O contrato de concessão do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas com o consórcio SPMar será assinado hoje, às 10 horas, no Palácio dos Bandeirantes, segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

De acordo com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), o documento vai garantir à SPMar a construção do Trecho Leste e a exploração das praças de pedágio nos Trechos Leste e Sul. Com a assinatura, a concessionária estará autorizada a iniciar a obra, que deve ficar pronta em 18 meses. O objetivo do governo do Estado é diminuir o congestionamento nas principais rodovias.

O Trecho Leste será a terceira parte do Rodoanel a sair do papel. Ele vai cortar quatro cidades no Alto Tietê: Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano. Mauá e Ribeirão Pires, na região do Grande ABC, também serão cortadas.

Serão 16,7 milhões de metros quadrados a serem desapropriados nestes municípios. A obra está orçada em R$ 4 bilhões e vai interligar o Trecho Sul à região. Esta ligação terá 43,5 quilômetros de extensão, a partir de Mauá até a rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Arujá.

Está previsto no projeto que os motoristas poderão entrar ou sair da rodovia por quatro acessos: na ligação com a avenida Papa João 23, em Mauá; na rodovia Henrique Eroles, em Suzano; na rodovia Ayrton Senna, em Itaquaquecetuba; e no final do Trecho Leste, em Arujá, pela Dutra. A via seguirá os moldes dos trechos já em operação, com quatro faixas de circulação e limite de velocidade de 120 km/h. Haverá nessa parte 14 pontes e quatro túneis. A SPMar informou que vai se pronunciar sobre as obras do Rodoanel após a assinatura do contrato de concessão do Trecho Leste.