
A movimentação no Congresso e nas mídias sociais indica que exploradores dos motoristas profissionais e certos grupos políticos estão focados em criar um conflito com o STF e preparar uma paralisação com outros interesses.
Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou inconstitucional a possibilidade de descanso de apenas 8 horas entre jornadas e determinou a volta das 11 horas, grupos ligados à exploração dos motoristas profissionais e entidades de caminhoneiros autônomos iniciaram uma mobilização contra a decisão, que revoga permissões previstas na Lei 13.103/15.
A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) foi a primeira entidade de peso a prometer entrar na Justiça contra a medida, alegando, em vídeo nas mídias sociais, que existem apenas seis pontos de parada e descanso (PPDs) nas rodovias federais brasileiras. A CNTA ainda menciona a Lei 13.103/15, sugerindo que o governo deveria ter criado PPDs gratuitos e seguros para os motoristas profissionais dentro de um prazo de cinco anos. O que de fato a legislação prevê é diferente do que diz a entidade.
O que diz a Lei sobre os locais de parada?
Art. 9º – As condições de segurança, sanitárias e de conforto nos locais de espera, de repouso e de descanso dos motoristas profissionais de transporte rodoviário de passageiros e cargas devem obedecer a normas regulamentadoras.
Locais com parada gratuita:
1)Transportador, embarcador ou consignatário de cargas; 2) Operador de terminais de cargas; 3)Aduanas; 4)Portos marítimos, lacustres, fluviais e secos;5)Terminais ferroviários, hidroviários e aeroportuários.
Locais onde pode haver cobrança:
1)Estações rodoviárias;2)Pontos de parada e de apoio; 3)Alojamentos, hotéis ou pousadas; 4)Refeitórios das empresas ou de terceiros; 5)Postos de combustíveis.
A CNTA parece ignorar a realidade de que motoristas sofrem esperando horas para carregar e descarregar, muitas vezes sem condições básicas de segurança e higiene. Esses locais deveriam, segundo a lei, ser gratuitos e adequados, mas não são mencionados pela entidade. Apesar de aumentarem a fadiga dos motoristas, que com frequência não conseguem sequer tirar um cochilo porque a qualquer momento podem ter que movimentar a carreta.
O Deputado Federal, conhecido como Zé Trovão, compartilhou vídeo em que critica a falta de pontos de parada e a exigência do descanso: “Esta bosta de lei de parada de 11 horas.”
O deputado, quando trabalhava como caminhoneiro, foi flagrado fazendo uso de cocaína e depois admitiu o uso, vício e garantiu estar recuperado. Por conhecer a realidade da pista, sabe que o uso de substâncias psicoativas pelos motoristas é comum entre aqueles que buscam dirigir mais horas sem dormir. Portanto, sem cumprir qualquer lei de descanso.
Vários vídeos de caminhoneiros revoltados com a obrigação do descanso estão sendo compartilhados. Assim como de supostas lideranças da categoria. É frequente a ameaça de paralisação nas estradas. Inclusive ocorreu uma reunião recente em Santos que tinha como objetivo anunciar uma ‘greve”.
Nota da redação: Como ocorre há mais de 25 anos nas diversas paralisações acompanhadas pelo Estradas.com.br o uso político deste tipo de movimento é sempre financiado por maus empresários e grupos que querem o caos no país. Jamais para defender de fato os interesses da sofrida categoria dos motoristas profissionais.
MPT reage contra a tentativa de revogar o descanso
O Ministério Público do Trabalho (MPT), através da Procuradora Cirlene Luiza Zimmermann, reforçou que o órgão não permitirá desrespeito ao descanso obrigatório:
“O trabalhador tem direito a um período de descanso completo de 11 horas para recuperar sua saúde física e mental, garantindo também sua convivência social e familiar. O STF, na ADI 5322, foi claro: esse descanso faz parte de um direito social indisponível, protegido pela Constituição, ou seja, não pode ser reduzido por acordos ou convenções coletivas, nem para os motoristas profissionais.”
Veja o vídeo na íntegra:
O Procurador do MPT, Paulo Douglas de Almeida, que acompanha o tema desde 2007, alertou que o movimento contra as 11 horas de descanso atende aos interesses de quem explora os motoristas:
“Estão gerando uma polêmica falaciosa, dizendo que no país só tem seis pontos de parada, o que não é verdade. Os seis PPDs que são mencionados foram construídos em rodovias com pedágio e foram homologados. Temos milhares de pontos espalhados nas rodovias brasileiras, que estão previstos em lei e não há nenhuma obrigatoriedade de serem gratuitos.”
O procurador ainda citou a tragédia recente que causou 39 mortes em Minas Gerais, onde o caminhoneiro dirigia há três dias sem descanso:
“Causa estranheza uma entidade de caminhoneiros autônomos contestar decisão do STF que garante o descanso para os motoristas. Agremiações de trabalhadores não são feitas para defender o interesse de empresários ou embarcadores.”
Impacto na segurança viária
Segundo apresentado pelo diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira na semana passada, os veículos pesados representam um percentual expressivo nos sinistros graves. Em 2024, estiveram envolvidos em 18.516 sinistros, o que corresponde a 25,3% do total. Além disso, foram responsáveis por 2.885 das mortes registradas, representando 46,8% das vítimas fatais. O que reforça a necessidade da Lei do Descanso.
Para Fernando Diniz, presidente da TrânsitoAmigo, entidade de vítimas, o descanso adequado é essencial para a segurança nas estradas:
“Um caminhoneiro dirigindo cansado com dezenas de toneladas pode matar muitas pessoas, como ocorreu agora em Minas Gerais. Assim como um motorista de ônibus, que dormiu ao volante, causou uma tragédia recente no Piauí.”
Já um caminhoneiro que não quis se identificar, desmentiu a narrativa de que os motoristas dormem 11 horas seguidas:
“Isso é conversa do patrão. Quando chegamos no posto temos que checar pneus, carga e outros itens. Depois vamos tomar banho, preparar a comida, checar mensagens da empresa, pagar contas, falar com a família. Não sobra tempo para lazer. Pela manhã, a mesma coisa. Por isso que tem tanto nóia na pista. Ficam dirigindo sem dormir e depois usam drogas para ficar acordado. Antigamente era rebite, hoje é cocaína.”
O papel da CNTA e o interesse dos empresários
O coordenador do SOS Estradas destacou que a estratégia da CNTA é sempre alegar que não há onde parar, o que justificaria reduzir o tempo de descanso dos motoristas:
“Quando a CNTA diz que só tem 6 pontos de parada, deveria explicar onde os caminhoneiros param atualmente. Porque se não tem lugar para 11 horas, não tem para 8 horas. O que a entidade deveria fazer é lutar pelo ressarcimento das despesas de pernoite seguro e alimentação para o cumprimento do descanso.”
Vale lembrar que a CNTA, presidida por Diumar Bueno há pelo menos 12 anos, já defendeu em 2015 o ressarcimento das despesas com descanso:
“Garantir o ressarcimento das despesas para cumprimento da Lei do Descanso, tanto ao caminhoneiro autônomo e empregado. Os custos e despesas oriundas da obrigatoriedade de parada estabelecidas na Lei do Descanso não devem recair sobre trabalhador. A CNTA pleiteia que estas despesas sejam compensadas nos moldes equivalentes ao determinado pela Lei do Vale Pedágio.”
Neste sentido, não parece haver mobilização das entidades que representam autônomos e empregados para garantir diárias que permitam aos motoristas pagarem as despesas com banho, alimentação, estacionamento seguro. Querem exigir serviços de graça, bancados pelo dinheiro público para uma atividade privada.
Já Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclareceu que: “… conforme a Lei nº 13.703/2018 e a Resolução ANTT nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, os pisos mínimos de frete são calculados com base no quilômetro rodado por eixo carregado. Dessa forma, não há informação disponível sobre diárias, uma vez que a regulamentação trata exclusivamente do piso mínimo de frete.”
Não existe almoço grátis
Caminhoneiros nos informaram que, em média, os preços para almoço variam entre R$ 25,00 e R$ 35,00. O jantar custa um pouco menos, enquanto o café da manhã fica na faixa de R$ 10,00.
Algumas transportadoras pagam uma diária de R$ 90,00 para alimentação e banho, além de manterem convênios com postos onde abastecem, garantindo estacionamento fechado e seguro sem custo adicional.
Entretanto, há empresas que não pagam nada e obrigam o caminhoneiro a descontar esses custos da comissão, o que configura uma prática ilegal. No caso dos autônomos, querem incluir esses valores no preço do frete, diferente do que defendia a CNTA. Por isso, muitos motoristas buscam estruturas gratuitas na estrada, sem necessariamente consumir nos postos.
Com autonomia para rodar até 2.000 quilômetros sem abastecer, muitos caminhoneiros optam por comprar combustível em locais mais baratos e depois querem usufruir gratuitamente de serviços em postos onde não abastecem.
O portal Estradas.com.br identificou casos em que motoristas abastecem em um posto que não oferece estrutura básica, como banheiros, e, apenas 1 km depois, tentam pernoitar gratuitamente em um posto que dispõe de banho, estacionamento seguro e Wi-Fi.
Alguns caminhoneiros chegam a gravar vídeos criticando esses estabelecimentos por não permitirem o pernoite gratuito. Um proprietário de posto, que preferiu não se identificar para evitar represálias, explicou:
“Nós investimos milhões para oferecer uma estrutura decente aos nossos parceiros. Aí chega um oportunista que abastece no posto ao lado, onde não oferecem nada para ele, nem combustível confiável, e quer usar o espaço que reservo para meus clientes. Isso aqui é um negócio que precisa ser remunerado, assim como o caminhão..”
Outro mito é que os Pontos de Parada e Descanso são gratuitos. Todos os que foram construídos nas rodovias concedidas foram financiados pelo pedágio. Portanto, pagos por todos os usuários. Não há nenhum PPD construído pelos governos federal e estaduais que não seja em rodovia pedagiada.
STF também proibiu descanso em veículo em movimento
O STF também proibiu a prática de dois motoristas se revezarem ao volante por até 72 horas, alegando que dormir precariamente em veículo em movimento não é descanso. Em nenhum momento representantes da CNTA vieram a público criticar a medida. Isso é comum inclusive em empresas de ônibus e caminhões de longo percurso, resultando em diversas tragédias.
Um exemplo ocorreu em janeiro deste ano, quando um ônibus saiu da pista e um motorista morreu dormindo no bagageiro. Em outro caso, em 2021, um ônibus que vinha do Parán, com dois motoristas, tombou na BR-376 no Paraná, perdeu o controle na BR-376 no Paraná, resultando em 21 mortes.
Nem mesmo os passageiros parecem perceber o risco de dois motoristas revezando ao volante por dias, sem parar para dormir. Muitos ainda acreditam que o fato da empresa usar dois motoristas nestas condições seria positivo. “Somente quando a tragédia acontece conseguem lembrar que motorista cansa e isto representa risco de vida para todos”, enfatiza Rizzotto.
NOTA DA REDAÇÃO – 26 de fevereiro 2025:
O Estradas.com.br deixa claro que não é um veículo isento. Como um portal ligado às entidades de vítimas, priorizamos sempre a preservação da vida.
As versões apresentadas por infratores, criminosos de trânsito, bem como por entidades que exploram os motoristas profissionais ou representam interesses econômicos obscuros, serão sempre tratadas com suspeita, considerando seu histórico de impunidade e a defesa de interesses que colocam vidas em risco.
Para nós, terão sempre mais credibilidade as versões das vítimas, de seus familiares e das autoridades que realmente estejam comprometidas com a aplicação rigorosa da lei, combatendo a impunidade que impera no trânsito brasileiro.






Muitas vezes gosto de acelerar dia e noite e nunca causei um acidente. Deveriam endurecer as leis pra quem causar acidentes graves , suspensão ou cassação da CNH seria a solução
E o resto deixassem por nossa conta. Quem quiser acelerar ok, quem quiser dormir, que durma.
Este motorista também nunca tinha causado um acidente, ao menos que se saiba. Dirigia sem respeitar a lei do descanso por três dias, sob efeito de drogas, com excesso de peso de 77% e velocidade incompatível. Agora, tem nas costas 39 mortes, além do drama dos familiares das vítimas e da sua própria. Esperamos que o dono da transportadora fique com ele no mesmo presídio. https://estradas.com.br/video-policia-conclui-pericia-da-tragedia-que-matou-39-motorista-e-dono-da-empresa-serao-julgados/
Em fez de coloca folga obrigatória em casa,e que folgas botem acumular,planos de saúde ou salários melhores ?? Não! Coloca pro cara ficar 11 horas parada e a cada 4 dias trabalhados,ficar 36 horas em posto gastando 10 reais o banho. Que inventou isso foi uma pessoa sem noção
Mais um candidato a escravo.
O que precisa também eh forsar as empresas a retirarem caminhões sem condições de rodagem das rodovias. Muitos caminhões com essessso de peso. E em mal condições de manutenção que força o motorista trabalhar estressado.
Só no Brasil o trabalhador reclama de ter que descansar, bando de noiado querendo justificar o uso de cocaína e faturar mais pra patrão comprar caminhão novo pra pagar de modinha, porque ao invés de querer rodar mais, não tentam reclamar por melhores salários? Parabéns procuradora, pela coragem de fazer valer a lei.
Bom dia 11 horas é descanso de político que só serve para inventar leis erradas eu tenho que 8 horas estaria de bom tamanho. quanto a lugar para descansar eles não cita estradas em maus estado de conservação e que provoca acidentes ficam quietos pedágio caro e que as consecionararias não arrumam e que esse órgão do governo que é corrupto fais vista grossa o tar do DNT é vergonhoso cade os político para ver
Eu concordo com a do motorista ter o descanso de 11 horas só não concordo do motorista folgar na estrada
É só pagar dez mil por mês e as 11 hrs ficará tudo certo.. É só somar 3 hrs por dia em 26 dias,para ver o que vai sobrar do salário.. Não compenssarar mais viajar..
Ninguém está querendo rodar direto, mas 9hs estaria de bom tamanho. Motorista de automóveis podem dirigir pelo tempo que quiser!
Boa noite, todos esses que não são favores a lei , o tem seus próprios caminhão ou e dono de frota , para trabalharem para as grandes transportadoras, porque as grandes transportadoras fazem os funcionários dela a cumprir as leis , e depois contratam esses donos de caminhão para desobedecer a lei, abram os olhos, sou motorista a 30 anos e já passei por isso e sei que tem muitas empresas que fazem cumprir a lei, e admite agregados para desobedecer a mesma ,
Exatamente. Obrigado por sua coragem em postar a realidade.
Convívio social em um pátio de posto,onde se implora por uma vaga,e por 11 horas sem movimentação,onde nunca irei dormir 11 horas nem amarrado,aí soma mais 1,2 ou 3 dias para carregar,e logo mais 11 hs parado,logo chegar em casa vai ser impossível.E cadê os pontos de parada?E as restrições para entrar em SP,a a fiscalização da ANTT na cobrança de estádia na carga e descarga?Para multar caminhoneiros é uma beleza,agora para ajudar de verdade,não tem nada.Que triste esse Brasil.Xandao vingativo maldito.
Essa mulher sabe de nada….quero ver que ela descansa 11 horas todo dia,agente que vivi na estrada é que sabe o que se passa,essas p….que vivi atrás de um computador sabe de nada e quer inventar as coisas,sobe em um camião e vai andar pelo brasil pra ver o que é a realidade,agora fica inventado modinha pra dizer quem manda,daqui a uns dias vc vai ver quem manda agente paralisando tudo novamente,a pessoa sai pra um cliente que em média levava um dia agora é dois dias e meio,eu mesmo quando eu sair da empresa que eu estou não quero mais saber de camião,daqui uns dias não tem mais motoristas,gravem bem isso nenhum jovem de hoje em dia quer isso não.
Não concordo. Na gabine sem condições de descansar todo esse tempo,nem na sua casa você consegue isso. Leis em um país de estradas e estruturas sem condições. Meu repúdio a essa lei nojenta. País do descalabro
Mais um candidato a escravo.
Só quem vive numa boleia sabe dizer o que é ficar 11 hrs interrupta num pátio de posto fedendo urina, comida e lanche caríssimo, e um sol dependendo do clima e Estado acima dos 40 graus. Vcs que fizeram essa lei não tem ciência de campo tão pouco estão preocupados com caminhoneiros .
Oss caminhoneiros não conseguem cuidar dos próprios interesses, vão querer que outros o façam? Nos últimos 30 anos a situação da categoria só piora e o agronegócio, cuja carga vocês levam só enriquece. Eles sabem cuidar do negócio deles e não tem cerimõnia de explorar ao máximo a categoria. Portanto, os problemas que vocês enfrntam é porque são mal representados e não tem coragem de enfrentar quem os explora.
Sou carreteiro e acho que as 8 horas estaria de bom tamanho. Se acham que estão ajudando o motorista com essas onze horas de descanso estão muito enganados pois nem dentro de casa com todo conforto não existe um serviço humano que consiga a ficar 11 horas parado, imagina dentro de uma cabine com esse clima horrível que temos nos últimos tempos e preocupado com também com a segurança. Já fui vítima dias vezes parado onde quebraram o vidro e roubaram o caminhão com carreta carga etc. Imagina onze horas parado no mesmo lugar o quanto aumenta a chance disso acontecer. O jeito é largar a profissão pois a maioria que inventam essas coisas estão totalmente fora da realidade sem saber nem onde passa um caminhão
E uma humilhação com o caminhoneiro de não ter o nossos direitos compridos não e só os PPDs e fiscalizar e fazer compri o piso de frente e o repasse do pedágio uma linha de crédito descente pra renovação da frota e nescessário também nos PPDs atendimento clínico e dentário
Tem que para o brasil vai fali todos caminhoneiros
A maioria já está falido e não sabe. Não perceberam que foram explorados e cada vez aceitam trabalhar em condições mais desumanas. São escravos, inclusive boa parte dos autônomos. E seus capatazes são, em grande parte, os líderes dos movimentos de paralisação e das entidades de classe.
Meu amigo, não tem onde parar todos os caminhões, não há estrutura, nem mesmo como fiscalizar essa lei, economicamente também não para em pé, tanto pelo lado do motorista autônomo quanto pela economia do país, e quanto ao convívio familiar nessas 11 horas de parada obrigatória vai ser online, se o caminhoneiro está retido na estrada e não pode ir até em casa, não conhecem a realidade
Então com 8 horas vão aparecer locais para parar? Até parece que o problema dos caminhoneiros são as 3 horas a mais e não o baixo valor do frete, a falta de respeito e remuneração nos locais de carga e descarga, as péssimas lideranças que levaram a categoria a essa situação.
Não adianta! A maioria dos comentários dos próprios caminhoneiros são contra a lei do descanso, pois na prática engessa a atividade e remuneração. A Redação como imprensa deve ser imparcial quanto a opinião própria e respeitar dos próprios caminhoneiros.
O fato de defensores da escravidão se manifestarem não é por nós considerada opinião dos caminhoneiros. Até porque os caminhoneiros empregados são, na sua maioria, a favor do descanso. Durante 9 anos foram prejudicados por lei inconstitucional e alguns pagaram com sua vida ou de terceiros por isso. Naturalmente, muitos temem se manifestar contra quem os explora. Caso queira buscar portal parcial a favor dos caminhoneiros autônomos existem várias opções. Aqui somos ligados a entidades de vítimas e sempre parciais quanto a preservação da vida no trânsito. Deixamos isso claro e fica evidente que seu lugar não é aqui.
Temos que parar mesmo esse país tem dar valor na pandemia nois éramos tratados como heróis enquanto estavam todos no conforto da suas casas nos caminhoneiros continuamos rodando quantos irmãos nossos tiveram covide muitos não resistiram agora passou o povo parece que esqueceu ninguém mais respeita a classe posto de gasolina já não querem aceitar caminhoneiro dentro das cidades e pé de brek chingando então pro povo aprender e esse governo sentir na pele mecher com uma classe que faz o país andar só que dessa vez tem que ser um mês nem medo de bandido eu tenho mais eu tenho medo e da PRF
Bom ter lembrado da pandemia. Ali estavam os postos acolhendo os motoristas, com seus funcionários que atendiam centenas por dia. Neste contato, funcionários dos postos, que lidavam com muito mais gente que o caminhoneiro, pois atendiam centenas por dia, foram contaminados, morreram, levaram a doença para suas casas e cidades. E na hora que as coisas voltam ao normal muitos caminhoneiros querem que os postos de rodovia ofereçam tudo de graça. A imprensa sempre falou dos caminhoneiros como heróis da pandemia e nunca falou dos funcionários dos postos. Não recordamos de ver caminhoneiros homenageando os funcionários dos postos e seus familiares. Agora, os caminhoneiros tratam os proprietários de postos como vilões, simplesmente porque não querem trabalhar de graça. O que nenhum caminhoneiro faz. Chega de fazerem o papel de vítimas e achar que o Brasil só para quando os caminhoneiros resolverem fazer paralisações. Há muitas outras atividades que podem parar o país. E desde 1999 caminhoneiros organizam paralizações e a situação só piorou. Mas enquanto os caminhoneiros empobreceram nas últimas décadas, o agronegócio, cuja carga vocês transportam ficou bilionário.
Eu concordo e aprovo a lei do descanso, são uma minuria que desrespeita as leis no transporte, principalmente são pequenas empresa com frota mínima e os autônomo !!! e assim são explorao esses profissionais com horas de direção, para suprir seu faturamento, eu trabalho para um frotista de médio porte e cumprimos todas as regras…Quando se termina uma jornada o motorista precisa conferir veículo,fazer abastecimento, conferir carga , fazer manutenção em pneus e fazer sua refeição e muitos tem que preparar suas refeições na caixa de cozinha ou ir comer no restaurante, tomar banho, mesmo que não façam isso todos os dias essas tarefas levam tempo do dia, que muitas vezes acontece na parada noturna entre o descanso e vamos levar em conta que vai se comunicar com a família e aí sim fazer o descanso merecido ,seria o necessário 8 horas interuputas para o repouso com qualidade e assim partir para novo dia com vigor e até com mais saúde , então as 11 horas são muito importante para que profissional tenha seu valor e respeito no ramo e entre as demais horas que se completa as 24 que são as demais 13 deviam ser bem remuneradas ,aí sim é uma questão que ninguém procura saber e fiscalizar se está correta ,vamos abordar essa questão salarial e ter um piso nacional para transporte rodoviário e assim acabar com as desigualdade que é percebido entre um o seguimento de transporte,nós profissionais que enfrentamos no dia tanto risco e deveria ter para todos periculosidade que não é considerado em todos os ramos ,apenas com químico e combustível, o risco é constante nas rodovias e ainda mais que temos maioria das rodovias em pista simples…poderia escrever infinidade de reivindicação,mais se conseguir pelo menos o respeito já está de bom tamanho…
Nem em casa durmo 8 horas. Infelizmente as 11 só para o motorista ficar estressado. Oito horas seria o recomendado pelos médicos mais agora o STF é tudo preside o país.
Mais um escravo!Estamos descobrindo caminhoneiros que param no posto, desligam o motor e dormem por 8 horas. Não checam a carga, pneus, não tomam banho, não jantam, não ligam para a família, não pagam contas, não checam e-mail e Whatsapp. Pela manhã saem direto sem ir ao banheiro, sem tomar café e novamente sem checar nada do veículo e da carga.
Eu acho que vcs aí da redação são contra os camioneiros, li todos os comentários até aqui, e não vi nenhum concordarem com vcs, eu mesmo não concordo , acho que o que vcs estão fazendo é uma desinformação e trabalhando contra os camioneiros, deixa que resolvemos nossos próprios problemas
Nós somos a favor dos caminhoneiros empregados, que tiveram seu direito a descanso vilipendiado por lobistas dos exploradores dos motoristas. Quanto aos autônomos, todos que defendem a preservação da vida sabem que a fadiga é a causa de pelo menos 50% dos sinistros (acidentes) com veículo pesados. O objetivo da lei é preservar direitos e garantir a segurança viária. Agora, quando você menciona os comentários, nenhum dos que discorda de nós menciona as empresas onde são obrigados a esperar para carregar e descarregar em condições precárias, sem o pagamento pela hora parada, o que também foi revisto pela decisão do STF. Não citam as empresas porque temem não poder carregar ou descarregar mais nesses locais. Esta é a razão. Então, atacam postos de rodovia , nosso portal, autoridades e todos que defendem o fim desse regime de exploração que causa mortes nas estradas brasileiras. Por fim, nos últimos 25 anos o agronegócio se tornou um segmento bilionário e próspero, ajudando o Brasil a crescer. Enquanto isso, quem transporta a carga dos mesmos empressários do agroa hoje está, na sua maioria, vivendo em condições precárias e até falidos. A ponto de precisarem pedir para tomar banho de graça. Tudo isso com a contribuição de entidades que dizem defender os interesses dos caminhoneiros. Portanto, quem não gosta de caminhoneiros sérios não somos nós. E este é um portal ligado as entidades de vítimas de trânsito, portanto sempre parcial quando o tema for preservação da vida.
Redação.. para que vcs já estão passando vergonha .. então quer dizer que a cada parada para descanso de 11 horas , sou obrigado abastecer meu CAMINHÃO TMBM??? Brasil lixo. querem impor leis sem instrutora. Serra do azeite na BR 116 Régis Bittencourt, toda noite tem assalto . Baús arrombados por ladrões. Cadê a segurança????? A hora que os caminhoneiros pararem novamente , quero ver os engravatadinhos irem buscar os alimentos e combustíveis lá no STF. Ou na casa dessa juíza que não sabe nem por onde a galinha mija.. e em querer falar de descanso pro caminhoneiro.. bando de fdps.
Não precisa abastecer é só pagar pelo pernoite. Quanto a segurança estamos de acordo. Os roubos acontecem cada dia mais. Por isso que, ao menos na hora do pernoite, é bom ficar em local fechado e com segurança e para isso tem que pagar. Afinal, ninguém vai montar estrutura sem receita. Da mesma forma que nenhum caminhoneiro transporta para ajudar o Brasil e sim para ganhar dinheiro. Caminhoneiro é tão importante quanto várias outras profissões. O fato de terem lideranças ruins é responsabilidade da categoria. Assumam isso e tratem de enfrentar quem os explora. Ficam reclamando dos postos de rodovia. Por que não denunciam os locais onde carregam e descarregam, em que não há condições decentes de espera, a hora parada não é remunerada? Não fazem isso por que tem medo de serem proibidos de carregar em outra oportunidade? É fácil reclamar dos postos, da segurança, e não denunciar que os explora de fato.
Boa tarde. Sou caminhoneiro e muito me orgulho disso. Em tudo que fazemos é importante que tenhamos responsabilidade. Nosso grande problema é a má conservação das estradas. Pelo tanto que o estado arrecada em, tachas, impostos e pedágios, as nossas rodovias já deviam ser duplicadas, — TODAS!! Somos todos dependentes uns dos outros. Queiramos ou não. Existe uma coisa muito séria por trás de tudo que fazemos e que muitos, — em todos os setores Interlagos para a melhoria da sociedade não estão usando, A CONSCIÊNCIA!! O ser humano esta sempre apto, a aprender, especialmente com exemplos.
Deve ter orgulho da profissão mas não de quem aceita trabalhar em qualquer condição. As nossas rodovias são um problema grave, conforme a matéria que produzimos no passado após a queda da ponte entre Tocantins e Pará (https://estradas.com.br/empresa-contratada-para-construir-nova-ponte-na-br-226-to-ja-foi-desqualificada-em-licitacao-no-pr/ ) . Naturalmente não existe possibilidade de duplicar todas. Isso não ocorreu em nenhum lugar do mundo. Mas as estradas tem que estar com pavimento perfeito e sinalização adequada. Assim como devem ter fiscalização rigorosa das autoridades as infrações de trânsito. Neste sentido, seria muito interessante ver quantos caminhões no Brasil passariam na inspeção veicular? Pelo que já vimos nas operações das polícias rodoviárias, nem 50% poderiam estar circulando. Na Ceagesp em São Paulo, fotografamos 700 caminhões e descobrimos que mais da metade estava com o cronotacógrafo irregular ou com a verificação vencida. Percentual semelhante não tinha pneus em condições. Faixas refletivas em más condições. Traseira levantada. Agora, imagine checar os freios? A estradas também estão ruins pelo excesso de peso. Quem coloca mais carga do que a lei permite danifica a estrada, coloca sua vida em risco e de terceiros. Além de fazer concorrência desleal e baixar o valor do frete. Por isso que, no nosso país quem respeita as leis sofre muito mais porque ainda tem que sofrer com essa concorrência criminosa de quem nada respeita e ainda pede para ser escravizado.
Antes de fazerem a lei deviriam estudarem as condições de área de descanso nas estradas , esse lei foi feita para castigar nós caminhoneiros e sermos humilhados , as causas de acidentes não são horários mas sim rodovias precárias que ainda temos que pagar pedágios , e falta de uma real fiscalização existem infelizmente alguns psicopatas infiltrado na classe que tem que ser punidos
Essa diária e banho não existe para todos se essa lei for para o conforto do caminhoneiro vamos lá STF vamos ajustar é fiscalizar os fretes e as diárias que o autônomo com o caminhão de depósito em clientes , vamos nas empresas fiscalizar as diárias que pagam como querem horas extras que somem no banco de horas esse é o começo se querem melhorar .
As vezes quem deveria fiscalizar estão ocupados com outras coisas.
11 horas e o cúmulo do absurdo, nem nos dias de folga um motorista fica em casa fica atoa esse tempo todo, meteram um lei,sem fazer uma pesquisa de campo, querem nós forçar a ficar parados.
Quanto a dormir 8 horas e não gostar da parada de 11 horas, é curioso. Estamos descobrindo caminhoneiros que param no posto, desligam o motor e dormem por 8 horas. Não checam a carga, pneus, não tomam banho, não jantam, não ligam para a família, não pagam contas, não checam e-mail e Whatsapp. Pela manhã saem direto sem ir ao banheiro, sem tomar café e novamente sem checar nada do veículo e da carga.
É apenas uma perseguição pq sabem que não somos os motoboys que tem união , e um absurdo esse 11 horas
Boa tarde. Sou caminhoneiro e muito me orgulho disso. Em tudo que fazemos é importante que tenhamos responsabilidade. Nosso grande problema é, a corrupção. Nossas estradas já deviam, — em sua maioria, ser duplicada. Com o montante de dinheiro arrecado com tantas tachas, impostos e pedágios cobrados em cima de todo tipo de transporte em nosso país, o sistema poderia nos oferecer, — em estabelecimentos que funcionam a beira da estrada, produtos a preço de nota fiscal. Do combustível, alimentação, hospedagem, borracharia,oficina e lojas de peças
Tudo isso, subsidiados pelos impostos pagos pelo sistema de transporte. Porém, a corrosão causada pela má administração pública, é muito mais responsável pelas mortes nas estradas do que os próprios envolvidos diretamente. São pontes caindo, estradas em péssimas condições, estradas inacabadas e tantas outras situações de descaso que infelizmente acaba sobrando para aqueles que carregam o país nas costas.
Até aqui este comentário foi o único que se identificou como motorista
No caso do acidente de Minas gerais pelo que eu entendi o motorista da carreta foi desviar de um buraco e perdeu o controle do caminhão e bateu no ônibus, e agora de quem é a culpa do buraco na pista dos motoristas ou do governo federal ou estadual, há já entendi cai sobre o mais fraco de quem trabalha honestamente pra carregar o Brasil nas costas, as rodovias do país é uma vergonha cheios de buracos mesmos as pedagiadas , não tem acostamento seguros se o caminhão quebra fica com a traseira em cima da pista, não existe segurança nas rodovias de Mato Grosso do Sul não por onde já andei, quer falar de descanso prós motoristas primeiro de condições de descanso e segurança pra depois cobrar alguma coisa.
O motorista envolvido na morte de 39 pessoas, estava há três dias sem cumprir descanso mínimo de 8 horas, não é de 11. Dirigia em excesso de velocidade, com 16 toneladas a mais do permitido, com veículo precário, carga mal armazenada e sob efeito de cocaína e outras drogas. É esse o “caminhoneiro” que você representa?
Isso já falta de fiscalização , quem deviria fiscalizar estão atrás de políticos enquanto esses dementes rodam matando pessoas inocentes
Sou ah favor desde que o governo de condições para a lei ser cumprida…pontos de parada …pedágios com preço justo …..e muito mais que todo mundo já citou mas também tem que valer essa lei para automóveis e motos pois todos sabemos que também a muita gente de carros e motos que trabalham 24 hs ou até mais e muitos não são nem profissionais igual ao caminhoneiro…..fica a dica…
Sou motorista a 34 anos e 8 horas é o suficiente pra descansar ninguém dorme mais que isso aí fica 11 horas parado e depois sai doído pra tirar o atraso
Então você acaba de revelar que para o caminhão e dorme 8 horas. Depois segue viagem sem checar carga, pneus, e-mail, sem falar com a família, tomar banho, jantar, tomar café, ir ao banheiro. Tudo isso há 34 anos?
Pra fazer tudo isso que você se refere não gasta mais que 30 minutos , carga uma vez que bem condicionada no caminhão não precisa mexer mais ,
pneus ? Não gasta 1 minuto pra bater eles e ver se estão bons
Falar com a família ? Agente faz isso o dia todo , estamos em 2025 e não nos anos 70 que precisava ir em um orelhão por cartão liga p família 1 vez ao dia
Não precisa nem bater os pneus, afinal, no seu caminhão não leva nem um minuto porque estão sempre bons. A carga sempre arrumada. Agora, tomar banho, jantar, ir ao banheiro, tomar café, tudo em 30 minutos? Por que você não se inscreve no Guiness , o livro de recordes. Vai contar estorinha em outro site. Aqui não cola.
Boa tarde a todos ! Como existe um salário mínimo também deveria existir um frete mínimo a cada distancia percorrida e tonelada e aí sim aquela máxima de oferta e procura. A antt tem uma tabela mínima mas não é respeitada pois não existe fiscalização em cima das transportadoras é somente em cima do motorista de caminhão q no meu caso sou autônomo. Tabela de frete mínimo respeita e depois sim valendo a oferta e procura aí teríamos condições de descansar 11horas e até pagar por pontos de estacionamento se fosse preciso
Para isso é melhor trocarem de representantes. As entidades que “cuidam dos interesses” da categoria, com raras exceções estão muito mais próximas de quem explora os caminhoneiros do que da categoria. Aliás, as lideranças geralmente estão a frente das entidades há 10, 15, 20 e até 30 anos. Teve um que foi reeleito com 90 anos.Desde a paralisação de 1999 a situação da categoria só piorou. Enquanto isso, o agronegócio, por exemplo, ficou bilionário.
Pago pedágio e não recebo nen uma rodovia desente não aguento mais pagar pedágio e rodar encima de buraco imagina ter local prá descansar isso é fantasia.
Comentário desprovido do conhecimento da realidade. Pesquisem melhor!!
Isso e bem fácil faz uma pesquisa de pelo menos um tres mêses em todos os estados. Pra ver. Se a categoria concorda. Acho que 99 %da categoria não concorda. Eu sou motorista. Não consigo dormir mais que 8 horas por noite
Qual categoria? Os motoristas empregados concordam e tiveram seus direitos prejudicados por 9 anos. Quanto a dormir 8 horas e não gostar da parada de 11 horas, é curioso. Estamos descobrindo caminhoneiros que param no posto, desligam o motor e dormem por 8 horas. Não checam a carga, pneus, não tomam banho, não jantam, não ligam para a família, não pagam contas, não checam e-mail e Whatsapp. Pela manhã saem direto sem ir ao banheiro, sem tomar café e novamente sem checar nada do veículo e da carga.
Kkkk já vi q sua resposta sempre é a mesma, Motorista checar e-mail, dali a pouco vc quer q nos tenhamos um notebook, pra fazermos os trabalhos pelo computador, me poupe vc, só conhece o mundo da estrada pelo. Tiktok e quer ensinar Motorista oq fazer miora.
Tem vagas para escravos em vários lugares. Quer manda currículo?
Afff que várzea, faz uma pesquisa séria e verá sua tese ir por água abaixo
Os que defende as 11hs estão dentro dos gabinete no ar não conhece nada de estradas a realidade é outra temos problema com,posto fiscalização de cargas,estradas ruim, diesel caro posto que não oferece segurança, tem responder os que calsa acidente não generaliza tô a 35 anos nas estradas sem acidente nem um parabéns os que defende o fim deste absurdo 11hs.
Boa tarde
Sou totalmente a favor da lei pois traz sim benefícios a saúde e a segurança. Porém tbem acredito que antes de criarem lei seja necessário criar instrutura para que a lei seja cumprida coisa que nesse caso não há. Governo federal e estadual devem fornecer essas instruturas ou sempre haverá controvérsias .
Essa lei de merda e so pra fuder cm os motoristas de caminhoes nao somos responsaveis por todos acidentes nao pois na maioria os pe d breck fazem uma mrrda atraz da outra e isso nao e visto pelas autoridades a lei teria q see 8 hs interrupitas pois e cientificamente comprovado que o ideal para o se humano e 8 hs de sono
Quanto a dormir 8 horas e não gostar da parada de 11 horas, é curioso. Estamos descobrindo caminhoneiros que param no posto, desligam o motor e dormem por 8 horas. Não checam a carga, pneus, não tomam banho, não jantam, não ligam para a família, não pagam contas, não checam e-mail e Whatsapp. Pela manhã saem direto sem ir ao banheiro, sem tomar café e novamente sem checar nada do veículo e da carga.
Boa tarde os governantes e as empresas obriga a gente fazer o que eles querem mas não dão apoio nenhum a gente paga os pedágio o rastreador pra eles cuidarem das cargas deles .. o governo tem que exigir que as praças de pedágio faça áreas de estacionamentos pagamos pôr isso..cadê a ANTT pra resolver isso .. essa e minha indignação
Falou tudo , porém errados somos nós
Não entendi da onde foi que tiraram este teste explorador vagabundo é o cara que é contra a categoria sou caminhoneiro a mais de 30 anos e acho está lei ridícula não sei baseado no que um motorista ficando parado 11 horas vai resolve ou vai dormir eu mesmo não durmo 5 horas por dia e sempre tentei dormi 8 e nunca consegui nem em casa imagina em caminhão isto não tem nem noção antes de inventar uma lei que vai impactar uma classe faça pelo menos uma consulta pelo Brasil veja a verdade não atrás de uma cadeira sem nem sabe oque é um caminhão e que vai ser prejudicada isto sim é burrice sem estudo uma lei fora de noção quem fez e que Aínda defende sem sabe oque é caminhão
Mas se vc não consegui descansar o problema é teu, todo trabalhador tem direito as 11 horas, porquê os caminhoneiros não teriam, são umas das profissões mais exigidas,exigem até toxicológico entre outros,se o cara não quer ficar na estrada,escolheu a profissão errada,se tem lugares pra ficar 8 horas ,tem pra ficar 11 horas ,essa desculpa de alguns autônomos não cola,prestigiem os postos que oferecem estrutura,vcs querem abastecer nos postos sem estrutura e pernoitar nos que tem,fico indignado com isso,colaborem com os postos que dão pátio , banheiro e segurança, não sejam mal agradecidos, abasteçam nesse tipo de postos é o mínimo,tenham consideração ,e os donos de transportadoras tbm tem que fazer o mesmo
E no meu caso que sou empregado e a empresa que manda onde devo abastecer, exemplo eu abasteço as 8 da manhã em um posto credenciado pela presa e quando chega a noite eu não consegui chegar em outro posto que a empresa tem cadastro , eu durmo onde ? Outra coisa
Muitas vz falta ali 2 horas pra chegar em casa . Eu estou a 15 dias longe . Você concorda que devo parar praticamente na porta de casa porque a lei diz que tenho que descansar ?
8 horas de parada é mais q suficiente. Quem quer parar 11 que fique parado as 11 .
Mais um escravo!Estamos descobrindo caminhoneiros que param no posto, desligam o motor e dormem por 8 horas. Não checam a carga, pneus, não tomam banho, não jantam, não ligam para a família, não pagam contas, não checam e-mail e Whatsapp. Pela manhã saem direto sem ir ao banheiro, sem tomar café e novamente sem checar nada do veículo e da carga.
Gostaria de saber onde estão os milhares de pontos de parada,que o procurador mensionou existir?
Existem mais de 2.500 postos de rodovia, destes mais de 1.500 com estrutura para atender no mínimo 50 carretas. Há casos de pontos de parada com estacionamento para 1.500 carretas. Além disso, lei o que diz a lei e todos os locais que podem ser considerados pontos de descanso. Assim como ocorre em qualquer país do mundo. Curiosamente, é frequente certo tipo de caminhoneiro dizer que não tem onde parar mas não postam nada contra as péssimas condições dos locais onde esperam para carregar e descarregar. Por que? Quando ocorreram as paralisações de caminhoneiros, os postos que dizem não existir registravam centenas de caminhões estacionados. Ali os caminhoneiros comiam , usavam o banheiro, usavam wi fi. Nos lugares que dizem não existir. Agora, querer estruturas na estrada de graça, sem pagar nada, sem abastecer, é total abuso. Até porque, quem está transportando não faz isso de graça. Precisa ganhar para pagar suas despesas, assim como os proprietários de postos.
Perfeita colocação, concordo em gênero, número e grau, são detalhes que alguns motoristas fingem não saber
Boa tarde,não vou discutir sobre a lei até porque tambem não durmo 8 horas nem em casa mas dizer que vários pontos podem ser considerados ponto de apoio pra motorista tão brincando com nossa cara e profissão,pra começo de assunto as próprias gerenciadoras de risco não autorizam pra parar,outra coisa qualquer posto de combustível beira de estrada se não abastecer no mínimo 100litros de diesel não pode permanecer ou cobram até $60,00 como já paguei devido ao posto de quem carreguei era homologado pela mesma,isso não inclui banho que me custou mais $15,00 então essas conversinhas bonitas pra quem fica atrás da mesa e todo dia é feriado com banheiro limpinho cheirosinho de vossas casas não é nossa realidade nas estradas ,peguem suas redação e seus profissionais e viagem conosco ao menos (01)um dia pra sentir na pele o que passamos de verdade .
Você quer local de graça mas não transporta de graça? Trabalha de graça? Agora, quer que o dono do posto que investiu, diga para o cliente dele que não tem onde acomodá-lo porque teve que arranjar lugar para quem não consome nada no posto e ainda dá despesa? É isso mesmo? Qualquer pessoa que viaja tem uma diária para bancar despesas de pernoite e alimentação. Portanto, lutem para receberem mais pelo frete e terem um valor adicional para pagar a diária. Agora, rodar sem parar colocando vidas em risco, como o que matou 39, não pode.
Pela sua resposta vc não entende nada de estrada, e quer nos ensinar kkkk, vai procurar, deve ser um merdinha ou uma, vem viver a realidade, pra saber como é, deve ser mais um comedor de Mortadela petista achando q entende de alguma coisas, um esquerdopada de iPhone.
Em primeiro lugar não temos político de estimação. Isso deixamos para os tolos. Até porque, como portal ligado as vítimas de trânsito e seus familiares, sabemos que a morte na estrada não escolhe a vítima por partido político. Quanto a não conhecer de estrada, bom, aí temos quase certeza de que você é apenas um principiante. O quem tem menos quilometragem de rodovia por aqui rodou 2 milhões de quilõmetros. Temos gente com toda a sorte de experiência no transporte de cargas, passageiros, sem contar nos estudos e perícias de acidentes. Mas quanto a mortadela, nós gostamos, mas pagamos pela nossa. Não pedimos nada de graça para ninguém e o portal não aceita publicidade de governo nem de quem explora os motoristas. E oferta não falta.
Deve ser nas fazendas dele , se nem os postos querem aceitar caminhões
BOM DIA STF E PRF ?ME EXPLICA PORQUE VCS SO FALA DE MOTORISTA DE CAMINHÃO, CARRETEIRO. E MOTORISTA DE ÔNIBUS,?E QUANDO UM MOTORISTA DE CARRO PODE BOTAR 5 PASSAGEIROS EM DENTRO DO CARRO E RODO MAIS 1000 KM SEM PARA PRA DESCANSAR ESSAS HORAS QUE VCS QUEREM QUE NOIS PARAMOS? ME EXPLICA SO NOIS E PORQUE NÃO E PROIBIDO OS CARROS E MOTOS TAMBÉM EM PARAM PRA DESCANSAR DARIA MENOS ACIDENTES ? ME EXPLICA STF.PRF QUE SO SABE MULTA OS MOTORISTA POR HORAS NÃO DESCANSAR E PARA EM PEDÁGIO E ULTRAPASSAR PELA ESQUERDA VCS NÃO EXPLICA ISSO NA REDES SOCIAIS E MÍDIAS
Não respondemos pelo STF mas realizamos estudo exameninando 1.000 acidentes fatais envolvendo caminhões. Destes selecionamos 363 que tinha um caminhão envolvido e um automóvel. Nestes 363 acidentes, independente da culpa, morreram 17 ocupantes de caminhão e 605 nos automóveis. Portanto, veículo pesado é arma de destruição em massa. No caso de Minas Gerais em que o caminhoneiro matou 39 pessoas, estava há tres dias sem cumprir o descanso obrigatório. Matou 39 e saiu ileso. Portanto, a segurança viária já indica que é obrigação do maior proteger o menor. Isto não significa que o caminhoneiro é culpado de todos os acidentes mas sim que as consequências são desproporcionais.
Perfeita colocação, concordo em gênero, número e grau, parabéns
Uma forma de resolver fazendo uma matéria escolar sobre trânsito e tirar da cabeça de motoristas de automóveis que ó maior é responsável pelo menor sendo juízes , promotores, delegados e outras auto patentes dirigem automóveis e fazem errado na frente do caminhoneiro ainda dão carteiradas
Você faltou essa aula ou não conhece a legislação? Quando os condutores respeitam as leis é essa regra que vale.
Art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro
O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
É simples….vai nas estradas e façam uma pesquisa.
Perguntem para o caminhoneiro o que eles pensam e qual é a realidade das estradas.
Façam um plebecito.
O descanso de 11 horas não vai diminuir os acidentes……sabem por que?
Vocês acha que o caminhoneiro vai deitar e sumir 11 horas……nunca ele vai pro bar beber ou pro baile ou festas.
Ou ainda ….vai fazer churrasco e bebedeira como eu tenho presenciado.
Vocês querem fazer algo útil para a categoria.
Desburocratizar as trocas de notas e CTE mdfe.
Ficamos até 2 dias com burocracia de papéis.
Isso causa estresse e por isso e que temos que compensar o tempo parado com horas amais na estrada.
O que matou 39 pessoas na BR-116 em Minas não cumpria sequer o descanso de 8 horas há três dias. Então, parece que sua teoria não funciona bem.
11,00hs é muito tempo parado, nem em casa dormimos por este período. Estamos tendo problemas por ficarmos tanto tempo parado. Leis que foram criadas por quem não conhece nossa realidade estradeiro.
Quanto a dormir 8 horas e não gostar da parada de 11 horas, é curioso. Estamos descobrindo caminhoneiros que param no posto, desligam o motor e dormem por 8 horas. Não checam a carga, pneus, não tomam banho, não jantam, não ligam para a família, não pagam contas, não checam e-mail e Whatsapp. Pela manhã saem direto sem ir ao banheiro, sem tomar café e novamente sem checar nada do veículo e da carga.
Manda esses babacas de toga virem para as estradas e acompanharem de perto a realidade
Quem aprovou essa lei não sabe nada da jornada e um motorista profissional, como que o motorista descansa parado em posto da PRF ou em posto de combustível 11 hrs no sol? Quem aprovou essa lei precisaria passar por isso p ver a verdadeira realidade e não ver reportagens bosta igual essa
Então também não consegue ficar 8 horas no sol. Qual a sua solução, dirigir 24 horas sem parar? Caso precise de vaga para escravo encontra fácil.
Bom dia. Na verdade nós motoristas não concordamos com essa aberração, polícia rodoviária deveria prender bandidos e não trabalhadores! Precisamos de um Sindicato único nacional, precisamos de um teto salarial decente, plano de saúde e seguro de vida, e um plano de folgas, em nosso domicílio, não precisamos de 11 horas absurdas dentro de uma cabina sem poder rodar, essa merda de lei do descanso só favoreceu fábrica de caminhões e nada mais, o motorista permanece com os mesmos rendimentos rudes e esmoleu de sempre, copiem e façam, plano de saúde, folgas em nossos domicilios, seguro de vida,um teto salarial decente e um sindicato unificado nacional! Só isso, sabemos mais que qualquer outra pessoa a nossa hora de descansar!
Desde 1999 os sindicatos de vocês trabalham para quem os explora. Será que não aprenderam a lição.
Qual de vcs já sentaram numa boleia de caminhão e fez uma viagem de no mínimo 1700km pra saber o que um motorista precisa. O que o motorista precisa é de respeito salário digno só vejo falarem do descaso mas de o que o motorista precisa ninguém fala que é o salário toda empresas no ramo do transporte paga comissão algumas paga um salário baixo mais comissão ao invés de ficarem com mi-mi-mi venham pra estrada pra os locais de paradas imundos que pegamos. O engraçado é a ipocrisia de muitos aí que quando compra alguma coisa pela Internet colocam a entrega mais rápida pra sua encomenda chegar logo sou Motorista de carreta há 12 anos e falo com convicção tudo isso e uma porcaria exige o profissional parado mas não tem infraestrutura e salário bom
Vai reclamar com as entidades que ‘representam a categoria”. Eles conhecem muito bem quem criou essa situação e não nos parece que estejam cuidando muito bem dos caminhoneiros. Mas os “líderes” estão sempre participando de reuniões, hospedados em bons hotérias, comendo em bons restaurantes, com o dinheiro dos caminhoneiros que eles representam. Alguns deles estão em Brasília e já conseguiriam até ser eleitos deputados.
Os empresários hoje são muito exploradores querem sacrificar os tem na empresa para maior lucro e menos despesas…… Ex… Um motorista faz serviço de dois motoristas ….
Oportunistas barato sem vocação extremamente fracos e junto os gestores sem qualificação algumas
INFELISMENTE
Enquanto não mudar as regras da lei vai ser assim
Verdade seja dita é correto ter o descanso mas as empresas não estão aderindo e enquanto estiverem penalizando os motoristas as empresas deitam e rolam
Trabalho há 40 anos como motorista. Nunca tive problemas com horários,levanto de manhã, paro meio dia pra almoçar, durante a jornada,algumas paradas pra esticar o corpo,vou até o anoitecer…banho,janta,jornal e cama. No outro dia…mesma coisa…há 40 anos. Porém,nunca peguei um emprego ou um frete que era pra ser feito com HORAS…só com DIAS. Mas e as cargas de horário?…ou não deveriam existir ou então ser levadas por trem ou avião. O que está faltando é uma administração séria…com projetos bem elaborados e não leis malucas feitas por quem nem sabe ligar um caminhão. Me desculpem a sinceridade. (Que venham os defensores)
Só queria saber se tem algum inocente que realmente acredita que alguém consegue descansar na beira da estrada sem segurança alguma. Se quer cumprir a lei não pode ser ignorante a ponto de não entender que é necessário a construção de vários pontos de apoios com segurança e banheiros limpos, aí sim a lei será efetiva. Fora isso é demagogia pura.
Você acredita em Papai Noel? Quer dizer que a solução é esperar para quem um dia ofereçam estacionamento seguro e de graça para sua excelência o caminhoneiro? O caminhoneiro precisa é pagar pelo serviço do pernoite e alimentação, como qualquer viajante. Afianl, não trabalha de graça. Portanto, não pode exigir nada de graça. O problema da categoria são as péssimas lideranças que estão muitos mais interessadas, com raras exceções, em defender os interesses de quem explora os caminhoneiros do que as necessidades da classe. Acordem! Papai Noel Não Existe nem o Coelho da Páscoa.
Antes de cobrar a lei monta estrutura p os caminhão qual dessas autoridades ficam 11 horas parado no sol de 39 graus dentro de um a gabine …8 horas concordo plenamente mas precisa mais flexibilidade nessa cobrança
Tudo isso e uma vergonha principalmente essas lei não tem ária de descanso nas rodovias samos obrigado a Pará em qualquer lugar nós não tem apoio em lugar nenhum os postos não tem estrutura nenhuma pra descansar outra coisa ninguém guenta ficar 11 horas dentro de um caminhão dormindo enfim nós motorista não tem segurança nas rodovias do Brasil
Quanto a dormir 8 horas e não gostar da parada de 11 horas, é curioso. Estamos descobrindo caminhoneiros que param no posto, desligam o motor e dormem por 8 horas. Não checam a carga, pneus, não tomam banho, não jantam, não ligam para a família, não pagam contas, não checam e-mail e Whatsapp. Pela manhã saem direto sem ir ao banheiro, sem tomar café e novamente sem checar nada do veículo e da carga. Quer lugar decente? Pague pelo serviço. Qualquer pessoa que viaja tem uma diária para pernoite e alimentação. Você acha que os representantes dos caminhoneiros viajam para Brasília e não ficam em hotel, comem nos restaurantes? O problema da categoria não são as leis que precisam cuidar da segurança de todos que circulam nas rodovias mas as péssimas lideranças. São sanguessugas que vivem a custa de vocês e cuidam basicamente do próprio interesse.
11 hrs parado é injusto sim , caminhão parado embaixo de uma temperatura de acima dos 40 graus sem nenhuma atividade ou conforto aguardando depois de 8 horas de sono mais 3 hrs sem produção. Caminhoneiro autônomo, não poderia seguir parâmetros de caminhoneiro CLT.
Pede aos infeliz que criou essa lei pra ele ficar o dia todo na fila pra carregar e depois não poder seguir viajando até o destino com a vontade de chegar em casa e tomar banho em um banheiro limpo e se possível ficar 11 horas dentro de um caminhão no sol bando de satanás covardes
Acredito que deveria investigar se é a PRF, STF ou algum outro órgão que está levando a vantagem do crime com essa lei. O aumento nos roubos de caminhão com essas paradas sem segurança disparou. Alguém tá levando lucro nessa.
Quem explora os caminhoneiros, principalmente os empregados, está tendo prejuízo porque o número de horas que o “escravo” está a disposição diminuiu. Para quem gosta de ser escravo tem muitas oportunidades.
É uma vergonha o que acontece com os motoristas aqui no Brasil, autoridades só serve para punir aquele que é o principal responsável por cada item que tem em cada casa ou nos lares, não é bem recebido em lugar nenhum, a polícia coloca radares móvel com o objetivo de prejudicar o motorista profissional, só espero que um dia esses gigantes acordem e Fassa valer a sua importância na sociedade e para o mundo.
É isso galera, ficou bom pro CLT, autônomo foi prejudicado. O nosso país é uma fábrica de políticos que não sabem da realidade que vivemos. Vai pra BR 116 Rio Bahia, pedagiada sim e buracos também. Quem viaja por lá sabe das terceiras faixas que não cabe 2 carretas, entre as cidades de Jequié e Vitória da conquista. Carretas 9 eixos, não sou contra, mais deveriam rodar somente em pista dupla. Carregam excesso de peso. STF vão atrás de vagabundos e deixe-nos trabalhar em paz, virou perseguição. Sou a favor do descanso também, 8 horas seria suficiente.
Deveria existir essa mesma visão e coragem do MPT , referente a bailes funk e indústrias ilegais usadas para fabricar as fantasias das escolas de samba aqui no Rio, mas “estranhamente” o MPT parece cego, surdo e mudo nessas duas situações sabidamente ilegais. Blá Blá Blá…
Deveriam diferenciar o clt do autônomo, para nos q nao somos clt as 11h e prejudicial financeiramente e torna inviável alguns fretes.
8h e o suficiente para descansar
E por isso q estou abandonando essa profissão depois de 20 anos só retrocesso vc não tem valor nenhum.e além do mas estradas precária. Custo diario muito alto então e menos um .
Parabéns a todos que lutam pelo descanso do motorista, não somos robôs e todos perdem quando tomamos um caminhão ou um ônibus!
Precisamos de mais infraestrutura nas estradas salário descentes e descanso!
Quem quer ficar na estrada parado em posto de combustível e não quer ir para casa é porque não deve gostar da família que tem, atrapalhando quem quer estar próximo da família deveriam procurar outra profissão. Raça ruim só atrapalha quem quer trabalhar
Sou caminhoneiro e pequeno transportador, não são as 11 horas e sim a forma a ser aplicada.
Permanecer com motor desligado? Ficar parado 11 horas a partir da fiscalização mesmo depois de longos períodos parado? Não permitir fracionar de forma alguma? Tudo poderia ser discutido com a categoria.
Não ouviram o profissional da boleia, não deram condições estruturais e nos colocaram à mercê da truculência e despreparo de fiscalização que não tem competência pra fiscalizar o piso mínimo os pedágios as cartas frete, MDFE aberto e por em diante.
O stf tem fisclisar a situaçao das br ta um lixo so buracos e pedagio caro mas no brasil e asi
Como assim exploradores dos motoristas a CNTA representa os motoristas autônomos ou seja trabalham por conta própria são eles os próprios patrões.E estão sendo privados de trabalhar e aumentando o tempo de estrada.A maioria dos motoristas preferem o intercticio de 8 horas porque torna a viagem mais curta além de ter um retorno financeiro melhor.ninguem dorme 11 horas as outras pessoas que trabalham nas cidades tem descanso de 11 horas mas nas grandes cidades a maioria perde mais de duas ou três horas indo e voltando do trabalho.Deveriam ter ouvido os motoristas.
Tem muito empresário disfarçado de “autônomo”.
Vou deixar aqui meu comentário que acho que é muito importante no meu entender toda rodovia que é pedagiada é obrigatório que a praça de pedágio construa área de descanso para caminhoneiros já que pagamos para andar na rodovia tem que virar lei e ser obrigatório já que os posto hoje não estão deixando parar nem seus pátio concordo que os caminhoneiros deveria sim fazer uma reivindicação né nesse sentido obrigando em todo trecho que houver a cobrança de pedágio haja uma área de descanso para os caminhoneiros
Quem é caminhoneiro sabe que 11h são inviáveis, sou caminhoneiro e essa lei não me beneficia, só atrapalha. 11h interrupta onde qdo descarrega a noite, ficar 11h dormindo dentro da cabine num valor de 40 graus?
Quanto a dormir 8 horas e não gostar da parada de 11 horas, é curioso. Estamos descobrindo caminhoneiros que param no posto, desligam o motor e dormem por 8 horas. Não checam a carga, pneus, não tomam banho, não jantam, não ligam para a família, não pagam contas, não checam e-mail e Whatsapp. Pela manhã saem direto sem ir ao banheiro, sem tomar café e novamente sem checar nada do veículo e da carga.
11hs muito tempo parado. Não podemos nem movimentar o caminhão no pátio do posto que já descaracteriza as 11 horas isso é um absurdo.
8horas mais três intercaladas durante o dia está de bom tamanho.
Já é um descanso suficiente
Quanto a dormir 8 horas e não gostar da parada de 11 horas, é curioso. Estamos descobrindo caminhoneiros que param no posto, desligam o motor e dormem por 8 horas. Não checam a carga, pneus, não tomam banho, não jantam, não ligam para a família, não pagam contas, não checam e-mail e Whatsapp. Pela manhã saem direto sem ir ao banheiro, sem tomar café e novamente sem checar nada do veículo e da carga.
11 horas parado é muito coisa, já ficamos muito tempo parado pra carregar e descarregar, as vezes chega más de semana e as grandes empresas não paga estadia do motorista, resumindo ninguém paga nossos contas, sobre as 11horas é péssimo isso, que ajuda de verdade após 12 horas parado o motorista receber seu tempo parado não lança folgas longe de casa, cuidando de caminhão
É esse o problema. O tempo perdido para carregar e descarregar em condições precárias.
Vocês colunista só olham um lado, são sempre parciais. Vcs não tem noção do que e bom ou não para um motorista autônomo. Todo autônomo presa pela sua segurança pq tem uma família para quem voltar mas que com essa lei do descanso tem que ficar mais tempo fora de casa pq seu faturamento caiu em média 30% o seu custo operacional só alimentando. Se vcs não querem que a classe autônomo continue sobrevivendo sejam explícitos com os leitores que vás não querem mais a classe de caminhoneiros autônomos atuando.
Como portal ligado a entidade de vítimas nosso foco é a preservação de vidas. Evitar que mortes como das 39 pessoas na BR-116 em Minas continuem ocorrendo. Mas os autônomos aparecem para falar, comentam, criticam e defendem as 8 horas. Na mesma estrada transitam caminhoneiros que são empregados e que tem direitos mas não podem escrever com a mesma liberade porque podem perder o emprego. Enquanto isso, os autônomos criticam todos, mas não dizem quais as empresas onde carregam e descarregam que não cumprem a lei, não oferecem condições dignas para o motorista esperar. Que muitas vezes não deixa nem o caminhoneiro entrar com a esposa. Não dizem o nome dessas empresas, não divulgam as fotos, porque tem medo de não poder mais carregar . Perder a chance de pegar o frete. Aí é fácil.
Pessoal quer que agente passe 11 horas parado no caminhão sem nem ao menos providenciar estrutura o país não tem áreas pra descanso sou caminhoneiro e sei bem o quanto agente sofre por conta disso
Não tem que providenciar estrutura. Paguem pelos serviços que elas aparecem. Empresas e caminhoneiros que abastecem nos postos tem estacionamento, banho, segurança. Agora, querer de graça é fácil. Mas você trabalha de graça?
Espero que o MPT, tenha o braço forte para não ceder.Pois graças ao Ministro Alexandre de Moraes, nós caminhoneiros temos horário para descansar, e fazer nossas refeições. Pois agora terminou a exploração dos motoristas profissionais, e não loucos.Se vc tem caminhão ótimo, é só cumprir as leis, e tudo vai dar certo, quanto a esse deputado que se diz representar a classe dos motoristas, esse cara foi um oportunista, pois não sabe o que fala, é uma vergonha ele vim a público e fazer esses comentários,.
Cadê os pontos de paradas? Não tem né!!
As autoridades falam tanto em acidente e tragédia no trânsito Q parecem tanto preocupados com mortes no trânsito,e em questão da rodovia em mal estado cheios de buracos vcs falam o Q especialistas de cadeira de escritório
É muito fácil fazer a lei e não dar condições pra lei ser cumprida porque até hj não vi esse milhares de pontos de descanso se nem estradas temos daí vc faz 11 de descanso dentro do caminhão longe de casa quando chega em casa não pode ficar porque tem que viajar senão não consegue pagar as contas
Gostaria de saber aonde estão esses milhares de pontos de paradas que ela mencionou na reportagem porque até hj não vi fazer lei é fácil pra quem não está na estrada mais dar condições ninguém quer é muito fácil falar que tem que cumprir 11 horas dentro de uma cabine de caminhão o motorista sai depois desse tempo todo parado mais cansado e estressado descansar se descansa em casa não dentro de caminhão é muito fácil falar caminhoneiro causa acidente e o tanto de carros de passeio que fazem merda com motorista bêbada.drogado e ninguém faz nada
Nem precisa falar que falta fiscalização.
Nenhum bunda mole desses trabalha em caminhão. Bate cartão e vai pra casa.
Quero ver ficar parado 11 horas todos os dias num posto qualquer. Sem lazer, comodidade e longe da família sem conhecer ninguém.
Só hipócrita que não trabalha em caminhão pensa assim.
Quanto a dormir 8 horas e não gostar da parada de 11 horas, é curioso. Estamos descobrindo caminhoneiros que param no posto, desligam o motor e dormem por 8 horas. Não checam a carga, pneus, não tomam banho, não jantam, não ligam para a família, não pagam contas, não checam e-mail e Whatsapp. Pela manhã saem direto sem ir ao banheiro, sem tomar café e novamente sem checar nada do veículo e da carga.
Eu acho que tem que ter descanso mas 11 horas e demais sou autônomo não concordo como motorista usar remédios ortopecentes para ficar acordado mas eu não consigo ficar parado 11 horas para mim que sou dono é um prejuízo mais dias longe da família mais despesa sem contar que não existe fiscalização do mtt em relação aos preços para os outono as empresas fazem o que querem eu hoje pense em vender o caminhão e sai da estrada tá muito complicado para o motorista autônomo vai faltar motorista no país com certeza a falta de respeito na estrada é muito grande para o motorista muita exigência mas não dão condição para isso hoje a história passamos muita humilhação sem contar ao chegar no cliente e não quer receber a mercadoria e passamos dias na porta do cliente sabe deveria ter uma lei contra isso e ser cumprida aí sim melhoraria muito nosso trabalho tudo sobe só não o frete para autônomos os preços hoje em dia é uma vergonha gastamos mais com o combustível e o que sobra é pouco para manter o caminhão fazemos das tripas o coração para vencer dia após dia se não fosse Deus para nos dar força não conseguiríamos somos guerreiros hoje dirige por amor amo minha profissão ser caminhoneiro para mim é uma honra mas pensa em sair da estrada por não ter condições de manter meu caminhão tá muito difícil sem contar as multas que tomamos desnecessariamente hoje estou muito triste com o sistema caminhoneiro hoje na verdade não tem mais valor falam em segurança mas as estradas estão acabadas buracos quebra-mola sem sinalização sem contar que a maioria dos acidentes são causados por falta de sinalização e condições das estradas que estão péssimas tem que haver sim um descanso mas não necessariamente 11 horas
Interessante que a maioria fica preocupada em reclamar de 11 horas parado e não com relação ao tempo esperando para carregar e descarregar em condições precárias. Estamos descobrindo caminhoneiros que param no posto, desligam o motor e dormem por 8 horas. Não checam a carga, pneus, não tomam banho, não jantam, não ligam para a família, não pagam contas, não checam e-mail e Whatsapp. Pela manhã saem direto sem ir ao banheiro, sem tomar café e novamente sem checar nada do veículo e da carga.
E quando a empresa é cliente do posto, o motorista abastece e mesmo assim não tem vaga no referido posto, a real é que não tem área pra demanda de caminhão, ai vc vê caminhão parado em pedagio, e ate mesmo em base da policía, isso quando os Policíais não enchem o saco pq parou pra descansar. A real é que esses políticos e ate mesmo esse STF que agora tbm está fazendo leis coisa que não é de sua competencia né. Fazem as leis e não sabe de nada da vida de um pai de familia que está fora de casa,15, 20, 30, 40,50 ate 60 días ou mais fora de casa, depois querem que todos fazem essa ta hora de descanso, ate acho louvavel, porem temos estrutura para tal lei? NÃO, NÃO TEMOS.
Otimo,ai u autonomo com prestaçao de 18 mil aqi tem q c lascar,comessando de agora,podia ter chegado em casa 3 da tarde,cheguei as 21h,encosto caminhao pq ele precisa descansar,caminhao merece descansar,eu mesmo fico em torno de 3 a 4 longe dele pra depois IR descansar,esse stf e quem defende isso tao querendo é pik e nao tao sabendo pedir
Dizer que o email não é correto deve ter alguma distorção, é o que eu uso sempre ! Ou não querem publicar meu comentário ?
O endereço é correto ! Com certeza !
Quanta coisa dita que não tem nada a ver com a realidade, parado 11 hs, vejo muitos que sem ter o que fazer, fazer vão procurar droga, cabeça vazia é oficina do “inimigo” ! Quem fez, e os que defendem essa lei de onze horas, não entrevistam e não mostram uma pesquisa com os motoristas profissionais empregados ! Pra eu, oito horas é o tempo certo, descanso e sigo viagem ! O que é preciso é fiscalizar se houve um tempo de descanso do motorista em casa, junto com sua família ! Descanso de onze horas, sozinho, em posto de combustível ou em ponto de parada oferecidos pelos pedágios, NÃO É DESCANSO, é TORTURA ! Lei coloca ‘guela a baixo ‘ para os motoristas ! Criam leis sem consultar os interessados, faz uma pesquisa seria com um mínimo de cinquenta ou oitenta mil motoristas , pode ser um pouco mais, nas peças de pedágios, não fica caro pra ninguém, e vai se saber a opinião dos interessados ! É bem simples !
Vai quebrar todos caminhoneiros lei doida tem que para greve nao pode trabanhar deixa povo si lascar
Oxi. As onze horas e só pra dormir é?. E lógico que ninguém dorme 11 horas por dia. Dou carreteiro e a parada de pernoite contempla a janta,banho,corte de cabelo,internet, comunicação com a família, leve caminhada,bate papo com amigos depois as 8 horas de sono. Não somos máquinas temos sim direito como todo trabalhador a descanso
Já que se exige o descanso obrigatório, acredito que ajude muito todas as empresas que usam o transporte possuam local adequado para que o motorista tenha pelo menos sanitários, água e uma sala de espera, conheço empresas grandes como Leroy Merlin que fecha as portas na sexta feira e só abre na segunda o motorista fica todo esse tempo sem ter um banheiro em pleno meio urbano
Pra melhorar o esclarecimento sobre os pontos de paradas homologados, o Sr. Procurador do MPT, Paulo Douglas de Almeida afirma ter milhares de pontos existentes nas rodovias Brasileiras, o que eu antecipadamente digo não ser verdade, pode nos responder ou publicar as localizações destes locais pra que os profissionais da rodagem possam localizar e usufruir?
Somente postos de rodovia são mais de 5.000 no país. Destes pelo menos 1.500 com estrutura mínima para 40 carretas. Alguns até para 1.500. Mas a lei prevê outros locais como ponto de parada. Basta ler a matéria e o que diz a Lei 13.103/15. A alegação da falta de pontos de parada é usada por quem explora os motoristas para garantir o uso de mais horas dessa mão de obra escrava, que luta até para não descansar. É inacreditável.Estamos descobrindo caminhoneiros que param no posto, desligam o motor e dormem por 8 horas. Não checam a carga, pneus, não tomam banho, não jantam, não ligam para a família, não pagam contas, não checam e-mail e Whatsapp. Pela manhã saem direto sem ir ao banheiro, sem tomar café e novamente sem checar nada do veículo e da carga. Agora, porque toda essa revolta com as 11 horas? Quer dizer que tem lugar com 8 horas? Ou não precisa dormir? Nos locais que carregam e descarregam está tudo funcionando rapidamente? Os caminhoneiros esperam em condições decentes? Por que não falam dessa situação?
Excelente MPT. Porque varias empresas respeitam a jornada e o interjornada e outras nao querem cumprir?
Porquue todo empregado CLT pode ter um descanso interjornada, e o motorista de caminhao NAO?
Empresas, paguem para que seus caminhoes fiquem seguros nos pontos de parada, deixem nos abastecer pra poder usar a infraestrutura de postos nota 10, lutem por fretes decentes para cobrir seus custos operacionais.
CHEGA DE EXPLORACAO DO TRABALHADOR POR EMPRESARIOS OPORTUNISTAS.
Só precisa fiscalizar, não adianta colocar uma lei para o motorista, e não fiscalizar as empresas!
Eu trabalho em uma transportadora que descumpri todas as regras da lei do descanso,e outras mais!
O amigo não leu a matéria não quem tá reclamando no caso são os motoristas autônomos não tem nenhum CLT na CNTA.E mais graças a porcaria dos sindicatos o salário de motorista não dá pra nada a grande maioria trabalha produção e boa parte acaba descansando as vezes o dia inteiro no cliente depois ainda tem essa lei referente por STF que não capacidade de diferenciar motoristas de trabalhadores normais..De acordo com a lei do motorista se vc tem um caminhão hj e arrumar um serviço em outra região vc pode mandar motorista pra lá e deixa até o ano todo desde que este pare no fim de semana na beira da pista e fique trinta e seis horas parado por semi.
Tem que para e deixa todo mundo si lascar nao tem como trabanha greve e a soluçao ja que nao que trabanha vamos para o brasil de novo
Param desde 1999 e só piorou.
Eu sou caminhoneiro autônomo e trabalho agregado, eu sempre trabalhei no meu horário patrão nem um fez eu fazer loucura nas estradas e não é agora que sou autônomo que vou fazer loucura, pra mim oito horas ou onze não faz diferença por eu que faço meu horário primeiro lugar minha saúde e família e carga eu deixo em segundo plano.,quando eu morre fica caminhão, fica divida ,fica as lei o patrão coloca outro no lugar e a vida segue ,não precisamos lei de descanso não somos neném pra ter horas durmi cada um sabe de suas responsabilidades.E falando daquele motorista que bateu no ônibus ,ele já estava com a habilitação casada ,e cadê fiscalização sa PRF e como as empresas carrega um caminhão cujo o motorista está com habilitação vencida ,foi um erro encima do outro teve vários culpado pela aquelas mortes …
Quanto ao caso dos 39 mortes, além da habilitação suspensa, ele dirigia há três dias sem cumprir o descanso obrigatório. Usava drogas para continuar acordado. Andava em excesso de velocidade. A empresa foi denunciada pelo Estradas. Leia a matéria e veja que nenhum outro veículo investigou o caso como nós. Os proprietários da empresa tem que ser responsabilizados da mesma forma que será o motorista. É esse tipo de coisa que a categoria deveria combater. E o tempo de direção é para a segurança de todos. Não vamos comparar as consequências da colisão de um veículo leve com pesado. É assim em todos os países sérios onde os caminhoneiros entenderam que era preciso dar uma basta na exploração. Aqui pedem para ser escravizados e cada vez abrem mais a mão de direitos. Nos últimos 25 anos o agro negócio propserou, ajudou a desenvolver o país e criou até bilionários. Já quem transporta o produto do agro, na maioria dos casos, está em condições piores do que há 25 anos. Muitos estão falidos e não sabem. Outros morreram ou mataram. https://estradas.com.br/caminhao-e-carga-da-tragedia-na-br-116-pertencem-a-hma-transportes/
Greve ja e nao pode trabanhar vamos
para
Aproveita e, ao invés de usar a frase Greve Já!, coloca Escravidão Já! É mais compatível com esses movimentos a favor da própria exploração.
Vai pra estrada p vo ver