A China, principal parceira do Brasil em investimentos no Pré-Sal, vem buscando a hegemonia entre as potências mundiais, e para isso está captando os melhores exemplos do nosso país, como agora no ramo de asfaltamento, por exemplo, da aplicação do Asfalto Borracha na RJ-122 (estrada estadual que está recebendo essa tecnologia diferenciada no trecho de 35 km que liga Guapimirim a Cachoeiras de Macacu).

Em entrevista realizada ontem, com o presidente do DER-RJ, Henrique Ribeiro, o correspondente internacional Rodney de Mello – da Agência de Notícias Internacional Xinhua – conta sobre o interesse do Governo da China em levar para seu país o processo do Asfalto Borracha utilizado pelo órgão, enfatizando seus benefícios de durabilidade e diferenciais ecológicos.

O Asfalto Borracha, que chamou a atenção de renomados engenheiros e profissionais comprometidos com o desenvolvimento de técnicas de pavimentação, atraiu também a atenção dos chineses.

Nos próximos 20 anos, a China estabeleceu como meta uma sociedade mais evoluída, com expressivo crescimento econômico e sempre buscando a melhoria do padrão de vida dos chineses. Um dos principais aspectos deste plano é o esforço e importância dada em acelerar a construção da infra-estrutura da malha rodoviária chinesa. Vale ressaltar os benefícios econômicos da tecnologia do Asfalto Borracha, já que viabiliza um destino inteligente para os pneus usados – parte importante dos resíduos sólidos que poluem o ambiente.

Na China, há uma preocupação relevante sobre o destino do lixo e a importância da reciclagem para o meio ambiente, essencial para o bem estar social. Portanto, a idéia de levar essa nova tecnologia de pavimentação é um forte apelo para a consciência ecológica e política do governo chinês.