Ontem, durante a inauguração de Central de Flagrantes da zona norte de São Paulo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que deve decidir, ainda nesta semana, qual rodovia de São Paulo abrigará a fase de testes do projeto piloto do novo sistema de cobrança de pedágio, em que serão cobradas tarifas por quilômetros rodados.
– Nós vamos começar ainda neste ano um projeto piloto, o Free Flow. Nós vamos pegar uma concessão e fazer o projeto nela, para depois começar a expandir. Tem três hipóteses, até o final da semana vamos decidir em qual delas será instalado o projeto.
A ideia do governo é que o valor do pedágio pago pelos motoristas seja proporcional à distância rodada por seus veículos, ou seja, quem rodar muito por uma rodovia paga mais e quem rodar pouco, paga menos.
O novo modelo dependerá da instalação de chips nos carros, e do monitoramento deles por pontos de checagem, chamados tecnicamente de “pórticos”. A partir desses pontos será feito o cálculo do número de quilômetros percorridos.
Até o final do ano, o governo vai começar a testar o sistema de cobrança com chips. No começo, alguns motoristas participarão de maneira voluntária. De acordo com a Artesp, “caso na fase de testes se verifique a eficiência do novo sistema, a tendência será expandir para outras rodovias concedidas no Estado de São Paulo”.
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