O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, realizaram vistoria técnica nas obras do Rodoanel Norte. A visita às intervenções foi no Lote 2, Jardim Peri, em São Paulo.”Nós estamos hoje vistoriando a maior obra metropolitana da América Latina, que atrai investimentos para as regiões por onde passa e traz grandes benefícios para São Paulo e o Brasil?, disse o governador. ?Estamos construindo uma estrada viva, uma grandiosa obra de engenharia.

O empreendimento recebe aporte de R$ 5,0 bilhões do Governo do Estado de São Paulo. O investimento total é de R$ 6,9 bilhões, sendo R$ 2,8 bilhões do Tesouro Paulista, R$ 2,1 bilhões de um financiamento do Estado junto ao BID e R$ 2,05 bilhões de convênio com o Governo Federal.

Durante a vistoria técnica, o governador sobrevoou o empreendimento e visitou o Lote 2 para conferir as intervenções em andamento para a escavação do Túnel 202, que terá 740 metros de extensão na pista externa e 700 metros na pista interna. Também vistoriou a execução de um viaduto (OAE 203) com 571 metros, que está em fase de conclusão.

Ao todo, serão construídos 7 túneis duplos, que somam 6,1 quilômetros em cada sentido, e 114 OAEs (pontes/viadutos), totalizando 12,68 quilômetros. A rodovia será concluída e liberada ao tráfego em junho de 2017.

Rodoanel-Norte

Mais informações sobre a obra:

Descrição

O Trecho Norte do Rodoanel Mario Covas desenvolve-se a partir do final do Trecho Leste, entre o trevo de interseção com a Rodovia Presidente Dutra e Av. Raimundo Pereira de Magalhães (início do trecho Oeste), interligando com o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a Rodovia Fernão Dias.

Extensão: 44 km + 3,6 km de ligação ao Aeroporto Internacional de Guarulhos

Local: Municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá

Benefícios

• Desviar e distribuir o tráfego de passagem, sobretudo de caminhões, para o entorno da região metropolitana de São Paulo, principalmente na ligação Norte e Sul do País, melhorando o fluxo nas marginais tendo como consequência a melhoria do trânsito dos veículos de transporte coletivo e individual

• Permitir o acesso mais ágil ao Porto de Santos

• Redefinir a plataforma logística de transportes da região metropolitana de São Paulo de radial para anelar

• Diminuir o tempo gasto nos congestionamentos, os gastos com combustível e, consequentemente, a emissão de poluentes

• Redução de 23% do VDM (volume diário médio) de caminhões na marginal Tietê, o que representa 17.000 caminhões por dia (conclusão da obra)

• Redução de 6% a 8% da emissão de CO veicular (gases de efeito estufa) na região metropolitana de São Paulo – Rodoanel como um todo (fonte: Avaliação Ambiental Estratégica do Rodoanel)

Cronograma

• Início: março/2013

• Previsão de término: junho/2017

 

Fonte: Ascom e Dersa