Motorista do ônibus de acidente com torcedores do Corinthians é indiciado
INDICIADO: Motorista do ônibus de acidente na BR-381 com torcedores do Corinthians, em agosto, é indiciado por homicídio culposo. Foto: Divulgação/CBMMG

Polícia Civil de Minas Gerais divulgou na manhã desta quarta (6), resultado das investigações. Cleber Felipe Vicente Martins foi indiciado por homicídio culposo

O motorista do ônibus que tombou no km 520 da Rodovia Fernão Dias (BR-381), em Igarapé (MG), no dia 20 de agosto deste ano, com torcedores do Corinthians, foi indiciado por homicídio culposo, após a conclusão do inquérito, segundo informou a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), na manhã desta quarta-feira (6).

Na dia do sinistro (acidente), o portal Estradas divulgou, com exclusividade, que o veículo Scania, modelo Irizar Century S, ano 2008, estava com cronotacógrafo – a caixa preta do setor de transportes rodoviário – vencido havia quase três anos e não poderia circular. O equipamento registra velocidade praticada, tempo de direção e distância percorrida. Informações essenciais para a perícia que fica prejudicada em função da irregularidade do equipamento.

Além disso, a viagem era clandestina, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Na ocasião, o Estradas também apurou que o ônibus tinha multa recente por excesso de velocidade. O veículo constava, na ocasião, em nome da empresa C.F.V. Martins Transportes ME, de Jacareí (SP). Os torcedores seriam quase todos do Vale do Paraíba, em São Paulo.

Fiscalização da ANTT está ‘desmontada’

Segundo o diretor do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), Wagner Dias, o desmonte da fiscalização da ANTT já dura mais ou menos três anos.

Dias explica que o marco inicial desse desmonte foi o desligamento do Canal Verde Brasil, uma rede de cerca de 60 pórticos, que monitorava a logística, a movimentação de bens e de pessoas pelo país. “A fiscalização da ANTT sabia, por exemplo, como era a movimentação do transporte de cargas. E com isso, ela conseguia é fazer fiscalizações de forma eletrônica na parte de transporte de cargas, e isso também era um insumo muito importante para a fiscalização do transporte de passageiros, em especial no transporte rodoviário clandestino de passageiros“.

De acordo com o diretor, com o desligamento do canal Verde Brasil perdeu-se uma ferramenta fundamental para essa fiscalização e esse monitoramento, em especial. Esse foi o primeiro golpe que a fiscalização da ANTT sofreu”, frisou.

Ainda segundo Dias, a ANTT, em um ano, passou por duas reestruturações. Essas mudanças reduziram os postos de fiscalização em todo o país, normalmente em rodoviárias. “Além disso, foi muito reduzida a atividade de combate ao transporte clandestino em todo o país. As missões e as equipes foram muito reduzidas. E o maior penalizado com essas medidas, foi o cidadão, que trafega na via pública, nas rodovias brasileiras. Isso é realmente muito preocupante“, pontuou.

Estradas fez alertas

Estradas vem advertindo, há meses, sobre as falhas nas fiscalizações do transporte de passageiros estadual (Artesp) e interestadual (ANTT). Em março deste ano, ocorreu um acidente com um ônibus da Viação Cometa, na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), que mostrou claramente a negligência da fiscalização.

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