As formas de pagamentos dos pedágios no Brasil devem mudar muito nos próximos anos. A adoção de sistemas de cobranças eletrônicas, como o “free flow”, que permite o reconhecimento automático das placas dos veículos, ou até mesmo a utilização do celular, modernizará a relação das concessionárias com os usuários.
Sobre a opção do uso de telefones celulares, o diretor da UPM2 (empresa de soluções de tecnologia global) Luiz Fellipe Von Uslar Petroni acrescenta que se trata de uma solução “democrática”, pois, atualmente, o País registra cerca de 227 milhões de celulares, número superior ao da população brasileira. Ele explica que o procedimento consiste em o usuário comprar créditos pelo aparelho e, depois disso, é gerado um código numérico específico que é enviado por mensagem para o telefone celular do cliente. Quando o motorista aproxima-se da cabine de pedágio, ele mostra o código na tela do celular a um sensor e, automaticamente, é informado ao sistema o valor a ser debitado e é liberada a passagem.
O executivo detalha que a cobrança poderá ser concretizada através de débito em conta ou cartão de crédito. Ele argumenta que as concessionárias podem optar por não repassar o custo do serviço aos usuários, pois ganhariam em agilidade na sua operação. No entanto, essa questão dependerá da estratégia das companhias e da regulamentação da iniciativa.
Petroni afirma que todos os modelos de celulares são compatíveis com o serviço e destaca que a solução pode ser aproveitada em outros segmentos como, por exemplo, ingressos para partidas de futebol e de metrô. Para a proposta cumprir o seu papel de dar fluidez ao trânsito, o diretor enfatiza que é fundamental que os usuários lembrem-se de adquirir o crédito antes de iniciarem a viagem e não quando chegarem à cabine de pedágio. Nesse caso, eles precisariam parar o veículo para ativar o crédito.
Outra mudança que transformará o cenário da circulação de veículos no País é a implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav). Por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o sistema deve começar a ser instalado no próximo ano e finalizado em junho de 2014. Através de um chip eletrônico, que pode ser colocado na placa ou no vidro, será possível levantar informações sobre o veículo monitorado ou fazer o seu rastreamento.
O diretor-técnico da Seagull Tecnologia, Maurício Moura da Luz, diz que, além de ajudar na fiscalização e no combate ao roubo de veículos, o Siniav torna-se uma alternativa viável para a implantação de sistemas de cobrança de pedágio na modalidade multi lane free flow. Luz e Petroni participaram ontem do 7º Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões (CBR&C ) e da 7ª Exposição Internacional de Produtos para Rodovias (Brasvias).
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