Ônibus do acidente na BR-153/GO, que matou 2 motoristas, tem 11 multas por excesso de velocidade
VELOCIDADE: Ônibus do acidente na BR-153/GO, que matou 2 motoristas, tem 11 multas por excesso de velocidade. Foto: Carlos Daniel Moreira Batista/Ônibus Brasil

Estradas apurou com exclusividade que o veículo Scania, ano 2016, tem 10 autuações aplicadas pela PRF e uma pelo Dnit

O ônibus Scania, da empresa Falone Turismo, envolvido no acidente que matou os dois motoristas após colidir na traseira de uma carreta no km 233 da BR-153, em Hidrolina (GO), na madrugada desta quarta-feira (26), tem 11 multas em aberto, por excesso de velocidade. As infrações foram aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O Estradas apurou com exclusividade que o veículo é da marca Scania, modelo Marcopolo Paradiso DD, ano-modelo 2016, e está com cronotacógrafo regularizado. Entretanto, a reportagem  apurou também que há 11 infrações, em aberto, todas por excesso de velocidade, aplicadas entre 2024 e 2025.

Vítimas

Segundo o Instituto Médico-Legal de Uruaçu (GO), os motoristas que morreram foram identificados como José Edison Ferreira dos Santos (condutor no momento da colisão) e Carlos Alberto Coelho dos Santos (motorista reserva). Eles ficaram presos às ferragens, e morreram no local, após a violenta colisão contra a carreta.

Outras nove pessoas ficaram feridas, algumas delas em estado grave; e foram socorridas para hospitais da região. Segundo a PRF, o motorista reserva descansava na cabine no momento do impacto.

Ônibus do acidente na BR-153/GO, que matou 2 motoristas, tem 11 multas por excesso de velocidade
TRISTEZA: Ônibus é um infrator contumaz, com 11 multas por excesso de velocidade. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Trajeto

O coletivo fazia a linha Balsas (MA) – Goiânia (GO), que tem cerca de 1425 quilômetros, e transportava nove passageiros.

Estradas manteve contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para saber se o veículo e a empresa têm autorização para a viagem entre os dois estados. A reportagem aguarda a resposta da Agência.

A reportagem também entrou em contato com a Falone Turismo, que informou que irá enviar em breve, uma nota oficial da empresa sobre o sinistro. O funcionário, que atendeu à reportagem, confirmou que o veículo envolvido na colisão é o carro prefixo 008, que “está regularizado“, disse.

Quanto aos motoristas, o funcionário relatou que ambos muito experientes. “Em princípio, não há nenhuma irregularidade envolvendo os dois motoristas. Estou em Goiânia cuidando das providências necessárias”, disse.

Conforme relato do funcionário, o ônibus saiu de Balsas (MA) às 8h30 de terça-feira (24) e tinha previsão de chegada em Goiânia (GO) às 7h30 desta quarta-feira (25). “A linha entre os dois municípios é autorizada pela ANTT“, acrescentou o colaborador da Falone Turismo.

Jornada de trabalho

Outro ponto a ser observado nessa ocorrência diz respeito à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em que dois motoristas não podem revezar ao volante e ser considerado descanso entre jornadas dormir no veículo em movimento.

Tudo indica que este é o caso da viagem da Falone Turismo, pois o percurso entre as cidades é de mais de 1.480 quilômetros, sendo necessárias pelo menos 23 horas de viagem. Consequentemente, tudo indica que ocorreu excesso de jornada. A fadiga do condutor pode ter contribuído para o sinistro.

A Polícia Civil irá investigar o acidente (sinistro).

10 COMENTÁRIOS

  1. Quantos radares pra estorquir os cidadões que trafega esse país, tem radar de 50KM por hora e depois a 40kms por hora um em cima do outro, para de jugar o acidente as vezes não depende do tanto de multa que um motorista tenha … E sim por outros motivos, radar é um equipamento para retirar dinheiro do cidadão em 90% de suas estações.

    • Quando ocorreu o desligamento dos radares em 2019 e posteriormente a retirada dos radares portáteis da Polícia Rodoviária Federal, o número de mortos aumentou 15% nas rodovias federais. O argumento de que radar existe para retirar dinheiro do cidadão não condiz com a realidade e as vidas perdidas não tem preço. Até porque muitas dessas pessoas estavam respeitando o limite e foram vítimas de outras. Isto não quer dizer que todo os radares operam conforme deveriam ou que não possam existir falhas ou até mesmo má fé em alguns locais onde foram instalados. Por outro lado, nas mídias sociais é possível com facilidade milhares de vídeos diários de pessoas que cometem crimes e infrações de trânsito, em particular de excesso de velocidade e permanecem impunes. Muitos deles inclusive são transformados em “celebridades” das infrações e são remunerados direta ou indiretamente pelas plataformas (youtube, instagram, facebook, tik tok) pelo conteúdo postado. Portanto, caso houvesse de fato a presença de tantos radares para punir o cidadão estes indivíduos não estariam dirigindo há anos. Quanto ao caso específico, em momento algum afirmamos que a causa da colisão foi velocidade. Foram identificadas várias multas por excesso de velocidade, em outras viagens, portanto sequer é possível saber se era o mesmo condutor. A única forma de averiguar isso, e neste caso cabe as autoridades policiais, é se a empresa informou quem era o real infrator, como determina a legislação. Entretanto, o que fica evidente na violência da colisão é de que houve impacto violento com diferença de velocidade evidente entre ambos os veículos. Pode ser que o motorista estivesse dentro do limite mas tenha cochilado ao volante e praticamente não reagido. Este tipo de colisão é comum com motorista cansados.

  2. É preciso averiguar a velocidade que esse caminhão desenvolvia no momento da colisão e se o mesmo estava com a iluminação traseira em ordem. Não podemos julgar apenas os motoristas que não estão aqui pra se defender.

    • Estamos tentando obter essas informações com a PRF e Polícia. Inclusive da velocidade registrada no cronotacógrafo ônibus no período que antecede a colisão, assim como da carreta atingida. Entretanto, pelas imagens que tivemos acesso, não existem sinais claros de marca de frenagem, o trecho é uma reta, em boas condições. Pela violência da colisão na traseira da carreta, há sérios indícios de fadiga. A distância da viagem também indica que normas consideradas inconstitucionais pelo STF estão sendo desrespeitadas. A empresa de ônibus também ficou de prestar novas informações e estamos aguardando. Quanto aos motoristas, como portal ligado às entidades de vítimas de trânsito, sabemos do drama das famílias e a questão não é da culpa deles. O que é preciso investigar são todas as viagens para saber se este foi um caso isolado ou se existem práticas da empresa que podem levar à fadiga dos condutores. Nosso foco não é encontrar culpados, mas aprender com as tragédias para que elas não se repitam. Mas depois de 25 anos, investigando casos semelhantes e até com muito mais vítimas, a esperança diminui, assim como a tolerância com a negligência e a exploração de motoristas profissionais. Agradecemos pelas suas ponderações e ainda hoje esperamos ter mais informações.

  3. Eu entendo a confusão do Roger que eu moro em Hidrolândia e muita gente faz confusão entre Hidrolina e Hidrolândia e tem gente que faz confusão até com Portelândia que fica em são Paulo são coisas que acontece

  4. Eu só viajo na falone ,1 vez fui com uma dupla de motoristas que corria muito, estou com passagens compradas pra viajar nessa empresa na próxima semana. Deus nos proteja

  5. Ônibus colidiu em Hidrolândia e IML de Uruaçu que identificou as vítimas? Desculpa está confusa as informações

    • Prezado, Wilkerson, bom dia!

      Em primeiro lugar, agradecemos por prestigiar o portal Estradas.
      Para seu conhecimento, o local onde ocorreu o sinistro é Hidrolina, mais precisamente na zona rural do município, conforme a reportagem apurou junto às autoridades.
      Em segundo lugar, as informações não estão confusas. Para sua ciência, nem todos os municípios brasileiros dispõem de Instituto Médico-Legal (IML). Portanto, nesta ocorrência em questão, o IML mais próximo é o de Uruaçu (GO), que fica cerca de 69 quilômetros de Hidrolina (GO).

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  6. Aproveitem a tragédia e façam uma matéria da Amado Turismo, que também faz o mesmo trajeto e o ônibus é precário e seus motoristas cometem inúmeras arbitrariedades na estrada, nunca mais viajo com eles.

    • Prezado, Roger, bom dia!
      Agradecemos por prestigiar o portal Estradas!
      O foco do portal Estradas é a segurança viária. Portanto, será uma satisfação apurarmos possíveis irregularidades envolvendo a empresa citada.
      Caso queira, envie-nos uma mensagem por E-mail para o endereço: [email protected] e inclua um número de telefone para conversarmos a respeito de sua sugestão de pauta.
      Atenciosamente,
      Equipes Estradas

Comentários encerrados