não somos ouvidos pra discutir as leis cadê o nosso deputado federal pra nois a judar nesa horas ai fica nois sendo multado travado de trabalhar será k tem alguém pra nos ajudar nesa horas ninguém fala nada

  55. Boa tarde a todos, a lei é boa, só que tem que ser visto umas coisas antes da cobrança.
    Primeiro lugar local adequado para o pernoite, ver as folgas do motorista na casa com a família, e também a questão do piso salarial, pois hoje 90% dos motoristas tem o salário em cima do faturamento do caminhão.
    Att. Agnaldo

  56. Como fica a situação dos motoristas que carrega frutas,verduras e perecíveis? como fica a situação dos motoristas que boiadeiros daqui de castanhal Pará que sai lá depois das 4 bocas depois de Marabá e não pode parar pra dormir?

  57. Se a PRF prendesse os vagabundos que saqueiam as cargas ,sequestram motoristas em pátio de postos e rodovias até mesmo em trânsito como tens várias divulgações na já na internet e ocorrência, cobrassem a segurança da rodovia junto a ANTT ,denit e concessionária de pedágio que só lucram e mantém as rodovias cada vez mais destruída com buracos ,mal sinalização sem acostamento e desníveis em alguns cocais com mais 10cm ,que faz qualquer veículo perder a direção seria perfeito ,pois cobram oque e mais fácil e menos arriscado para eles né. E nosso governo perdem tempo com besteira afundando cada vez mais o trabalhador,como fica os propiotarios de caminhão que trabalham por conta ? Na verdade está mais fácil virar vagabundo roubar vender drogas e lucrar sem pagar em posto . falta bom senso e respeito a quem trabalha principalmente nas rodovias,vocês precisam conhecer a rotina as dificuldades os problemas toda situação antes de inventar leis portarias e essas emendas todas. São tão perdido e burros que alteram toda hora se acordem a brasil está morrendo quem trabalha na CLT e uma situação o autônomo ,Mei ,CNPJ simples que trabalha por conta e outro

    • Defendo a lei do descanso ao trabalhador, chega de escravidão aos profissionais do transporte, nada haver c os outros problemas

    • Eles sabem das nossas situações de precariedade mas vejo que no caso estão discutindo as leis de trânsito para acabar com a imprudências dos maloqueiros q estão atrás do volante matando famílias e até outros profissionais .agora. Sobre as outras situações temos que. Denunciar e até nos organizar para exigir mais proteção para os caminhoneiros temos nosso deveres mas temos nossos direitos …

    • vdd só querem obrigar ,mas não cumprem seus deveres,e as empresas não facilitam a vida do motorista pra que ele viaje descansado

    • Gostaria de saber por que o PRF pode trabalhar 24 horas dirigir e não é penalizado. Outro categoria de trabalhadores urbanos da indústria que operaram guindaste, máquina da indústria, que pegam 03 condução para chegar ao trabalho 03 para retorno pra sua casa, ou seja levando 4:00 da manhã e chegam em casa 20:00 até tomar banho e jantar vai dormir por volta de 22:00 as 4:00 tem que estar de pé. Ou seja descansou apenas 6:00 . O motorista que esta em viagem não necessita de 11 horas interrupta para descansar , depois de 8:00 parada o corpo ja vai é entrar em stress pois , esta fora de casa, contas a pagar , e ja reinicia sua viagem stressado. Ex : vcs da elite que viajam sempre de avião sabem muito bem o quanto é estressante passar 2,3 ou 4 horas em uma conexão de viagem. Agora imagina o motorista autônomo passar por essa situação todo dia. Fora ainda ao chegar no destino fica ate 120 na porta do cliente servindo de depósito, recebendo uma estadia que mau cobre a alimentação , mas ele tem custo fixo , como rastreador, seguro, manutenção. Celso Couto TAC 081 999996497 Jaboatão

    • Eu concordo em partes com vc, mas quem usa a rodovia, e se torna vítima fatais de motorista drogados, ou motorista que está a 30 horas dirigindo, não tem culpa de uma escolha sua não, se vc comprou um caminhão, vc tem que trabalhar dentro da lei para pagar ele, se vc está cometendo crimes de trânsito, como o uso de drogas para se manter acordado, que muitas vezes a gente vê no que dá, se vc está colocando em risco a vida das pessoas, para pagar o seu caminhão, então vc está fazendo a mesma coisa que vc disse aí em cima.

      • Estes teriam que fazer uma quinzena rodando com motoristas, ainda ter que dormir em uma cabine apertada pra duas pessoas, e sentir as verdadeiras crateras e mal asfaltadas e os balanços na cabine que em 1 carro não se sente.
        E claro obrigação das concessionárias de rodovias a terem espaços descentes para descanso.

      • Trabalho com 9 eixo, rodo caçamba ,todo lugar que paro pra descansar,ou dormir sou tocado do posto que nem cachorro . Então onde vou parar se maioria das conssenarias não fizeram os estacionamentos exegidos nós contratos

        • Você quer parar de graça, ter banho, wifi, estacionamento com segurança, tudo de graça. Você trabalha de graça? Quanto as concessionárias, o que está previsto em vários contratos é a construção de áreas de estacionamento com estrutura básica. Só que está tudo sendo cobrado no pedágio e muito mais caro do que custa construir. As concessionárias aumentam o valor da tarifa, ganham muito mais do que vão investir, e o pessoal acha que é de graça. Portanto, quem acredita nisso é um tolinho. Tanto é verdade que nenhum governo, este ou anterior, construiu Ponto de Parada e Descanso, onde não tem pedágio. Entendeu ou precisa desenhar?

  58. Concordo, lei e pra ser cumprida, mais d forma correta, preocupado com a segurança em primeiro lugar seria, do profissional ,para sim onde, como, q lug, e a segurança para um descanso…

  59. A pergunta é. Onde vai parar tanto caminhão para descanso de 11 horas, pois as estradas não tem ponto de apoio e nem segurança, se para em qualquer lugar e roubado peça dos caminhões, módulo farol, como agente ta costumado a vê. E difícil implantar a lei sem ter suporte.

  60. Bom dia,entendo q estão só preocupado, só mesmo com a segurança, d via , e muito mesmo com d s próprio, sem mesmo um lugar adequado para o seu descanso, isso quando chega a um lugar e e espesso do mesmo. (Como vc pod marca um viagem sem saber pra onde) Concordo q a segurança em primeiro lugar, mais onde e essa segurança pra os profissionais…

  61. Sugiro que os Artigos 148-A – Caput, Parágrafos 1° e 2°, e 150 – Caput do CTB sejam estendidos a todas as classes de habilitação, inclusive ACC, a fim de inibir o consumo de drogas ilícitas por parte desses condutores, inspirado pelo Art. 165 do mesmo Código. Pois é notório o comportamento agressivo, irresponsável e inconsequente por parte de muitos (talvez maioria) desses condutores de veículos de duas, três e quatro rodas. Fonte de pesquisa: Internet.

  62. O Bom seria punir também o emissor da nota fiscal ou CTE e MANIFESTO de carga,pois muitos se arriscam pelos embaixadores, se a multa chega até ele com certeza tem mas força!! Pois no manifesto eles colocam o artigo da lei mas jogam a responsabilidade pro motorista caso descumpra

  63. Só gostaria de Saber Se os Motoristas De Veículos não remunerado quando Ficam de festa 24 horas usando entorpecentes e saem para Uma rodovia viajar serao punidos tambem . Ou Eles tem o previlegio de Não Sentirem sono mais este é o pais dos vagabundos Mesmo . o trabalhador tem (deveres e regras) o vagabundo e bandido tem (direitos e regalias ) não sou contra PRF. Mais eu acho que os caminhoneiros e pessoas de bem devem parar geral. Mostrar para estes
    politicos e criadores de leis e impostos para o povo . E de regalias e direitos para eles proprios . Pois O diesel num valor absurdo e fretes defasados o salário mínimo uma vergonha. E o custo de vida lá em cima alimentos com preços altos. Saúde uma vergonha rodovias precárias

  64. Os motoristas em geral são sacrificados e de forma penosa pelas empresas, não respeita os direitos dos profissionais e não valoriza adequadamente pagando baixos salários.

    • C a lei em funcionamento vai ter um grande aumento de oferta de vagas de trabalho aí tende a melhorar os salários

    • A LEI NÃO SE REFERE A SALARIOS ELA E ESPECIFICA PARA DESCANÇO DE JORNADA COBRE DO SEU SINDICATO.

  65. Quero saber, como vai tirar descanso de 11hs inenterruptas que viaja no Mercosul, Paraguai, onde a ponte nova não ficou pronta até agora, e a travessia do Paraguai para o Brasil, só se faz a noite, até às 7h da manhã, sendo que os vazios só depois da meia noite, e onde se pega fila o dia todo, andando de metro em metro e passa a noite toda andando em fila até atravessar, quero saber como se descansa e porque não resolvem este tipo de problema antes de exigir descanso ?

  66. Tanta lei mais os ponto de descanso não foi feito,chegamos nos posto eles querem cobrar pra agente parar pra descansar,e não temos segurança quando paramos pra descansar,exame tinha que ser feito por todos. Qualquer um que pega a estrada tinha que fazer os exames.

    • É curioso que pedem que construam locais de descanso e reclamem dos postos cobrar. Você não trabalh de graça agora quer que o posto ofereça estacionamento seguro, banheiro, chuveiro, permita que cozinha no pátio, tudo no terreno dele e de graça. Também não é papel do Estado fazer isso. O que os motoristas deveriam entender é que precisam receber diária para bancar as despesas na viagem, poderem escolher o local onde parar para descansar. Como acontece com qualquer profissional que viaja, seja quem trabalha para o governo quanto para a iniciativa privada. Quanto ao exame, em breve será exigido na primeira habilitação e para todos os que exercem atividade remunerada, independente do veículo.

      • E vc acha justo exigir parada se não existe pra todos, acha que cabe caminhao em todos os postos?? Nem de graça nem pagando, não se tem essa estrutura nas estradas do Brasil.

      • QUEM TEM QUE OFERECER LOCAIS SEGUROS E QUEM CRIOU A LEI NO BRASIL A LEI VEM ANTES DA POSSIBILIDADE DE SE FAZER CUMPRIR NO FINAL A CORDA QUEBRA DO LADO DO MAIS FRACO.

  67. Ótima decisão! O descanso além de necessário, contribui, em muito a Segurança no Trânsito.

  68. Meu muito bem ja era a tempo muitos dos profissionais do volante são explorados

  69. Não entendo porque só precisa fazer toxicológico categorias C D E,onde o números de acidentes envolvendo veículos com mortes fatais são de carros de passeios ultrapassam em qualquer lugar a maioria imprudentes,deve ser porque atingem no geral os poderes e familiares,e eles não querem serem punidos só pensam em se mesmo,sou a favor do toxicológico mas que seja para todos independente da categorias,o que tem de play boy drogado no volante é um absurdo mas como são filhos da classe alta inclusive de muitos dos que criam as leis,defendem sua bandeira os trabalhadores e que se ferre triste Brasil as leis continua favorecendo só os ricos.

    • Os veículos pesados representam 5% da frota e estão envolvidos em 50% dos acidentes fatais. Breve o exame será exigido para todas as categorias. Agora, o foco inicial foi nos condutores que são mais sujeitos ao abuso de jornada, usando substâncias para se manterem acordados. O grau de exploração dos motoristas profissionais criuou uma situação tão absurda que, no caso de carga perecível, testes realizados com motoristas comprovaram uso de drogas em mais de 50% deles. Isso está diminuindo mas chegou a níveis absurdos. A cocaína representa 70% da droga predominante nos motoristas profissionais. O que mais assusta é a quantidade de motoristas que reclamam de serem obrigados a descansar. Pedem para viver como escravos. Quem os explora conseguiu até isso.

      • Se avaliando só camioneiros foi detectado níveis absurdos assim, imaginemos se fosse fazer uma faxina em todos os motoristas?

      • A briga é justa e a intenção é boa mas, existem alguns fatores que não são levados em consideração até mesmo pela complexidade de um sinistro de trânsito. A pesquisa fala no envolvimento de veículos pesados em mais de 50% dos acidentes fatais mas, não leva em consideração a causa do acidente. Nos últimos meses, infelizmente, presenciei 4 acidentes envolvendo veículos pesados e em todos, houve vitimas fatais. Em um deles, ficou nítido que a condutora do “veiculo leve” forçou a ultrapassagem; no segundo, a vitima foi o motorista do caminhão que, ao tentar desviar um veiculo forçando a ultrapassagem, tombou o caminhão e veio a óbito. Embora tenha minha opinião sobre os outros dois acidentes, é possível que hajam fatores desconhecidos que tenham influenciado no sinistro, por isso não vou determinar que os motoristas profissionais estivessem corretos. Outra coisa, a pesquisa faz referencia a Rodovias Federais e francamente, a malha federal não ajuda muito né. Sabemos que a fadiga, o uso e o drogas são causas do sinistro porem, pode afetar qualquer motorista e é claro que quando se envolve um veiculo pesado nestes acidentes o risco de morte é de quase 100%. O tema merece discussão, e os caminhoneiros merecem ser tratados como parte da solução e não do problema. O que os colegas colocaram em relação a postos de combustível, malha viária, corrupção de agentes e motoristas de outras categorias, refletem a realidade vivida pelo “Chofer” e talvez, essa “tentativa de ajudar esteja atrapalhando.

  70. Os Postos deveriam por Lei dar suporte aos motoristas independente de abastecer ou não, sob pena de multa pelo DNIT ou até prisão, e preciso ser criada uma LINHA DIRETA TIPO 911, para o comparecimento imediato em fragante ao local para as devidas providências contra a negativa do posto ou estabelecimento que negar apoio aos motoristas, seja qual for, qualquer estabelecimento com pátios as margens das RODOVIAS FEDERAIS fica obrigado por Lei a franquear o acesso com segurança a quaisquer VEICULO de transporte ou não, para o devido descanso e o banho se for necessário.

    • Então os motoristas deveriam trabalhar de graça. Você querer exigir por lei que o dono de um posto ofereça estacionamento seguro, banheiro, chuveiro, uso do seu terreno,, tudo sem receita é transformar o país numa Coréia do Norte. Então transporte sem cobrar, trabalhe pela comida.

      • Mais um puxa saco ,,,para quem esta todo dia em casa é facil concordar com a lei,,,fica 11 hs num patio de posto normalmente com pessima instalaćão sanitarias,,,atras de um computador e com ar condicionado é mole,,,,maurichinho cocozinho engomadinho na redação.

        • Somos ligados as entidades de vítimas. Conhecemos as consequências das tragédias, inclusive que envolvem caminhoneiros e suas famílias. Na nossa redação não tem ninguém com menos de dois milhões de quilômetros rodados em rodovias. Portanto, sua avaliação é típica de quem faz parte do regime de escravidão e exploração dos motoristas. Quer tentar desqualificar quem conhece a dor das mortes causadas por motoristas que digirem cansados e até sob efeito de drogas. Você deve ser puxa saco de explorador de motorista ou tem sociedade na funerária. Não enche a nossa paciência e não acompanhe nosso site. Nós não precisamos de gente como você por aqui.

          • Pra poder falar alguma coisa vai sentar atrás do volante ficar longe da família…no mínimo não deve saber nem com liga um caminhão ..falam das estatísticas mas vão ver se 90% dos acidentes e causados por um motorista de carro que não tem noção do q é um carregado ….o estresse de ter q ficar cuidando das besteiras que muitos carros pequenos fazem.em vez de ficar inventando regras vão tentar tirar a CNH.primeiro e trabalhar no mínimo um ano aí sim pode abrir a boca pra falar alguma coisa . Quero ver o dia q nao restar mais nós que nos desistir.ai quero ver ir no mercado na fruteira abastecer o carro remédio aí sim … muitos já estão largando a profissão..e eu sou mais um que vou largar essa vida

          • Do jeito que estão morrendo graças a essa exploração que você parece defender, realmente logo não restarão mas motoristas. Já tem ‘caminhoneiro” defendendo só 6 horas de parada. Daí para não dormir é um pulo. Então, larga a profissão antes de morrer ou matar.

    • Como os postos de propriedade privada pode ceder espaço em seu estabelecimento para acomodar veículos de 20, 25 ou 30 metros e serem obrigados pra isso e quando seus clientes chegarem o que fazer se a área já estiver toda tomada? Ficam dentro de uma redoma criando leis impossíveis de ser usada na prática. É mesmo que por o carro adiante dos bois.

  71. Trabalho no setor de movimentação de cargas , sou motorista e empregador.
    Sou favorável à tudo que vier pro bem estar e a segurança de motorista de caminhão e usuário das estradas.

  72. Apoio total as medidas tomadas com relação as jornadas. Só não sei como vai ficar os comíssionados, como eu e muitos outros trabalhadores de empresas que não querem pagar um salário digno aos seus motoristas.

    • Não é questão de não querer pagar,eles sabem que tem quem se sujeita a escravidão

  73. Sou motorista a 30 anos como que um motorista vai descansar 11 horas em um pátio de um posto de combustível que não maioria desses postos não tem uma sombra. Tem empresa que demora 10 horas pra fazer um carregamento e entregar a nota fiscal . Como vamos fazer
    PRF só serve pra multa.multa
    Nós caminhoneiro temos que parar na pátio da PRF e ficar lá 11 horas parado usando banheiro deles e tudo mais
    Não temos nem uma condição de de segurança nas estradas PRF sabe bem disso

    • Exatamente isso deveriam fazer isso os camioneiros pararem nos posta da PRF e ficarem lá descansando.

  74. Não sou contrário a lei, mas com relação o descanso fracionado sim, pois quando paramos pra almoçar normalmente demoramos até preparar o almoço, e sempre que sigo viagem tenho sono e paro pra descansar pelo menos 1:30 Hrs pra poder seguir em segurança, isso implica no restante da minha jornada, com essa nova lei, o motorista se obriga a cumprir os horários de trabalho continuo independente de estar com sono após o almoço, isso vai agravar mais os acidentes.

  75. O STF aplica a lei só que eles não olham ou não conhecem não tem lugar suficiente para o caminhoneiro descansar nas rodovias, correto que temos de descansar às 11 horas de descanso agora o STF também tinha que cobrar do Denite rua das concessionárias fazer uma área de descanso para os caminhoneiros

  76. O STF poderia antes de mais nada e ver o valor dos fretes condições das rodovias segurança para os motoristas.
    90% dos motoristas não apoia essa medida
    E 100% dos autonomos não apoia pois vivemos em uma crise lutando para se manter no mercado gerando economia para o país e o governo no coagindo para não trabalhar.
    Multas se trabalhar para honrar as contas e sem contar que vamos cair na mira da receita federal.
    Não temos lucro mais movimentamos por mês média de 50.000.00 reais por mês na conta. Kkkkkkkk
    O Amor está custando muito caro manter um ladrão no poder e sua……… está difícil.
    TEMOS QUE PARAR O BRASIL
    SEM CAMINHÃO O BRASIL E O MUNDO PARA ESTA NO HORA

  77. Queria saber como vai parar estes caminhãoes para descansar o principal para isso acontecer e área de descanso isso ninguém fala estradas cheias de buracos cabeças de ponte cada vez mais fundas colocam radares mais não tampam buracos vergonhoso nosso país

  78. Eu acho que a lei é boa mas porém deveriam ter a punição para as empresas são as que obriga os motoristas rodar !
    Já presenciei muitos motoristas o patrão mandando rodar se parar beleza se não vou embora! Outro ponto É que o motorista não está sendo remunerado o suficiente e quer tirar essa diferença na jornada de trabalho.

  79. Essas Leis são necessárias, impressidivel.
    Mas não adianta aplicar as leis se não houver área de descanso as margens das rodovias.
    Teria que ter áreas de descanso gratuitas e protegidas,para os caminhoneiros descasar em segurança.

  80. Primeiramente esses órgãos governamentais teriam que fazer local de descanso não tem, se o motorista carregar em grande centros não consegue um local e seguro. No papel é fácil reprimir os motoristas mas a realidade é outra.por que eles não exige Primeiramente os ponto de apoio e despois aplicar as leis

  81. Essa lei ela é inconsistente! Quem garante que o motorista que para as 18:00 hs, vai dormir e ou descansar até as 05:00 hs? Motorista tem seu relógio biologia já adequado ao ritmo de trabalho. E os dias de espera para carga e descarga? Não contam? Quem vai pagar os gastos a mas pelo o aumento de dias na viagem? Autônomo não ganha diárias de empresas, o custo sai do frete. Postos hoje cobram até 50,00 reais por pernoite. Essa lei de 11 horas não existe para autônomo! 8 horas, é suficiente.

  82. Eu, Ivan Donizeti Alves, concordo plenamente com o tempo de descanso,sou motorista autônomo,o STF esqueceu que, às rodovias brasileira precisa de área de descanso, isso faz muita falta na questão de segurança,tem posto que não permite pernoitar!!!

  83. Para colocar a lei em vigor tem primeiro fazer um local adequado de descanso para o motorista porque tem posto para vc pernoitar tem de pagar ou abastecer Si todos caminhoneiros for respeitar a lei não vai ter estacionamento para tanto caminhões.

  84. Mais um motivo para multa porque nas maiorias das rodovia nem acostamento tem com vai ter lugar p ficar 11 horas

  85. E quando o condutor trabalha na CLT e mais comissão,das vezes precisa da uma adiantada na viagem para fechar o mês para que não fique no prejuízo,
    Tendo empresa que paga CLT e mais porcentagem sobre média de combustível de uma maneira difícil para o profissional,eu acho que o profissional da estrada teria que ser mais visto como ter um salário digno para não depender de comissão e nem média de combustível aí sim ele trabalharia dentro das normas de velocidade permitida de 60 com chuva e 80 90km horas, comprindo seu dever na forma da lei,

  86. Só quero ver local para descanso já que postos de combustível são propriedade particular e muitos só deixam pernoitar quem abastece além de ter que aumentar a frota do país em pelo menos 40% as estradas precarias que temos irão colapsar e com a fata de motorista que o país .
    Só um alerta.
    O Brasil vai acabar de afundar.

  87. Sou motorista a mais de 30 anos nunca vi um político ir ver de perto a realidade das estrada as condições no dia dia os que colocam as leis se quer conhece um caminhão por dentro,hoje as rodovias estão repletas de quebra molas quando agente anda a noite um pouco mais é ora adianta a viagem,11 horas parado pra quem ganha por produção é muito tempo as 8 horas já tava de bom tamanho,pega um caminhão de 74 toneladas bruto ora trabalha 13 horas vai ficar pouco tempo demais

  88. Esse STF, PRF esses deputados que fazem as leis
    Sao um câncer pra brasil
    Tem que parar fazer uma greve
    Deixar faltar.tudo nas prateleiras
    Pra eles aprenderem que quem movimentando pais somos nós caminhoneiros

  89. E os buracos ?
    Não causam acidentes !!

    Que hipócritas esses entendidos de trânsito, maioria nunca entraram dentro de um caminhão…

  90. Fica Claro dizer então que todos os trabalhadores
    Tem que ter esse intervalo diário, incluindo doutores, enfermeiros, polícias. Se istiingue o famoso 24h por 36 e outros

  91. Primeiro a legislação deveriam implantar parques de descanso,e não perder tempo a noite inteira para não achar um miserável lugarzinho em qualquer posto de combustível, a não ser que abasteça obrigatoriamente ou pagar altos valores a minutos para pousar. Incrível consciência de quem não sabe a vida de trânsito,ou um juiz que permanece 24 horas em UM tribunal para julgar um criminoso ou um traficante.

  92. So fata o STF, ordenar que o denit construa patio para que os motoristas possam cumprir essa lei,afinal como se cumpri uma lei,se nao tem lugar aprprpriado para tal descanso

  93. Pelo menos uma coisa boa em favor dos caminhoneiros,em que o ministro Alexandre de Moraes foi relator,, eu sou caminhoneiro também,, nesse caso do descanso o ministro Alexandre de Moraes está de parabéns,, parabéns mesmo

  94. Infelizmente as autoridades não compra nada em relação pontos de paradas nas rodovias privadas.
    É muito fácil falar que tem ficar 11 horas de descanso.
    Difícil é chegar em postos de combustíveis e não ter direito de estacionar o veículo, simplesmente porque não abasteceu o mesmo.
    Pagamento pra tomar banho.
    Pagamento pra estacionar.

  95. Gostaria de saber onde poderá parar para descanso? Postos de gasolina só pernoita quem é cliente, se trata de um local privado !
    O Governo e a PRF disponizara espaços para o descanso , terá segurança pública?

  96. Essa lei foca no descanso e jornada do motorista ,ótimo,, agora Pra aprimorar o governo tem focar em segurança nas rodovias, fazer estacionamento de parada com estrutura e segurança para que os motoristas consigam realmente descansar, porque pela pressão imposta pela lei e prf,mesmo que o motorista fique 11 hrs parado ele consegue ter um bom descanso se parar em qualquer lugar que não se sinta seguro….

  97. Gostaria de saber onde vamos parar para descansar,se somos enxotados dos postos se não abastecemos e também não tem áreas de descanso suficientes.Mais um meio de arrecadação com multas.

  98. Seria tudo muito bom se as estradas no Brasil fossem referência de segurança pra dar exemplo,se tivesse área digna de descanso,se os postos de combustível tivesse apóio do governo pra receber os caminhões pra pernoitar em suas áreas etc. Hoje ser caminhoneiro não é atrativo pra ninguém.

  99. No ano passado estava com um defeito de arrefecimento no caminhão aproveitei a noite , enfim fiz 6:30 hs de pernoite qdo fui para pela PRF de catalão as 11:22 HS da manhã aí fiquei até 22:22hs , perguntei pro agente onde eu ia fica pq lá e um pátio todo aberto sem um pé de árvore sem sombra um sol de 40° graus e onde eu ia ficar , ele me respondeu vc pode ir pra cidade pra onde vc quiser mas o caminhão tem que ficar 11 horas parado e o que preciso , ou seja o motorista pouco importa pra PRF importante e o disco de tacógrafo marcar 11 horas parado , sai de lá as 22:22hs caminhão com defeito viajei a noite toda cansado exausto do dia parado fui tomar banho na madrugada já pq eles não oferece nenhum apoio cheguei em SP no dia seguinte as 12:30 hs correndo risco de se acidentar por causa de uma lei que não funciona , ele te pune mas não te dão nenhum auxílio , vc fica no sol enquanto eles estão de da base no ar condicionado com água gelada qdo sente fome provavelmente tem cozinha ou eles pegam a viatura e vai até um posto se alimentar , mas as rodovias um lixo , pedágios caríssimo, combustível precos nas alturas , um governo que não e capaz de fazer o que e certo ai a culpa e dos caminhoneiros , deixa nos trabalhar em paz, só queremos trabalhar mais nada , um PRF põe uma pistola na cintura e trabalha 24 hs , mas nós não podemos trabalhar.

  100. A primeira coisa que deveriam colocar em pauta seria a mudança no frete coisa que ninguém fala porque não só os autônomos mas também as empresas vão ter um gasto muito maior e o faturamento vai ser muito menor e se pensam que os acidentes vão diminuir infelizmente vai aumentar porque vai ser muito veículo em cima da pista no período diurno que é o que já está acontecendo porque nos últimos 30 40 anos não teve nenhuma melhoria nas rodovias porém a quantidade de veículos só aumentou veículos e caminhões só não vê isso quem não quer ver

  101. Leis que só prejudica o trabalhador, 12 horas parado não é descanso é estresse total, o motorista tem que dormir quando estiver com sono, muitas vezes, como acontece comigo, durmo 6 horas, acordo 4:30 da manhã, rodo até 6:30 da manhã, paro pra tomar café sigo até umas 11:30 paro para almoçar depois durmo até umas 14:00 horas e sigo até o destino, rodando uns 800 km no dia. Isso sim é uma jornada tranquila.

  102. Essa lei descanso de 11 horas isso e uma verdadeira palhaçada , isso só gera atraso sou autônomo e totalmente contra 8 HS e suficiente pra descansar se TDS fizesse já estaria ótimo, deixa nos trabalhar em paz , motoristas pegam carros de passeio dirigindo 24 HS sem parar e nos caminhoneiros que estamos sofrendo penalidade deixe nos em paz 11 horas ininterrupta e fazer nós ficar mais tempo longe de casa , ninguém fiscaliza condições das rodovias, pedágios caros , combustível caríssimo não existe lei a favor de nós sempre contra e querem nos enganar dizendo que pra segurança isso só aumenta faturamento pq as multas vão multiplicar centenas de vezes pq isso e um absurdo , deixa nos trabalhar em paz

  103. Só falarão em leis….mais como fica o salário. Do motorista …..falar e fácil…para .quem ..recebe…e é funcionário do governo …eai ….gostaria de uma resposta ……

  104. Parabéns a todas as autoridades que se empenharao nessa jornada e também Sr Alexandre de Moraes pelo reconhecimento desta nova lei tenho certeza que ficará bem melhor para toda sociedade parabéns novamente para todos envolvidos nessa nova etapa estáva realmente precisando ser escrarecida

  105. Gostaria de um parecer do seguinte: Operação Descanso Legal no meu humilde entendimento é maravilhosa, o trabalhador das entradas precisa ter direito a interstício adequado, similar a qualquer trabalhador CLT, podemos ter a sensibilidade inclusive empatia e atentar para a realidade da rotina do caminhoneiro que dirigi durante sua jornada laboral e ao fim do dia não volta para o conforto e carinho de seu lar, tendo que fazer o descanso na grande maioria na cabine (boléia) do caminhão, mesmo atualmente com vários ítens de conforto temos que ser sensatos não é a mesma coisa que estar no seu lar com sua família, realidade essa que é muitas vezes diárias, semanais, mensais e pasmem, conheço colegas que ficam vários meses longe de seu círculo familiar e social. Todo esse contexto já seria suficiente para amparar e dar todo o direito do caminhoneiro poder descansar 11 horas entre jornadas. Há estudos que inclusive que dão conta de um aquecimento no ramo rodoviário caso for respeitando esses interstício, pois naturalmente haverá mais necessidade de veículos para atender as demandas, no modelo anterior a exploração da mão de obra com motoristas trabalhando 24/24, 7/7, 30/30 e não recebendo por isso. Mas infelizmente há um ponto que traz uma enorme interrogação? Haverá fiscalização suficiente? Havendo fiscalização será imune a fraudes? Enfim tudo em relação a Lei criada é com fim lícito e necessário. Infelizmente os jogos de interesse e poder atrapalham as finalidades.

    Por fim temos que em comum, sociedade, políticos, autoridades, empresários e caminhoneiros ter interesse absoluto na preservação da vida e motoristas descansados podem ser sem dúvidas, garantia de menos acidentes e menos perdas de vidas. Eu e você não queremos ir a algum necrotério do país identificar um familiar vítima de acidente de trânsito, onde um caminhão de 75 toneladas PBTC com motorista sem descanso adequado dorme no volante e provoca uma tragédia.

  106. Deveriam os magistrados acompanharem melhor a vida de um profissional da estrada, não so jugalo!! Nós ficamos mais de 15 horas numa fila para carregar ou descarregar e ninguém faz nada por nós só sabem dar multas,tratar nós como qualquer um não temos área de descanso, nem banheiro pra tomar um banho e querem colocar horário de descanso fica longe das famílias como nós ficamos pra ver se é bom, aí falao que não temos cultura más sem cultura fazemos o Brasil andar,como fica onze horas parados sem ter lugar Fassa uma lei justa prá todos!!! Não são só comioneiros que anda drogados, rebitados, bêbedos,o teste toxicológico deveria ser pára todos,ser feitos nas base da PRF não em laboratório que o teste é alduterado desculpa pelo desabafo com 38 anos de profissão obrigado!!!

  107. Bom eu também sou a favor. Todos são mais as vezes descansar aonde.se não for cliente do posto nem banho pagando deixam tomar e se não abastecer pelo menos 300 litros muito menos cobrar é fácil mais fazer pontos de apoio é difícil. Nem estrada para rodar temos mesmo pagando pedágio aí querem hora de descanso primeiro da o apoio depois cobra mais aqui no Brasil é tudo para encher o bolso do governo e tem motorista que nem sabe o que fala .nem todos são drogados só se droga quem já é viciado a carga é de horário. Carga de horário é a que chega não quem se droga. Façam pontos de apoio e depois façam cumprir a lei

  108. Excelente matéria, abordou com precisão vários itens do nosso dia a dia. Recomendo a leitura da matéria aos demais colegas do trecho.

  109. E os pontos de descanso oferecidos pelo Governo,onde estão?
    Tem posto de combustível que vc só pode estacionar se pagar ou colocar uma certa quantidade de diesel
    As vezes vc para em um posto de combustível que não cobra por estacionar mas não tem vaga
    É só cobrança em cima do profissional
    Fazer algo p o benefício do profissional para que a lei seja cumprida não fazem
    Alguém aí que saiba o que realmente passamos no dia dia para amparar o Caminhoneiro????

  110. Pelo amor de Deus bando de idiotas não tem espaço não tem pontos de paradas. Temos que pagar estacionamento se quiser achar um lugar decente para descansar e o fim. Tínhamos que parar todos.

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