DESTINO CERTO E RÁPIDO: Novo aplicativo lançado pelo DEER, em MG, facilitará a vida dos passageiros de ônibus na Região Metropolitana de BH. Foto/Reprodução: Divulgação

Novo sistema é capaz de indicar, com rapidez e precisão, a melhor rota para se chegar a cada destino

Transitar pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) ficou mais fácil, ágil e seguro. A partir de agora, quem utiliza o Sistema de Transporte Metropolitano pode contar com o ÓtimoAPP, aplicativo capaz de indicar, com rapidez e precisão, a melhor rota para se chegar a cada destino, detalhando o ponto mais próximo da localização do passageiro e a previsão de chegada de cada linha.

A nova ferramenta, lançada em evento nesta quinta-feira (4/7) pelo Consórcio Ótimo em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), já está disponível para download gratuito nas lojas Google Play e App Store, e vai otimizar o sistema de deslocamentos por ônibus na Região Metropolitana, além de possibilitar melhorias no atendimento prestado aos usuários.

O ÓtimoAPP oferece uma série de serviços e vantagens aos passageiros. Uma delas é a disponibilização de uma ferramenta de fácil utilização para consulta aos quadros de horários e itinerários de cada linha, otimizando o tempo dos usuários. Ao inserir localização e destino, é possível consultar a melhor rota para o trajeto, e também a previsão de chegada dos ônibus indicados em cada uma delas.

Demanda antiga

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, reforça o ganho em segurança e conforto para quem utiliza o transporte coletivo dentro da RMBH. “Esta é uma demanda antiga dos usuários e que estamos muito felizes em poder entregar junto ao Ótimo. Hoje, o transporte metropolitano é georeferenciado, então nada mais justo do que fazer essas informações chegarem ao cidadão, facilitando o seu dia a dia e conferindo mais segurança e conforto”, afirmou.

“Temos um desafio hoje que é o de modernizar a administração pública. Tenho certeza que, por meio do aplicativo, teremos condições de transformar a maneira pela qual os usuários hoje se locomovem pela RMBH”, disse. “Temos 19 milhões de passageiros e 420 mil viagens por mês. É impossível dar conta de todas as ações que envolvam o funcionamento correto do sistema se não tivermos inteligência, informação, se não dermos esse passo definitivo rumo à administração digital”, completou Barcelos.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Rubens Lessa Carvalho, destacou que o objetivo da iniciativa é aperfeiçoar os deslocamentos por ônibus na RMBH. “Queremos oferecer o melhor serviço possível ao usuário do Sistema de Transporte Metropolitano. O ÓtimoAPP calcula as opções e mostra a forma mais rápida para o deslocamento desejado. Por meio de um mapa, é possível consultar os pontos de embarque e desembarque mais próximos de onde o usuário se encontra e saber a previsão de chegada de cada linha”, explica.

Recarga rápida e segura

Outra vantagem do ÓtimoAPP é a possibilidade de recarregar o cartão Ótimo – categoria “Cidadão Identificado” – sem sair de casa. O usuário pode fazer compras de créditos pagando com o seu cartão de crédito, de forma ágil e segura. O passageiro pode, ainda, favoritar suas linhas e pontos mais utilizados, para acessá-las rapidamente sem precisar pesquisar no mapa.

Consulta de endereços dos postos de venda e recarga Ótimo, bem como um espaço para registro de dúvidas, sugestões e reclamações também estão disponíveis no ÓtimoAPP.

Assistente Virtual Sol

Outra novidade lançada pelo Consórcio Ótimo é a assistente de atendimento virtual que possibilita recarga de cartões pelo Facebook e agendamento de atendimentos. O serviço de atendimento virtual, conhecido como chatbot (chat + robô), já está funcionando e utiliza mensagens automáticas e Inteligência Artificial para apresentar os serviços e oferecer soluções. Com ele, os passageiros não precisam mais se deslocar a um posto de venda para fazer a recarga de seus cartões: com poucos cliques, é possível adquirir créditos, pagar com cartão de crédito, agendar atendimentos nos postos físicos e tirar dúvidas. O atendimento é todo feito por uma assistente virtual, apelidada de Sol.

O novo serviço pode ser acessado pela palma da mão, de forma simples, prática e segura. Basta o usuário entrar pelo seu celular ou computador na página do Cartão Ótimo no Facebook e iniciar uma conversa privada pelo Messenger com a Sol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui