A praça de pedágio da BR-393 em Dorândia está fechada desde o meio-dia de hoje (3), por determinação do instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) , que determinou a interdição porque a concessionária que administra a rodovia – a Rodovia do Aço S.A – não teria cumprido as condicionantes de sua licença de operação.

A rodovia está operando, sem cobrança de pedágio, mas a concessionária afirmou em nota que “considera injustificada e arbitrária tal notificação, tendo em vista considerar cumpridas as referidas condicionantes determinadas pelo órgão ambiental para implantação e início de operação da referida praça”.

A Rodovia do Aço informou ainda que se departamento jurídico está tomando as providências necessárias para que suas operações voltem ano normal na BR-393.
A cobrança do pedágio na BR-393 começou no dia 6 de julho de 2009, no Km 265, na altura de Barra do Piraí.

Na época, a tarifa autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), era de R$ 3,20, para veículos de passeio. Os preços são os mesmos das praças de pedágio do km 126 (Sapucaia) e do Km 195 (Paraíba do Sul).


Em 9 de março de 2011, houve um aumento no valor da tarifa. O preço passou para R$ 4,10 para automóveis, caminhonetes e furgões. Outros veículos terão preço diferenciado por categoria e número de eixos. Para motocicletas, a tarifa ficou em R$ 2,05.

A praça de pedágio é operada por 28 colaboradores da concessionária, entre arrecadadores e auxiliares de pista, todos contratados em Barra do Piraí. São seis cabines de cobrança manual e duas automáticas (Via Fácil/SemParar), sendo que a cobrança é feita nos dois sentidos da rodovia.