PERÍODO ANALISADO | KM | SENTIDO | TOTAL DE ACIDENTES ANTES DO FECHAMENTO | TOTAL DE ACIDENTES DEPOIS DO FECHAMENTO | REDUÇÃO % | Total de fechamentos |
MESES (JAN- FEV- MAR) | 069+510/SC | SUL | 20 | 0 | -100% | 1 |
026+050/SC | SUL | 5 | 0 | -100% | 1 | |
149+060/SC | SUL | 9 | 0 | -100% | 1 | |
116+940/SC | NORTE | 16 | 0 | -100% | 1 | |
013+020/SC | SUL | 12 | 0 | -100% | 1 | |
014+554/SC | SUL | 13 | 0 | -100% | 1 | |
026+596/SC | NORTE | 11 | 0 | -100% | 1 | |
036+940/SC | NORTE | 9 | 0 | -100% | 1 | |
130+026/SC | NORTE | 9 | 0 | -100% | 1 | |
055+055/SC | NORTE | 5 | 1 | 80% | 1 | |
MESES (ABRIL-MAIO-JUNHO) | 051+000/SC | SUL | 8 | 0 | -100% | 1 |
061+000/SC | SUL | 5 | 0 | -100% | 1 | |
057+000/SC | NORTE | 2 | 0 | -100% | 1 | |
053+000/SC | NORTE | 6 | 4 | -33% | 1 | |
102+000/SC | NORTE | 3 | 0 | -100% | 1 | |
208+834/SC | SUL | 10 | 0 | -100% | 1 | |
Total | 143 | 5 | -85% | 16 |
De acordo com o contrato de concessão e determinação da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, a concessionária deve fechar todos os acessos irregulares no trecho concedido.
São considerados acessos irregulares, aqueles que foram criados por conta de particulares ou do município sem sinalização nenhuma e muitas vezes precários.
A concessionária comunica o proprietário, particular ou municipal, sobre o fechamento através de uma intimação e dá um prazo para regularização. O proprietário deve apresentar um projeto que será autorizado pela concessionária. Se nada for feito, a concessionária tem o direito de regularizar o acesso.
“Primeiro analisamos o acesso e verificamos se o morador ou comerciante não vai ficar sem entrada e saída do local. Depois fazemos toda a sinalização necessária para dar segurança ao usuário. É importante dizer que nunca fechamos um acesso, sem dar opção de entrada e saída”, diz o diretor superintendente da Autopista Planalto Sul, Antônio Cesar Ribas Sass.
A concessionária faz um levantamento da criticidade do ponto, se é passível de acidentes graves. A partir deste levantamento são tomadas medidas para proporcionar um trânsito seguro. Na maioria dos casos, os proprietários são hostis e impedem o fechamento mesmo sendo informados sobre as causas do bloqueio. A concessionária tem que recorrer à Justiça ou à Polícia Rodoviária Federal para conscientizar os proprietários da importância deste trabalho e conseguir autorização legal para fechar o acesso irregular.
Em alguns casos havia vários acessos num só local, causando confusão no trânsito e aumentando o risco de acidente. “O que estamos fazendo é normatizar o acesso”, diz Antônio Cesar.
Família carbonizada – Em Correia Pinto – SC, no km 221, já aconteceram três acidentes por conta de acesso irregular. Mas, o que causou mais comoção aconteceu em junho de 2012 e que vitimou três pessoas da mesma família.
Segundo a polícia, por volta de 15h30min, Sebastião Lima de Liz, 73 anos, tentou atravessar a rodovia com um Corsa Sedan e foi atingido por um Space Fox de Lages, que trafegava pela BR. Com o impacto, o Corsa praticamente partiu ao meio e pegou fogo.
O motorista, a filha Maria Aparecida Souza de Liz, 43, e a neta Eduarda de Liz Gomes, nove, morreram queimados. Outro neto, Fabrício Pereira de Liz, seis anos, foi arremessado para fora do carro e não se queimou, mas ficou bastante machucado e foi conduzido ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.
O acesso irregular foi fechado pela concessionária, mas a Justiça mandou reabrir. “Estamos recorrendo para fechar novamente, porque o local é extremamente perigoso. O usuário tem que se conscientizar é melhor andar alguns metros a mais e fazer a travessia com segurança do que correr o risco de perder a vida”, afirmou Antônio Cesar.
Fonte: Autopista Planalto Sul