Praticamente todos os ônibus novos que operam nas linhas municipais de Belo Horizonte são montados sobre o chassi de motor dianteiro OF-1722. O modelo para aplicações urbanas e rodoviárias da Mercedes-Benz também é o mais vendido no país e alvo de um recall que envolve cerca de 13.400 unidades produzidas entre julho de 2008 e setembro de 2010. Razão: risco de quebra dos grampos das molas do eixo traseiro, que, de acordo com o próprio fabricante, pode levar a perda da dirigibilidade do veículo.

Nas concessionárias da marca, os componentes da suspensão traseira estão sendo verificados e, em caso de necessidade, trocados. Um serviço que há algum tempo se tornou rotina em garagens da capital, onde ocorreram diferentes casos de soltura ou quebra do eixo do chassi. “Os grampos de mola do OF-1722 estão quebrando desde 2004. Na verdade esse recall é muito maior que o anunciado, que inclui apenas os ônibus em período de garantia. Na manutenção preventiva, era comum detectar um grampo quebrado por semana”, revela um funcionário de empresa de ônibus que não quis se identificar.

Outra fonte ligada a transportes afirma anonimamente no blog urbanosdeminas.fotopages.com que a Mercedes-Benz demorou para reconhecer o problema. “Se desse torque demais no parafuso, ele quebrava por excesso de pressão. Se desse torque de menos, ele quebrava pela folga. Aí, não há empresa que aguente ficar conferindo parafuso toda noite na vala para o eixo do carro não soltar repentinamente na rua. Somente agora, depois de muita insistência, principalmente por parte de um empresário que foi até o presidente da Mercedes-Benz para discutir o problema e provar que a culpa era da Mercedes, é que ela reconheceu o erro e resolveu assumir o recall”, revela o anônimo.

ASSISTÊNCIA Questionada por nossa reportagem, a Mercedes-Benz reconheceu a existência de quebras do eixo traseiro do OF-1722 em Belo Horizonte, mas em somente dois ônibus urbanos. “Os veículos envolvidos foram fabricados depois de 2008 e reparados sem custo pela Mercedes-Benz. Reunimos-nos com empresários e sindicatos para discutir e achar uma solução para o problema, que consistiu na troca dos grampos de 18 milímetros por outros reforçados, de 20 milímetros, mais grossos. Não temos conhecimento de outras falhas em chassis produzidos antes do lote envolvido no recall”, alega o gerente de Pós-Venda da marca, Ronaldo Fontolan.

Os chassis envolvidos no recall, que incluem o modelo OF-1721 exportado para a Guatemala, têm números de série não sequenciais de 9BM 384075 8B 610005 a 9BM 384078 BB 757912.