Devido à amplitude dos estragos e das condições climáticas desfavoráveis, a estimativa da Ecosul, concessionária responsável pelo trecho da BR-116 que está interrompido, é liberar o tráfego na terça-feira. Equipes da empresa trabalham na recuperação da trafegabilidade no quilômetro 469, em São Lourenço do Sul, onde parte da ponte sobre o Arroio Passo do Pinto foi levada pela enxurrada que atingiu a região.

Desde sexta-feira está sendo construído um desvio na lateral da rodovia, com cerca de 80 metros de extensão. Pelo menos cinco mil toneladas de pedras serão levadas para compor a obra. Para isso caminhões circulam diuturnamente, levando o material e tubos de concreto. Uma verdadeira força-tarefa, com mais de 150 pessoas, participa dos trabalhos, que prosseguem 24 horas por dia.

Um amplo estudo hidrológico do local está em andamento e o mapeamento hídrico da região está sendo analisado para identificar a origem da grande quantidade de água que assolou a Zona Sul. A sinalização foi reforçada em diversos pontos.