Ônibus de acidente com 7 mortos na MG-120 estava irregular
IRREGULAR: Ônibus Scania do grave acidente com 7 mortes e 15 feridos na MG-120 estava irregular. Foto: Divulgação/CBMMG

Estradas apurou que a empresa Sampaio Turismo tem cadastro somente para viagem eventual de transporte fretado, não aberto ao público

O ônibus da Sampaio Turismo envolvido na tragédia na MG-120, em São João Evangelista (MG),com sete mortes e 15 feridos estava irregular. O Estradas apurou que a empresa é a responsável pela prestação de auxílio às vítimas do grave sinistro (acidente) ocorrido na madrugada desta quarta-feira (17), no km 254 da MG-120, com sete mortos e 15 feridos, de acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) de Minas Gerais. A responsabilidade é extensiva aos familiares.

O Estradas apurou também que a empresa Sampaio Turismo não é detentora de concessão para operação da linha intermunicipal entre Belo Horizonte (MG) e Minas Novas (MG).

Segundo a Seinfra, a empresa é cadastrada no DER-MG para realização de viagem eventual de transporte fretado, ou seja, serviço de transporte de passageiro, não aberto ao público, prestado para grupo fechado de pessoas, com pontos de origem e destino preestabelecidos, por meio de contrato e prévia autorização. Para a prestação deste tipo de serviço, ela deve seguir o que está estabelecido na legislação vigente, em especial a Lei 23.941/2021.

Em função do sinistro ocorrido na MGC-120, km 254, nas proximidades de São João Evangelista, a empresa é a responsável pela prestação de auxílio às vítimas e assistência aos familiares“, informou a Seinfra, por meio de sua assessoria de imprensa.

Ônibus de acidente com 7 mortos na MG-120 estava irregular
TRISTEZA: Tombamento do ônibus, irregular, da Sampaio Turismo, deixou sete mortes e 15 feridos, na madrugada desta quarta (17), em Minas. Foto: Divulgação/CBMMG

O sinistro

Na madrugada desta quarta-feira (17), o Scania, modelo Marcopolo Paradiso R, saiu de Belo Horizonte (MG) com 40 passageiros rumo à cidade de Minas Novas (MG).

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), há indícios de que as vítimas fatias não utilizavam o cinto de segurança, no momento dom tombamento.

Ainda de acordo com os militares, o motorista foi resgatado em estado de choque e encaminhado a um hospital.

De acordo com o CBMMG, o ônibus Scania estava em velocidade incompatível com o local.

Segundo algumas passageiras a um veículo de imprensa local, o motorista parou em um posto de gasolina, antes da parada de lanche. “Havia um cheiro muito intenso de pneu queimado. Não sei se o motorista falou sobre isso com o funcionário do posto. Depois de meia hora, ele seguiu viagem até a parada para o lanche“, disse a passageira.

Ainda de acordo com a mulher, depois da parada do lanche, o motorista começou a dirigir em uma velocidade acima do normal, até vir a tombar.

Ônibus de acidente com 7 mortos na MG-120 estava irregular
TRÁFEGO INTERROMPIDO: Acidente provocou interdição da rodovia por horas, até  retirada do ônibus. Foto: Divulgação/CBMMG

Multas

O Estradas também apurou que o veículo é um Scania, ano 2005, modelo Marcopolo Paradiso R, pertencente ao Fábio Sampaio, e tem quatro multas, em aberto, aplicadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (MG), por excesso de velocidade e por avançar o sinal vermelho; pelo DNIT; pela Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG), por dirigir o veículo utilizando fones de ouvido.

As vítimas

Segundo o delegado Marceleandro Clementino, as vítimas foram identificadas como:

  • Edalci Pimenta dos Santos, 63 anos, natural de Santa Maria do Suaçuí (MG)
  • Maria Arlete dos Santos, 49 anos, natural de Santa Maria do Suaçuí (MG)
  • Maria das Dores Rodrigues Queiroz, 70 anos, natural de Capelinha (MG)
  • Fernando Rodrigues Queiroz, 37 anos, natural de Venda Nova (MG)
  • Sebastião de Jesus Oliveira, 62 anos, natural de São Sebastião do Maranhão (MG)
  • Aparecida Maria Pires, 51 anos, natural de Belo Horizonte (MG)
  • Arlete Gomes da Silva, 58 anos, natural de Água Boa (MG)

A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

Veja mais sobre o transporte de passageiros

Transporte rodoviário de passageiros está fora de controle e acidentes aumentam

Veja mais sobre viagem de ônibus segura

Veja 20 dicas para você viajar de ônibus com segurança e identificar situações de risco

Veja mais sobre a importância do cinto de segurança

Profissional de verdade usa o cinto de segurança

1 COMENTÁRIO

  1. Lamento muito as vítimas deste acidente. É importante saber se viajavam com o cinto de segurança. Porque é que o acidente não foi evitado?

Comentários encerrados