
Intervenção recebe investimento aproximado de R$ 15 milhões; serviços vão garantir o reforço da estrutura
Continuam em andamento as obras de melhorias da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II, na BR-470/SC, entre Ibirama (SC) e Apiúna (SC). Os serviços fazem parte do projeto das obras de reabilitação da Obra de Arte Especial, no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE).
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a reabilitação abrange um conjunto de serviços que visam a recuperação, alargamento e reforço da capacidade estrutural da OAE.
Os trabalhos já estão com 47% finalizados, e incluíram concretagem dos blocos e pilares e elevação de quatro vigas de sustentação. Atualmente estão sendo feitos os serviços de concretagem e a instalação de pré-lajes e concretagem da laje superior.
Alargamento
Segundo a Autarquia, o projeto prevê também serviços de alargamento da plataforma para 15,2 metros com a inclusão de acostamento de 2,5 metros em ambos os lados, construção de passeios de dois metros para pedestres no lado externo e a instalação de barreiras do tipo New Jersey e guarda-corpos.
A obra de reabilitação da OAE representa um investimento do Governo Federal de aproximadamente R$ 15 milhões. A estimativa é que a conclusão das atividades ocorra no segundo semestre de 2025. As ações promovem mais conforto aos usuários e mais segurança viária, garantindo sua durabilidade frente às demandas atuais e futuras do tráfego.
A rodovia
A BR-470 é considerada o principal corredor logístico de Santa Catarina, conectando as regiões Oeste e Meio-Oeste ao litoral norte do estado, onde estão os portos de Itajaí e Navegantes e o aeroporto de Navegantes.
A rodovia desempenha um papel estratégico no transporte de produtos de exportação e importação, como matérias-primas, grãos, carnes, madeira, móveis, fundamentais para a economia catarinense.
Programa Proarte
O programa é responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em OAEs (pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção), que integram a malha rodoviária federal em todo o país. Desenvolvido pela Coordenação-Geral de Manutenção e Restauração Rodoviária (CGMRR), o programa prevê intervenções nas OAEs por meio da avaliação dos critérios técnicos estabelecidos no Plano Nacional de Manutenção Rodoviária (PNMR). Mais informações no site do Dnit.