O DNIT vai elaborar um Estudo de Viabilidade para identificar alternativas de ampliação das rotas de fuga das usinas nucleares de Angra I e II, na BR-494, no estado do Rio de Janeiro. Na quinta-feira (16), foi assinado o contrato para a realização do EVTEA, que ficará pronto em 150 dias e representa um investimento de R$ 300 mil.
Será feito um diagnóstico na área de influência das usinas que servirá de diretriz para os projetos e, em seguida, a execução das obras propriamente ditas. As visitas técnicas e os levantamentos serão iniciados no dia 04 de julho.
O estudo abrange o trecho entre o município de Mangaratiba e a BR-116, ligando esta rodovia à BR-101. Assim, será possível aproveitar os traçados das vias estaduais já existentes, a RJ-149 e a RJ-155, numa extensão total de 93 quilômetros.
No trecho entre Getulândia e o entroncamento com a BR-116/RJ (Km 51 até 66), serão analisadas três possibilidades de traçado:
• Opção A – BR-494, coincidente com a rodovia estadual RJ-155: início em Getulândia indo até à BR-116, próximo ao acesso à cidade de Barra Mansa. Esse trecho já é pavimentado.
• Opção B – BR-494 cujo traçado é coincidente com um trecho de Rodovia Municipal (implantado): início em Getulândia, no entroncamento com a Rodovia RJ-155, indo até à BR-116 no trevo da Rodovia dos Metalúrgicos.
• Opção C – BR-494 com traçado original do PNV: início em Getulândia, indo até a BR-116 em trecho virgem até no entroncamento com a BR-393/RJ-155.
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