Foi publicada nesta semana, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a mudança do índice utilizado para reajustar as tarifas de pedágio nas rodovias paulistas neste ano. A medida altera o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

A medida pode fazer com as tarifas de pedágio se elevem ainda mais, uma vez que o novo índice está acima do antigo.

De acordo com a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo), para a tomada da decisão, foram considerados os históricos de ambos os índices. Em nota, a Agência informou que o IPCA apresenta uma variação acumulada bem abaixo do IGP-M.

IGP-M x IPCA
Segundo a nota, desde 1997, ano de início das concessões rodoviárias paulistas, até 2011, o IGP-M acumula variação de 229,91%, enquanto o IPCA variou 134,85%.

Porém, em dezembro de 2011, enquanto o IGP-M fechou o ano em 5,10%, o novo índice de reajuste do pedágio fechou em 6,55%.

De acordo com a Artesp, a alteração é uma resposta às aspirações dos usuários e faz parte de uma ampla negociação entre o governo e as concessionárias.

Outras medidas
A Agência também informou que uma ampla revisão dos contratos de concessões rodoviárias está em andamento, com o apoio da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), contratada para prestar consultoria com vista à eventual revisão dos índices utilizados nos contratos e na gestão deles. Porém, estes estudos ainda não foram concluídos.

Neste ano também passará por um projeto piloto a implementação do sistema de pedágio Ponto a Ponto, que permitirá que o motorista pague apenas pelo trecho percorrido.